É preciso o cumprimento das prerrogativas!!! Famem destaca diálogo com a SES em seminário de Atenção Primária em Saúde

Publicado em   16/mar/2013
por  Caio Hostilio

DSC_3262[1]O 2º secretario da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, prefeito Júnior Cascaria (PRB), de Poção de Pedras, declarou ontem, após a abertura do Seminário Estadual de Atenção Primária em Saúde, no PraiaMar Hotel, que acredita no diálogo entre os gestores e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para garantir melhorias no atendimento nos municípios, considerados porta de entrada do Sistema Único de Saúde.

O evento teve como objetivo levar mais informações, possibilitando melhor atendimento na área da Atenção Primária em Saúde e propiciar espaço de troca de articulação entre gestores, Ministério da Saúde e profissionais de saúde que atuam no setor, com vistas ao fortalecimento da Política Estadual de Atenção Primária em Saúde. 

“Todos os municípios do estado do Maranhão são muito carentes no que se refere a saúde. E eu espero que desse seminário saia algo para nos ajudar. Acredito no diálogo com a Secretaria de Saúde. Todos os prefeitos estão unidos pela saúde e esperançosos de que, com diálogo, vamos aos poucos melhorando os índices do Maranhão”, afirmou Cascaria.

DSC_3279[1]O subsecretário de Estado da Saúde (SES), José Márcio Leite, disse que a atenção primária tem sido responsável pela mudança de paradigmas no que concerne a busca de atendimento em saúde, transformando as Unidades Básicas e/ou Postos de Saúde em porta de entrada do sistema, papel que anteriormente era atribuído aos hospitais. “Esta visão é facilitada pela proximidade entre os profissionais de saúde e a comunidade, maior beneficiária de tal investimento”.

A secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Cristina Douat Loyola, explicou que o encontro teve como finalidade também dá as boas vindas aos novos gestores, apresentar a responsabilidade pactuada e os recursos disponíveis do Ministério da Saúde (MS). “Precisamos reiterar as necessidades de cumprir com a pactuação e melhorar os indicadores de saúde. Os municípios precisam implantar o perfil mínimo firmado em reunião e pactuados na Comissão Intergestores Bipartite (CIB)”.

Participaram da mesa de abertura o técnico do MS, Eduardo Alves Melo, o representante da Federação dos Municípios Maranhenses (Famem) e prefeito de Poção de Pedras, Augusto Pinheiro; a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Iolete Arruda, e o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira.

Debate

O encontro discutiu a importância da Política de Atenção Primária em Saúde; Grupamentos humanos e a Atenção Primária em Saúde; A importância dos indicadores da Atenção Primária em Saúde e as vantagens para o município com a atenção primária. Técnicos da SES e MS mostraram também as novas redes de saúde que estão sendo

elaboradas. “Estes novos programas de atenção em saúde que estão sendo construídos pelo MS nos dão a perspectiva de novos recursos”, ressaltou o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira.   

As Redes de Urgência e Emergência, Cegonha e de Doenças e Condições Crônicas estão sendo implantadas pelo Ministério da Saúde em todo o estado e precisam da participação e colaboração dos gestores municipais. A SES colocou-se à disposição dos gestores para ajudar a implantar estas novas redes. 

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência, onde mulheres, recém-nascidos e crianças têm direito a ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal; transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto; vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto – “Gestante não peregrina!” e “Vaga sempre para gestantes e bebês!”.

A gestante também tem garantido a realização do parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção; acompanhante no parto, de livre escolha da gestante; atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade e, também, acesso ao planejamento reprodutivo.

 

  Publicado em: Governo

Uma comentário para É preciso o cumprimento das prerrogativas!!! Famem destaca diálogo com a SES em seminário de Atenção Primária em Saúde

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos