Notícias

Publicado em   24/nov/2014
por  Caio Hostilio

André Campos recebe Antônio Nunes futuro diretor do Detran-MA

Foto 2 DetranO diretor geral do Departamento de Trânsito (Detran-MA), André Campos, recebeu, na manhã desta segunda-feira (24) a visita do futuro diretor do órgão, o advogado e professor universitário Antônio Nunes. Em reunião no gabinete, Campos falou sobre a dinâmica de funcionamento do departamento e os avanços que conseguiu implementar ao longo dos dois anos da sua gestão. Participaram, também, da reunião o diretor Financeiro, Arlindo Nogueira; a diretora Administrativa, Graça Paz; e o diretor Operacional do Detran-MA, Márcio Cavalcanti, além dos membros da Comissão de Transição do novo diretor, Diego Maranhão e Guilherme Dieguez. Antônio Nunes solicitou formalmente algumas informações a André Campos que se mostrou à disposição para repassar as solicitações no tempo mais hábil possível. Logo depois da reunião, o diretor André Campos levou o Antônio Nunes para conhecer as instalações da sede do Detran-MA, incluindo as novas obras da vistoria que devem ser inauguradas até o dia 20 de dezembro. “Detalhei as ações que estamos realizando na atualidade cumprindo as determinações da governadora Roseana, para que o novo diretor tenha conhecimento do andamento das ações e, assim, possa dar continuidade, afirmou Campos. Nunes também elogiou Campos pela sua gestão no Detran principalmente pelo atendimento que melhorou significativamente.

SES promove a Semana de Auditoria SUS

Foto 1 semana de auditoriaA secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza até sexta-feira, 28, encontro sobre auditoria e acompanhamento do Sistema Único de Saúde – SUS. A “I Semana de Auditorias – SUS” tem como missão esclarecer sobre a importância da transparência e responsabilidade da auditoria em gestão dos recursos para melhorias do serviço em saúde destinado a população. O evento que está sendo realizado nas dependências do Hotel Veleiros na Ponta d’Areia, em São Luis, é destinado aos colaboradores da secretaria e de municípios maranhenses que aderiram à implantação de sistemas de auditoria em saúde este ano como instrumento que parte de uma diretriz do Ministério da Saúde (MS). De acordo com a chefe Departamento de Auditoria do Sistema de Saúde da SES, Socorro Azevedo Veras, participam, também, representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES-MA) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) como convidados. “Nós estamos debatendo a legislação inerente ao sistema e repassando o conhecimento técnico de modo que a auditoria seja um caminho fiscalizador para a responsabilidade da aplicação de recursos, e cumprimento de demandas advindas de diversas instancias”, explica. Socorro Azevedo Veras esclarece ainda que a semana ocorre após uma série de visitas feitas nestes municípios para conhecer a realidade e como este tipo de acompanhamento vem sendo desenvolvido. “Muitos municípios incentivados pelo resultado da gestão estadual que já vem desenvolvendo este trabalho há bastante tempo aderiram ao SNA – Sistema Nacional de Auditoria como componente municipal, integrado ao componente estadual e por isso devem sistematizar este trabalho mudando a forma como vem sendo feito, estruturando o setor físico para obtenção de melhores resultados”. Outro ponto evidenciado pela auditora é a integração durante a semana dos participantes com representantes de órgãos e instituições que fazem o controle social do sistema SUS, como o Conselho de Saúde e ouvidoria da SES, reguladores importantes para aplicação de recursos, assegurarem o direito e a oferta dos serviços em saúde para a população que também pode ajudar neste processo segundo ela. “A população é um dos pontos de apoio que usamos para desenvolver nossas atividades de auditoria, uma vez que dela surge boa parte de denuncias e reclamações que norteiam a atuação fiscalizadora, são indicadores que recebem o mesmo cuidado de apuração e busca de resoluções que as demandas geradas pelos poderes de justiça e ministério público”, explicou Socorro Azevedo Veras.

CNM e FAMEM promovem “Diálogo Municipalista” no Maranhão

DSC_5943A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) promovem, esta semana em São Luís, a etapa maranhense do “Diálogo Municipalista – Caminhos para Enfrentar a Crise”, evento que reunirá prefeitos e prefeitas com o objetivo de apresentar aos gestores temas das pautas políticas a nível nacional e regional, além de discutir soluções para o enfrentamento dos problemas nas cidades. O encontro, cuja programação está disponível no www.dialogo.cnm.org.br e www.famem.org.br , contará com a presença do governador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PC do B) que, atendendo convite do presidente da Federação, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), participará da programação na quinta-feira (27). “Será uma excelente oportunidade para discutirmos assuntos relacionados à política nacional e a política regional. A presença do governador Flávio Dino é outro ponto positivo, uma vez que ele poderá conversar diretamente com os gestores, ouvir seus relatos e ter um diagnóstico mais preciso sobre a atual situação dos municípios maranhenses”, afirmou Gil Cutrim. A versão 2014 do “Diálogo Municipalista” já foi realizada em várias outras cidades brasileiras, dentre elas João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Teresina (PI), Salvador (BA) e Belém (PA). Em São Luís, a programação será desenvolvida na quarta-feira (26) e na quinta-feira (27) no Hotel Luzeiros. No primeiro dia, a programação acontecerá das 8h às 18h e estará voltada para assuntos relacionados aos interesses dos municípios no âmbito do Governo Federal. As palestras e fóruns de debates serão coordenados por técnicos da CNM. Na quinta-feira, a programação, que terá início às 8h e se estenderá até por volta das 13h, será coordenada pela FAMEM, oportunidade na qual os gestores poderão discutir com Flávio Dino assuntos relacionados às políticas públicas regionais, tais como saúde, segurança pública; municipalização do ensino no estado; dentre outros. “Definimos, com base nas informações colhidas junto aos prefeitos e prefeitas, uma pauta contendo vários temas de interesse dos municípios maranhenses. Alguns destes assuntos dizem respeito à atuação direta do Governo do Estado e, por conta disso, será importante discuti-los com o governador eleito e sua equipe de secretários”, finalizou Cutrim.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos