Quem ama sua terra faz assim!!! Parabéns, Rio de Janeiro!!!

Publicado em   27/nov/2012
por  Caio Hostilio

Não houve discursos políticos e muitos participantes tinham a cara pintada de azul e branco, as cores da bandeira do Rio. Todos em defesa do Rio, sem partidarismo ou ideologia, mas sim pela luta por seus direitos, enquanto outros lutam para que suas terras fiquem cada vez mais arrasada. 

JB

Com o rosto pintado de azul e branco – as cores da bandeira do Rio de Janeiro -, cerca de 200 mil manifestantes participaram da passeata “Veta, Dilma”, na tarde desta segunda-feira (26), iniciada na Avenida Rio Branco na altura da Candelária, que seguiu até a Cinelândia. O objetivo do ato é sensibilizar a presidente Dilma Rousseff, para que ela vete o projeto de lei 2.565, que prevê a redistribuição dos royalties do petróleo. O PL já foi aprovado pelo Senado e pela Câmara de Deputados.

A maior parte dos manifestantes veio em caravanas de cidades do interior, principalmente do Norte Fluminense, onde estão localizados os municípios produtores de petróleo. Com o funcionamento das repartições públicas  encerrado às 14h, para garantir a presença dos funcionários no ato, foi grande a presença de cariocas que trabalham nas estatais. 

Depois da passeata, shows de cantores como Alcione, Fernanda Abreu, Buchecha e Belo animaram o público na Cinelândia. A presença de personalidades como Xuxa, Carla Camurati, Cintia Howlett, Marcos Frota e Herson Capri também é aguardada. A atriz Fernanda Montenegro marcou presença.

“Estou aqui para que a Dilma vete a lei da redistribuição dos royalties. Se ela não vetar, vai criar jurisprudência para royalties de outros estados. Assim, também pode-se pedir a redistribuição dos royalties do minério de ferro de Minas Gerais, por exemplo”, destacou o pastor Ginaldo Valério, 49 anos, morador de Campos dos Goytacazes.  

Além de moradores de municípios do interior, foi grande a presença de movimentos sindicais e partidos políticos no evento. Militantes da central Única dos Trabalhadores, das juventudes do PT, PMDB e PSB levaram bandeiras e camisas. 

Para a pintora industrial Helena Pacheco, que veio de Macaé para a passeata, a hora de tentar evitar o que ela chama de “injustiça” é agora. Depois, pode ser tarde demais:

“Se a Dilma levar adiante esta loucura da redistribuição, a cidade de Macaé será a mais impactada. E quem mais vai sofrer é a população, que vai ter menos investimentos na saúde, educação e ensino profissionalizante” lembra a macaense, que esteve no ato com um grupo de cerca de 200 pessoas vestidas com camisas azul e brancas com a inscrição “Veta, Dilma”.

“Chance de piora será maior”

Recepcionista da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Helena Pacheco, 33 anos, saiu do trabalho, no início da tarde, e foi direto para a Candelária:

“A população deve fazer o possível para atrair a atenção do governo federal. Se já estamos com problemas na saúde e na educação do estado, imagine se tirarem mais dinheiro do Rio de Janeiro? A chance de piora será muito maior”, alertou a carioca.

O prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral posaram para fotos durante a manifestação, junto com a atriz Fernanda Montenegro e com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. Como já havia sido anunciado, não houve discurso de políticos durante o ato. Ontem o governador Sérgio Cabral anunciou que está confiante no veto da presidente Dilma Rousseff.

  Publicado em: Governo

14 Responses to Quem ama sua terra faz assim!!! Parabéns, Rio de Janeiro!!!

  1. hernandes disse:

    vc acha que alcione ama o maranhão ?

    • Caio Hostilio disse:

      E quem ama o Maranhão? Você acha que os que vivem torcendo para que tudo dê errado e querendo que o Estado seja sempre uma terra arrasada, ama o Maranhão?

  2. marcio disse:

    Só acho q deve-se dividir pra todos os estados. É desespero dos governantes dessas cidades, vao perder muito dinheiro com isso acabaria com a farra no poder público.

    • Caio Hostilio disse:

      Por que não brigam como os cariocas? Aqui, por exemplo, gosto de ver o Maranhão sempre como terra arrasada.

  3. Gusmao disse:

    Caio,

    Também concordo que devemos nos unir em favor da cidade que moramos e, ou da cidade e estado onde nascemos. Por isso é que gostaria de ver a Alcione, a marrom, em campanhas pelo fim da exploração do povo do Maranhão. Mas como fazer isso significará ir contra o grupo Sarney, nem pensar.

    Apesar de achar legítimo o que fizeram os “cariocas”, devemos lembrar que as riquezas do solo brasileiro pertencem a todos os brasileiros.

    • Caio Hostilio disse:

      Eu não vejo o povo maranhense defendendo o Maranhão!!! Eu vejo sempre a luta constante para que o Estado fique sempre e seja uma terra arrasada. Por que não se unem todos e brigam por ela?

  4. Peidado disse:

    Ah Caio safado… vai te vacinar!!

  5. raposo disse:

    Amam o rio???????? Uma manifestação que reúne cabral, garotinho, rosinha, lindenbergh, casagrande, a corja política carioca e capixaba, e todos os “politizados” artistas da globo (vide vídeo alienado de belo monte, depoimentos “eu acho” no faustão e outras asneiras) e o povo carioca (acostumados a ser claque, macacas de auditório, aplaudem por um sanduíche) que um dia colocou brizola e garotinho no governo (além de votar no luladrão) como sendo espontânea e legítima? Com o que o rio já recebeu em todos estes anos dos royalties, repasse federal, turismo e tendo o 2º maior PIB do brasil (tudo bem, é um terço do paulista, mas mesmo assim é considerável), era para ser o estado próspero, rico e desvinculado das malezas que afetam nossa nação. A extração de petróleo no litoral fluminense não afeta como uma vale poluindo a região do bacanga, nem com uma ferrovia cortando as florestas do pará e maranhão para entregar ferro bruto, sem beneficiamento, para os chineses, entre outras percalços que os estados extratores de mineral vivem e mesmo assim dividem seus ganhos com toda a nação. Ser ainda tivesse discurso político nessa palhaçada carioca, seria o cúmulo. Royalties para educação e saúde para todos os brasileiros. Nada mais, nada menos do que isso. (nem vou falar da vergonha alheia de ver alcione cantando o hino. foi pior que Vanusa.)

  6. Mutombo Jr disse:

    Caio tu acha certo oq Alcione fez? Rapaz tu mesmo sempre falou em favor do MA e agora tá defendendo ela, bicho sinceramente vejo que vc é peidado mesmo como falam aqui e mais, quero te dizer que aqui na assembleia todo mundo axa isso tbm!! Te toca sapatinho de cristal…

    • Caio Hostilio disse:

      Primeiramente, Alcione tem como profissão “cantora” e deve ter sido contratada, assim como os demais artistas para fazer o show e não vejo nada demais nisso. Por outro lado, a crônica é para mostrar que não se deve fazer como os maranhenses fazem, ou seja, sempre tratam o Maranhão como terra arrasada. Por que todos não se juntam e brigam? Aí está a diferença, meu caro.

  7. Macaco do Congo disse:

    Caio, tu és um verdadeiro asno desdentado, como é que tu copia a matéria dos outros e ainda copia errado, petroleo doido não se produz, se extrai, é uma matéria-prima! Será que tu não sabe nada mesmo rapaz… larga esse negócio de blog e fica só babando na assembléia que é melhor pra ti!!

    • Caio Hostilio disse:

      Você ficou com raiva? Isso prova que você é um dos que adora ver o Maranhão como terra arrasada!!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog