Por que os incautos antes de criticar não vão ver “in loco” os equipamentos e os resultados? Sistema de Videomonitoramento tem resultados positivos

Publicado em   22/set/2012
por  Caio Hostilio

OBS: Parece que a matéria anterior, sobre o comitê do Holandinha, não passou de uma jogada suja da própria coordenação de campanha do candidato… Os comentários delatam isso de imediato!!! 

Crítica no vazio só demonstra falta de capacidade e de consciência, além de covardia, haja vista que o incauto se acovarda em ir ver “in loco” os equipamentos e o trabalho desenvolvido, com isso perde o discurso canalha… Melhor ficar na onda de ser sempre a Maria Chiquinha, que gosta de fofocas e mexericos!!! Portanto, incautos, não se debate nada no senso comum e baseado em dados copiados de situações de instalações de outras cidades… É preciso ter coragem e responsabilidade, como fiel representante do povo, para ir ver “in loco” os equipamentos e o funcionamento, buscar informações sobre a forma e o tipo do pedido de compra, saber os porquês das justificativas do parecer técnico para a aquisição e, por fim, analisar o processo licitatório. Basear-se no vazio é coisa de canalha e daqueles que desconhecem por completo como funcionam de fato os fluxos e as rotinas do serviço público.

O Centro de Comando e Controle de Videomonitoramento da Região Metropolitana de São Luís já apresenta resultados positivos dentro do previsto pela Secretária de Estado de Segurança Pública (SSP). O sistema foi inaugurado dia 12 pela governadora Roseana Sarney e secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes, como parte do programa de ações na área de segurança e em comemoração aos 400 anos de São Luís.

Ocorrências registradas pelo operador de videomonitoramento, por meio das câmeras móveis não, necessariamente, configuram como crime. O operador identifica um evento que considera suspeito, sendo este crime ou não, e o comunica à Central de Despacho do Ciops, integrada pelas Polícias Civil e Militar e ainda do Corpo de Bombeiros Militar. Em seguida, é verificada a ocorrência registrada e analisa a necessidade de se acionar uma viatura policial para aquela localidade.

Dos 125 eventos registrados pelas câmeras, 42 resultaram abordagens da Polícia Militar (a maioria de tráfico, tentativas de furtos e elementos em atitudes suspeitas), 7 ocorreram intervenções de militares do Corpo de Bombeiros. Foram 14 registros de flagrante de acidente de trânsito, 10 acionamentos feitos pela população por meio do botão fixado no poste de sustentação das câmeras solicitando serviço policial, e 3 pedidos de ajuda do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

Do quantitativo levantado, houve 6 conduções de pessoas envolvidas em alguma atividade ilegal, captadas pelas imagens do Sistema de Videomonitoramento encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil. Outros 8 contatos realizados também pelo botão de acionamento por populares foram para emitir elogios e agradecimentos à Secretaria de Segurança pela iniciativa de implantação do sistema de câmeras nas ruas de São Luís e pelo cidadão ter sido atendido em sua solicitação ao acionar o serviço.

Uma das ocorrências registradas aconteceu na madrugada do último dia 15 de setembro. Por volta das 02h54 daquele dia, as câmeras de segurança flagraram pessoas promovendo badernas em um posto de combustível localizado na rotatória que interliga as avenidas dos Franceses e Africanos.

Na ocasião, auxiliada pelas imagens da câmera, a viatura policial foi imediatamente acionada chegando à localidade do evento exatamente 2 minutos depois do início da confusão, sendo possível identificar todos os envolvidos. Duas pessoas foram conduzidas ao Plantão da Refesa e autuadas. Foi apreendida ainda uma motocicleta naquela oportunidade.

As câmeras instaladas na Região Metropolitana possuem a mais moderna tecnologia em videomonitoramento do Brasil. Segundo Aluisio Mendes, o sistema de videomonitoramento de São Luís servirá de modelo a ser desenvolvido durante a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Os investimentos, só na fase de colocação das primeiras 100 câmeras, são da ordem de R$ 19 milhões. A meta do Governo do Estado é instalar 300 câmeras até julho de 2013. As unidades móveis de última geração são responsáveis por registrar em tempo real, durante 24 horas por dia, o que está acontecendo em todo o entorno onde está localizada.

Aliado a colocação dos postes próprios para sustentação das câmeras, a SSP fez a instalação dos cabos de fibra ótica interligando toda uma malha de cabos permitindo assim a operacionalização do Sistema de Videomonitoramento. De acordo com o diretor do Ciops, delegado de Polícia Civil Enoque Lemos, foi necessário instalar um cinturão digital na cidade para viabilizar o sistema. “Criamos a própria rede de cabos da SSP sem nenhuma interferência de sinal e sem depender de cabos particulares. Apenas há um compartilhamento com outros postes para distribuição do sistema”, disse o diretor.

A construção do cinturão digitalem São Luispossibilita a integração total de todas as unidades ligadas à SSP e aos demais órgãos do Governo, sendo estimado que o retorno total do investimento ocorra em menos de 18 meses. Nesta primeira fase, a estrutura contemplou aproximadamente60 quilômetrosde fibra óptica distribuída em forma de anel cobrindo os principais pontos da capital maranhense. A partir desse anel, ramais ópticos podem ser derivados para interligação das câmeras de videomonitoramento e para comunicação com os principais órgãos subordinados à SSP.  

A SSP adquiriu ainda a utilização de tecnologia MND (Método Não Destrutivo) para aproximadamente 4 mil metros de infraestrutura subterrânea. A utilização desta metodologia busca evitar o cruzamento aéreo de cabos em grandes avenidas evitando assim acidentes e a interrupção do sistema além da reforma de todo o prédio do Ciops para implantação do novo sistema contemplando 450m² totalmente modernizados.

  Publicado em: Governo

8 Responses to Por que os incautos antes de criticar não vão ver “in loco” os equipamentos e os resultados? Sistema de Videomonitoramento tem resultados positivos

  1. Robson Silva disse:

    Do NADA esse LOUCO posta isso aqui!! Do resultado de uma discussão do poste passado esse RETARDADO tira essa conclusão!! Prova isso?? SAI DAÍ LOUCO, DOENTE MENTAL…

  2. Robson Silva disse:

    Post*

  3. Analista do Maranhão disse:

    Caio, Esse programa do Governo é de suma importancia para a segurança do nosso Povo, alia-se ao Saude é Vida transformando os arcaicos atos de gestao para a modernidade. Infelizmente parte de nossa populaçao ainda vive de fantasias ou alimentando a discordia sempre na contramao da maioria. O governo tambem contribui com isso quando nao mostra com atos concretos o que isso representa para todos nós. Campanhas sistematicas nos radios, Tvs, planfetos, jornais, folders,blogs, etc deveriam ser utilizados como instrumentos de conhecimento e convencimento da populaçao que com certeza eliminaria essa ganancia dos salvadores da patria de desconstruir o que esta sendo implantado pela governadora. Enquanto isso projetos (se é que se pode dizer assim) do VLT,tem essa sistematica propraganda e tenta alcancar o objetivo camuflado de ser a soluçao para o sistema de transporte, porem o povo assim tira suas conclusoes e faz suas criticas em cima do que ve, e, olhe que este é um projeto virtual enquanto os do estado sao obras reais.
    Por citar o VLT, nao entendi ainda aonde o tao caotico transito de Sao Luis vai se beneficiar quando tiver os trilhos desse equipamento instalados nas nossas GRANDES E LARGAS AVENIDAS. Bom Dia

  4. Ubaldo junior disse:

    Esse monitoramento é ótimo, espero que em breve esteja em todas as avenidas.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog