É uma situação constrangedora para o ensino/aprendizagem… MPMA media acordo para garantir cumprimento da carga horária na rede municipal de ensino

Publicado em   15/jan/2013
por  Caio Hostilio

E-D Paulo Avelar, Alan Kardec e Rose Sales[1]Concordo plenamente com as palavras da vereadora Rose Sales. Momentos estanques não serão favoráveis ao ensino/aprendizagem e com certeza muitos alunos passaram para o ensino médio com deficiências. A irresponsabilidade da gestão do ex-prefeito passou do respeito com a coisa pública, haja vista que tirou o direito do cidadão de aprender…
Aulas perdidas de 2012 serão repostas no primeiro semestre 2013. O encerramento das aulas será feito no dia 25 de janeiro e serão reiniciadas em 25 de fevereiro.

Devido ao atraso na conclusão do ano letivo de 2012, incluindo o déficit de aulas e disciplinas não ofertadas pelas escolas públicas municipais, o Ministério Público do Maranhão promoveu uma reunião na tarde desta segunda-feira, 14, na sede das Promotorias de Justiça da Capital, com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público Municipal de São Luis (Sindeducação) e Legislativo Municipal. Foi decidido que todos os estudantes terão reposição das aulas.

No encontro, o promotor de justiça de Defesa da Educação, Paulo Silvestre Avelar Silva, recebeu a proposta de reposição do calendário escolar apresentada pelo secretário municipal de Educação Allan Kardec Duailibe. A vereadora Rose Sales (PC do B) também apresentou uma proposta de reorientação curricular. Ela classificou o problema da rede de ensino do município como um “engodo” e a aprovação dos alunos sem a oferta de disciplinas como uma prática “criminosa”. “A aprendizagem efetiva dos alunos precisa ser garantida. Não podemos maquiar as irregularidades no  ano letivo de 2012”.
Na avaliação da presidente do Sindeducação, Elizabeth Ribeiro, ao iniciar uma nova etapa, o aluno precisa ser estimulado. “O ano de 2012 foi prejudicado pela paralisação nas escolas. Os alunos precisam de um novo estímulo”, destaca.

O promotor de justiça Paulo Avelar lembrou que a Semed precisa garantir a oferta das aulas, o número suficiente de professores, as condições estruturais adequadas a um ambiente de aprendizagem, a merenda escolar e uma equipe de apoio geral às escolas, incluindo a limpeza e conservação dos espaços. “Pelo acordo, todos os alunos terão as aulas repostas. O Ministério Público vai garantir o cumprimento dos 200 dias letivos, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação”, afirma.

Avelar informou que, com base nas duas propostas apresentadas, o MPMA vai firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município de São Luís para definir o calendário de reposição e início dos conteúdos referentes ao ano letivo de 2013.

  Publicado em: Governo

4 Responses to É uma situação constrangedora para o ensino/aprendizagem… MPMA media acordo para garantir cumprimento da carga horária na rede municipal de ensino

  1. Roberth Love disse:

    Prezado Caiete,

    Apesar de você ter criticado o plano de metas para os primeiros 120 dias estabelecido pelo Prefeito, pela notícia acima fica claro que o Governo do Estado não tem nem tinha meta alguma, parece que só agora, depois de vários séculos governando o Maranhão é que ela vai começar a cobrar os secretários…

    É, o Prefeito Edivaldo Holanda já está fazendo escola…Em menos de 15 dias de governo já estabeleceu metas e mostrou que vai cobrar os seus secretários…É bom ele ter dado exemplo pois vão começar a copiar….que bom para o Maranhão…

    Agora acho difícil ela divulgar esse plano de metas de forma transparente como o Prefeito fez…Na verdade acho que não haverá estabelecimento de metas algum, essa é mais uma daquelas notícias para enganar o povo…

    De qualquer forma, vamos aguardar, pois se houver um plano de metas, no máximo até amanhã este blog o divulgará, e aí poderemos avaliá-lo melhor.

    • Caio Hostilio disse:

      Roberthiete, quando foi que critiquei as metas de 120 dias de Holanda? E quando foi que o governo de Roseana não mostrou metas? rsrsrsrsrsrsrsrs…. Você precisa lembrar das coisas, menina!!!

  2. PROF.PAULO BARBA disse:

    JA QUE A MERDA FOI FEITA,E PORQUE OS DOIS SECRETARIOS DE EDUCACAO NAO FAZEM ACORDOS DE MODO QUE OS ALUNOS QUE FOREM CURSAR O SEGUNDO GRAU ,INICIEM OS PRIMEIROS 15 DIAS DE AULA NUM TIPO DE REVISAO GERAL DO CONTEUDO DA OITAVA SERIE(ULTIMA SERIE DO ANTIGO GINASIO).

    ISTO E VIAVEL,POIS OS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL JA ESTAO ACOSTUMADOS COM ESSE PROCEDIMENTO,DE FAZER AULOES DE REVISAO PARA OS ALUNOS INGRESSANTES NO NIVEL MEDIO.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog