Governadora Roseana prestigia sorteio de apartamentos do PAC Rio Anil

Publicado em   29/ago/2012
por  Caio Hostilio

Apenas um questionamento: Cadê a promessa do prefeito João Castelo, em sua campanha de 2008, “PALAFITA ZERO”… Alguém viu um tijolo sobre o outro nesse projeto? NÃO!!! Ficou no papel… Se não fosse o PAC, com certeza muitos ainda estariam morando em palafitas!!!

Vamos a matéria:

Mais 320 famílias que viviam em palafitas e que foram contempladas com apartamentos construídos por meio do Programa PAC Rio Anil – do Governo Federal, realizado em parceria com o Governo do Estado – conheceram, nesta quarta-feira (29), seus novos endereços com o sorteio da localização dos apartamentos, realizado pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano, Pedro Fernandes.

Durante o sorteio, realizado no auditório do Palácio Henrique deLa Rocque, Roseana Sarney homenageou o ex-governador Jackson Lago sugerindo a troca do nome do residencial, que até então era Residencial Fé em Deus, para Residencial Jackson Lago. A mudança do nome foi prontamente aceita pelas famílias presentes no evento, que aplaudiram a iniciativa da governadora. “Sugeri o nome, todos aceitaram e eu acho que esse é uma homenagem justa ao ex-governador Jackson Lago”, disse Roseana Sarney.

A governadora destacou que o principal objetivo do programa PAC Rio Anil é garantir cidadania às pessoas. “Esse programa que estamos fazendo é muito importante, pois além da cidadania e moradia digna, trabalha a área urbana, garante ações sociais e culturais e vai beneficiar muito o nosso povo”, observou.

Além das famílias beneficiadas em mais essa etapa do programa, participaram da solenidade os secretários de Estado, Luis Fernando Silva, da Casa Civil, e Hildo Rocha, Assuntos Políticos; presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo; superintendente do Patrimônio da União, Jorge Pinto; e gerente Regional da Caixa Econômica Federal, Antonio Silva.

Mudança

Para quem há 28 anos morava em palafita, a mudança de endereço é um grande conquista. Simone Borges dos Santos, primeira a receber as chaves do apartamento durante o sorteio, disse que agora é esperar por tempos ainda melhores. “A conquista da casa própria é só um dos benefícios. Acredito que a partir de agora teremos outros. Vamos morar em um local com infraestrutura digna para criarmos nossos filhos”, comemorou.  

“Depois de 28 anos no sofrimento agora estou muito feliz”, completou Simone que vai mudar com os dois filhos e a mãe. O novo endereço dela o Residencial Jackson Lago, AP 102, Bloco Praia Grande.

A auxiliar de serviços gerais, Maria Vitoria também agradeceu o beneficio. “Esperava há muito tempo por isso”, disse feliz. Ela contou que a vida na palafita não era fácil. “Outro dia cai e machuquei minha perna. É um lugar difícil de viver, principalmente para quem tem filhos. Eu tenho seis”, contou.    

Beneficiados

O Residencial está localizado em uma área próxima ao Rio Anil e os blocos, em homenagem aos 400 anos de São Luís, receberam nomes de lugares da Ilha, como Fontes das Pedras, do Ribeirão e do Bispo; Praia Grande; São Marcos; Diamante; Olho d’Água; Araçagi; Anil, dentre outros.

O secretário Pedro Fernandes explicou que receberam os apartamentos famílias que atenderam aos critérios do projeto, que são: estar em área em frente de obra; estar em residências provisórias ou estar morando de aluguel social. O sorteio, que foi acompanhado pelo auditor do Estado, José Mauro Sena, priorizou as pessoas idosas e especiais que ganharam os andares do térreo.

O PAC Rio-Anil é um projeto de transformação social que visa a urbanização integrada dos bairros da Camboa, Liberdade, Fé em Deus, Monte Castelo, Alemanha, Ivar Saldanha, Vila Palmeira e Barreto, localizados a margem esquerda do Rio Anil. Ao todo serão construídas 2.720 unidades habitacionais e mais a relocação de famílias que vivemem palafitas. Pormeio do programa, também está sendo construída a Avenida Quatro Centenário, prevista para ser entregue até o final do ano, obra que vai melhorar o trânsito da cidade.

  Publicado em: Governo

12 Responses to Governadora Roseana prestigia sorteio de apartamentos do PAC Rio Anil

  1. Glauber disse:

    Decisão da 6ª vara da Justiça Federal, atendendo a pedido do Ministério Público Federal, determina que o Governo do Estado do Maranhão não impeça o acesso de qualquer ambulância ou outro veículo de gestão municipal ou federal às dependências das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

    De acordo com a decisão do Juiz Federal Jorge Ferraz de Oliveira Júnior, o Estado também é obrigado a garantir o atendimento emergencial aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS- que dele necessitem.

    Segundo o MPF, por conta de divergências político-partidárias, os pacientes transportados pelas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), serviço gerido pelo Município de São Luís, não estão sendo atendidos nas UPAs, onde a gestão é de responsabilidade do Estado do Maranhão, implicando em grave violação ao direito fundamental á saúde, assegurado pela Constituição Federal.

    Para o juiz, “a Constituição Federal de 1988, ao instituir o Sistema Único de Saúde – SUS – consagra o atendimento integral como princípio, concretizando o compromisso estatal com a promoção da saúde, mediante pleno acesso a hospitais, tecnologias, tratamentos, equipamentos, terapias e medicamentos e o que mais necessário à tutela do direito fundamental.”

    A decisão determina ainda que comprovado o descumprimento da medida, o Secretário de Saúde arcará, pessoalmente, com multa no valor de 10 mil reais por cada paciente não atendido. E AGORA SERA QUE O TEU PATRÃO VAI CUMPRIR? QUERO VER SEU COMENTÁRIO FERNANDO.

    • Caio Hostilio disse:

      Que bom!!!! A Prefeitura não tem hospital, então fica por conta das upas do estado…

      • Glauber disse:

        MAIS VOCÊ ANTES NÃO FALAVA ISTO AGORA MUDOU O DISCURSO AO VER QUE AS COISAS NÃO E COMO O DITADOR TEU PATRÃO QUE! POIS E A PREFEITURA NÃO TEM HOSPITAL QUE BOM QUE TEM AS UPAS TUDO QUE VIER PARA BENEFICIAR O POVO E BOM AGORA NÃO PODE E MURAD QUERER AS COISAS DO JEITO DELE.

        • Caio Hostilio disse:

          Estamos em eleições, e os eleitores precisam de hospital e o castelo não tem para oferecer….

  2. Glauber disse:

    TU E UM FALSO MORALISTA VOCÊ SEMPRE SOUBE QUE ERA ILEGAL OS PACIENTES NÃO SEREM ATENDIDOS NAS UPAS AGORA VOCÊ NÃO PODE FALAR NADA POIS E PAGO PARA ATINGIR OS ADVESARIOS DO TEU PATRÃO FAZ UMA MATÉRIA FALANDO QUE OS PACIENTES DO SAMU JÁ PODEM SER ATENDIDOS NAS UPAS.

    • Caio Hostilio disse:

      Eu não sou falso moralista, mas sim imoral… Claro que a responsabilidade do que foi assinado era da Prefeitura, mas que não cumpriu…

  3. Fernando disse:

    Sigo o mesmo pensamento do Caio.
    Agora se a populaçao depender de Hospitais do Municipio, infelizmente muitas pessoas nao terao atendimento. A realidade se faz presente aqui na cidade e esta aos olhos de quem quiser vê-la.

  4. Fernando disse:

    Acho engraçado que quando se trata de Saúde Publica todo mundo quer botar no traseiro do Governo do Estado. Ora bolas, toda semana o MPMA denuncia mais 01 (um) gestor municipal corrupto, vagabundo dos municipios do nosso Estado. Presencio neste blog e em outros inumeras denuncias feitas. As Prefeituras recebem milhoes em recusos de FUNDEB, FPM, da Saude e os mesmos Gestores Safados nao constroem porra nenhuma.

  5. OUVINTE DE AM disse:

    OS CARAS ACHAM QUE OS PREFEITOS RECEBEM PARA NÃO FAZER PORRA NENHUMA, E MANDO SEUS PACIENTES PARA OS SOCORRÕES, INCLUSIVE AS PREFEITURAS METROPOLÍTANAS, O ESTADIO CASTELÃO VAI MUDAR O NOME,VAI SER CHAMADO RICARDÃO OU TRATORZÃO.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog