Secretário Victor Mendes representa Governadora em evento preparatório para a Rio +20, em Manaus -AM

Publicado em   01/jun/2012
por  Caio Hostilio

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Victor Mendes, está em Manaus-AM, onde representa a governadora Roseana Sarney no Fórum de Governadores da Amazônia, que acontece nesta sexta-feira (1), na sede do Governo da Amazônia, como parte da programação do Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira para a Rio + 20.

Reunindo representantes de todos os estados amazônicos, o Fórum conta com a participação das ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

“Trata-se de uma oportunidade ímpar, em que os estados amazônicos discutem suas demandas e potencialidades levando em conta as peculiaridades da região e, de outro lado, o aproveitamento destas em bases sustentáveis”, explicou Victor Mendes.

No encontro, os líderes estaduais discutem propostas de desenvolvimento sustentável para a região Amazônica, que serão expressas no Pacto para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira, a ser apresentado na Conferência Rio+20, que acontece em junho na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

Participam do Fórum, os governadores de Roraima, José Anchieta Junior; do Mato Grosso, Sinval da Cunha Barbosa; de Rondônia; Confúcio Aires Moura; o vice-governador do Tocantins, João Oliveira; o vice-governador do Acre, Carlos Cesar Correa de Messias; a vice-governadora do Amapá, Doralice Nascimento Souza e o vice-governador do Pará, Helenilson Cunha Pontes, além do anfitrião, Omar Aziz e do representante maranhense.

Em sua participação, o secretário Victor Mendes apresentou propostas do Maranhão à Carta da Amazônia, enfatizando, dentre outros aspectos: a adoção de programas permanentes de capacitação e empoderamento das populações residentes em Unidades de Conservação, voltadas ao uso sustentável destas, de modo que os habitantes tenham condições de atuar na conservação efetiva dos ecossistemas locais.

Além desta, o secretário frisou ainda a necessidade de qualificação ampla para povos e comunidades tradicionais, setor produtivo, povos Indígenas, ONGs, crianças e jovens, poderes públicos, trabalhadores, sindicatos e agricultores familiares e suas entidades com foco no apoio à gestão e organização da produção e de empreendimentos sustentáveis.

A terceira proposta maranhense apresentada por Victor Mendes refere-se  à regionalização e zoneamento dos biomas da Amazônia, com o estabelecimento de regras diferenciadas para os ecossistemas ‘Amazônia’ e ‘Cerrado’, focando a preservação, conservação e o uso sustentável. E, além desta, uma quarta proposta, que pretende fixar parâmetros para a produção de energia limpa, com a elaboração de atlas eólico para orientar a instalação de projetos de energia eólica e solar nos estados amazônicos.

As propostas do Maranhão à Carta da Amazônia foram colhidas em dois seminários preparatórios [Diálogos Sustentáveis: Rumo à Rio + 20], realizadosem São Luís[05/05] e Imperatriz [07/05] e por meio de consulta pública ao documento no site da Sema.

Além do secretário Victor Mendes, estão em Manaus técnicos da Sema de diversas áreas e membros dos conselhos estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

  Publicado em: Governo

8 Responses to Secretário Victor Mendes representa Governadora em evento preparatório para a Rio +20, em Manaus -AM

  1. Mr. M disse:

    Todos os estados representados por seus governantes ou Vice-governadores e o Maranhão, apenas pelo secretário do meio ambiente.
    “sede do governo da Amazônia”? Não seria sede do governo do Amazonas, professor?

  2. Movimento Democrata Livre de São Luis e Movimentos Sociais disse:

    Cara dura é outra coisa ! Será que o Vitor da Sema não se tocou que nesses eventos uma grande maioria do participantes continuarão sendo informados sobre historicos desmandos, desinteresse e corrupção da pasta ambiental/ma responsaveis pela gravissima realidade ambiental e hidrica nas diversas regiões deste estado ? a exposição maior disso será na rio+20. então pra que maquiar uma gravidade real e não somar com os M.S.s sobre as causas que compromete aqui o Socioambiental em beneficio de um Crescimento Economico que não se baseia no desenvolvimento economico sustentavel ?

    • Caio Hostilio disse:

      Não tem maqueação alguma na participação do secretário… O mundo inteiro desrespeita o meio ambiente e não é só o Maranhão… É preciso acabar com esse discurso e brigar a nível mundial e não somente por uma pequena parte do planeta… Por isso haverá o Rio+20…

  3. Razzily disse:

    Caio nós estamos no Maranhão e essa realidade citada por esse Movimento nos faz gritar por nosso estado a exemplo dos que lutam pelos seus e seus paises totalizando o planeta. Procede sim dizer que não deveria haver maqueação nas falas do dr Victor quando com isto tenta ele tapar a luz do sol com peneira.

    • Caio Hostilio disse:

      Em que ele tentou tapar o sol com a peneira? Não ouvi e vi ele dizer nada que não fosse o descuidado com o meio ambiente…

  4. ouvinte de AM disse:

    NÃO TEM MORAL PARA REPRESENTAR OS MARANHENSE FICOU COM O DINHEIROS DAS ENCHENTES, ESSA FERIDA NUNCA VAI SARAR.

    • Caio Hostilio disse:

      Cadê as provas? Falar sem provas, posso simplesmente dizer que você e o Vitorino Freire é que ficaram com o dinheiro da enchente…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog