Fim do mistério: documentos da Prefeitura de Pinheiro são apreendidos em imóvel do ex-secretário de Educação

Publicado em   10/jan/2013
por  Caio Hostilio

Busca[1] pinheiroQuando a gente pensa que não tem mais nada para aprender, eis que aparece mais uma oportunidade. A lição de hoje pode bem ser intitulada “O cúmulo do cinismo” e serve para descrever a ação empreendida pelo juiz titular da 1ª. Vara da Comarca de Pinheiro, Anderson Sobral de Azevedo.

Uma liminar concedida por Azevedo hoje, 10/01, em ação ajuizada pela Procuradoria do Município de Pinheiro, pôs fim ao mistério que vinha tirando o sono da equipe do prefeito Filuca Mendes [PSDB], esclarecendo o paradeiro da documentação da prefeitura que Mendes deveria ter recebido caso o antecessor, Zé Arlindo Souza [PSB] e seus comparsas encabeçados pela família do ex-prefeito Zé Genésio, tivessem cumprido a tradição democrática da transição.

O cumprimento da liminar na manhã de hoje mostrou que os documentos pertencentes ao Município de Pinheiro tinham sido transferidos para uma residência no centro da cidade, na Rua Albino Paiva, s/nº, um imóvel de propriedade do ex-secretário de Educação, José Ribamar Ribeiro Dias, mais conhecido como Ribinha.

Um total de quase mil volumes foi apreendido no imóvel. No local estava “trabalhando” com a documentação o casal de contadores do município na gestão de Zé Arlindo, José Ribamar e Iridalva Moreira.

O ex-prefeito de Pinheiro, Zé Arlindo (PSB), chegou a encaminhar ofício ao juiz, alegando que os documentos relativos aos anos 2010, 2011 e 2012 foram retirados da Prefeitura para que fosse realizada a prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Mas o juiz considerou: “documentos são bens públicos de propriedade do Ente Federativo Municipal, não podendo, então, permanecerem na posse de particular, mesmo que sob fundamento da necessidade da prestação de contas”.

Os documentos apreendidos são das Secretarias de Saúde, Educação e Administração e da Comissão de Licitação, além de farta documentação referente a prestações de contas, do Fundeb, processos de licitações, notas de empenho, ofícios, extratos bancários, extratos de repasses do Fundo de Participação, ordens de pagamento, editais, processos já concluídos e alguns sendo ‘montados’, além de um aparelho de ar condicionado, bebedouro elétrico e calculadoras. Só da Comissão Permanente de Licitação foram apreendidas 406 pastas do tipo AZ. Da Administração são 242 pastas. E da Saúde, uma média de 150 por ano.

Com mais este escândalo, o ex-prefeito de Pinheiro, Zé Arlindo (PSB), aumenta a lista de irregularidades cometidas no cargo, demonstrando que fez da Prefeitura do município uma verdadeira “casa da Mãe Joana”.

Desde que tomou posse, o atual prefeito, Filuca Mendes (PMDB), vem enfrentando uma série de problemas. Contas de energia no valor de 300 mil reais, que não foram pagas na gestão do antecessor, sumiço e aparelhos celulares e ar condicionado, transferências bancárias agendadas até no último dia do ano, beneficiando aliados políticos do ex-prefeito Zé Arlindo, parentes do suplente de deputado Luciano Genésio (PSB) e outras falcatruas contabilizam o prejuízo milionário ao Erário Municipal.

No primeiro dia útil, a nova administração não encontrou sequer o servidor municipal, contendo todos os dados relativos ao funcionalismo público. A velha prática de confundir o público com o privado, em Pinheiro ganhou uma nova modalidade, a de levar para casa os bens públicos. Enquanto prefeitos que agem assim, continuam a solta, se refestelando com os recursos públicos, os ladrões de galinha lotam as penitenciárias.

  Publicado em: Governo

2 Responses to Fim do mistério: documentos da Prefeitura de Pinheiro são apreendidos em imóvel do ex-secretário de Educação

  1. Fernando disse:

    Caro amigo é revoltante vermos situacoes acontecendo como esta de Pinheiro, aqui em Sao Luis, Coroata e em outros municipios. Continuo repetindo aqui em seu blog “eu me recuso a acreditar que nao acontecera nada com esses porras”. So falta amanha divulgarem uma foto de Joao Calote em um resort de luxo. Cambada de bandidos safados, pior do que roubar é deixar os pobres coitados dos funcionarios sem dinheiro.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog