Polícia Federal realiza Operação Eleições 2012 – 2º Turno

Publicado em   28/out/2012
por  Caio Hostilio

A Polícia Federal no Maranhão realizou hoje (28/10) a Operação Eleições 2012 – 2º Turno, em São Luís, com o objetivo de prevenir e reprimir crimes eleitorais nas diversas zonas eleitorais da capital. Na ação, foram empregados 80 policiais federais, divididos em equipes de campo, ostensivas e veladas, e equipes de apoio para a realização de procedimentos de polícia judiciária. 

Hoje, somente uma ocorrência foi registrada, às 16h00, quando a Polícia Militar conduziu até a Superintendência da PF em São Luís um presidente de mesa eleitoral que teria abandonado a seção por algumas horas, retornando apenas por volta das 15h00 e exalando odor de bebida alcoólica. O fato ocorreu na 2ª Zona Eleitoral, na Unidade Integrada Gonçalves Dias, Bairro de Fátima. No caso, foi lavrado termo circunstanciado de ocorrência pelos crimes de promoção de desordem que prejudica os trabalhos eleitorais e abandono do serviço eleitoral sem justa causa (Código Eleitoral, artigos 296 e 344). O autuado será liberado ao término do procedimento, após assinar termo de compromisso de comparecimento em juízo, conforme determina a legislação em vigor.

As atividades deste domingo (28/10) encerram com êxito essa etapa da participação da Polícia Federal nos trabalhos de segurança judiciária eleitoral. Tendo atuado nos dois turnos da eleição com a totalidade de seu efetivo disponível nas unidades de São Luis, Imperatriz e Caxias, a Polícia Federal esteve presente em mais de 30 municípios no Estado, auxiliando o Poder Judiciário e o Ministério Público Eleitoral no desempenho de suas competências, e colaborando para o pleno exercício do direito ao voto pela sociedade maranhense. 

A Operação Eleições 2012 foi também exemplo de cooperação e coordenação com as demais forças e instituições de segurança no Estado. Agora, a Polícia Federal dará prosseguimento às investigações eleitorais instauradas no período, buscando verificar autoria, materialidade e circunstâncias de crimes eleitorais supostamente praticados, cumprindo sua missão institucional de proteger a democracia.

  Publicado em: Governo

One Response to Polícia Federal realiza Operação Eleições 2012 – 2º Turno

  1. Hoje, somente uma ocorrência foi registrada, às 16h00, quando a Polícia Militar conduziu até a Superintendência da PF em São Luís um presidente de mesa eleitoral que teria abandonado a seção por algumas horas, retornando apenas por volta das 15h00 e exalando odor de bebida alcoólica. O fato ocorreu na 2ª Zona Eleitoral, na Unidade Integrada Gonçalves Dias, Bairro de Fátima. No caso, foi lavrado termo circunstanciado de ocorrência pelos crimes de promoção de desordem que prejudica os trabalhos eleitorais e abandono do serviço eleitoral sem justa causa (Código Eleitoral, artigos 296 e 344). O autuado será liberado ao término do procedimento, após assinar termo de compromisso de comparecimento em juízo, conforme determina a legislação em vigor.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog