Em política só não se vence apenas com as vitórias, mas com as derrotas dos adversários…

Publicado em   10/jan/2012
por  Caio Hostilio

Faça o que o seu adversário menos gostaria que fizesse. Nem sofrem muito, porque vivem numa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota… Mas valem as lágrimas da derrota do que a vergonha de não ter lutado com uma estratégia visando batalhas… A guerra não se resume em uma batalha, masem várias… Feliz daquele que sabe recuar, avançar e, principalmente, espionar e neutralizar o inimigo…

Para um bom estrategista não há meio termo; ou é tudo ao acaso ou cada fio de cabelo está mesmo contado.

Ele para conseguir um resultado diferente da maioria, pensa muito na frente… Pelé era assim!!! Num lance na Copa de 70, quando ele tentou encobrir o goleiro Viktor. Gerson que estava ao seu lado e disse: “toca a bola negão”… Pelé apenas falou: “Olha lá”… Gerson muito depois falou que Pelé pensava cinco segundos antes que qualquer jogador de futebol do mundo… Você tem que ser especial.

Se fizer igual a todo mundo obterá os mesmos resultados. Por isso, estratégias fenomenais em políticas são parecidas com as estratégias dos grandes generais e as grandes jogadas dos geniais atletas, ou seja, incomparáveis e de difícil assimilação. 

A política sempre visa o futuro…

É como dizia Ulysses Guimarães: “Política não se faz com ódio, pois não é função hepática. É filha da consciência, irmã do caráter, hóspede do coração. Eventualmente, pode até ser açoitada pela mesma cólera com que Jesus Cristo, o político da Paz e da Justiça, expulsou os vendilhões do Templo. Nunca com a raiva dos invejosos, maledicentes, frustrados ou ressentidos. Sejamos fiéis ao evangelho de Santo Agostinho: ódio ao pecado, amor ao pecador. Quem não se interessa pela política, não se interessa pela vida”.

Fazer a leitura política em sua essência não é algo fácil… Ainda mais quando se tem um mestre na arte de fazer política…

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos