Saber administrar com poucos recursos… Victor Mendes faz acontecer na Secretaria de Meio Ambiente do Estado

Publicado em   26/set/2011
por  Caio Hostilio

O deputado Victor Mendes, Secretário de Meio Ambiente do Estado, é o tipo de político que não gosta de aparecer com seus feitos, prefere que os resultados aconteçam sem alarde, pois acha que tudo isso é uma obrigação do gestor público.

Calado, Victor Mendes e seu Chefe de Gabinete, José Moura, buscam alternativas viáveis para que a Secretaria esteja em pleno funcionamento, mesmo com um orçamento registro e um quadro de pessoal pequeno.

Um excelente administrador é aquele que faz acontecer sem dinheiro, recursos, tempo, recursos humanos, mão de obra. A função do administrador é saber planejar e organizar o melhor uso destes recursos para maximizar os serviços e o impacto social e ambiental.

Sabendo que a função primordial de sua secretaria é a fiscalização do Meio Ambiente em todos os aspectos, Victor Mendes partiu para uma Parceria Pública Privada, cujo resultado foi satisfatório e de grande valia para o Estado do Maranhão, que agora poderá fiscalizar o Meio Ambiente por satélite, através do Sfoter ARCGIS (imagem por satélite). Esse Sistema é o mais utilizado no Mundo, principalmente pelos países de primeiro mundo.

A parceria da Sema foi com a MPX – Geradora de Energia, que instalou o laboratório com todos os equipamentos, além de dar treinamento aos funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, sem nenhum custo ao governo do Estado.

Segundo o especialista desse Sistema, Humberto Zortini Malheiros, que veio de São José dos Campos, para ministrar o treinamento, com uma duração de uma semana, disse que o ARCGIS faz todo o mapeamento do Estado, dando uma visualização nos mínimos detalhes, bastando para isso aproximar a imagem (consegue identificar uma pessoa num pequeno igarapé pescando). Os dados geográficos são espaciais, mostrando desmatamentos, queimadas, licenciamento ambiental, ocupação do solo e preservação.

Vitor Mendes conseguiu, ainda, reestruturar e implantar o organograma funcional, os fluxos e rotinas da Secretaria. Reativou os Conselhos de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente, que estão sem funcionar há mais de quatro anos. Promoverá o encontro, com mais 700 pessoas, para debater a Legislação de Compensação Ambiental, além da implementação da lei que regulamentará os conselhos de acompanhamento das Bacias Hidrográficas do Maranhão.

Como podemos observar, o excelente administrador faz acontecer ao invés de esperar acontecer…

  Publicado em: Governo

63 Responses to Saber administrar com poucos recursos… Victor Mendes faz acontecer na Secretaria de Meio Ambiente do Estado

  1. prof neves disse:

    Consta que nada disto que foi citado se reflete no dia a dia da secretaria. As coisas por lá andam ou melhor engatinham a passos lentos. Os processos custam a ser distribuídos aos analistas. O responsável pelo setor de distribuição é devagar. Não dá prosseguimento aos processos. Vive em reunião e viajando (fazendo o quê?). Quando o processo chega no setor jurídico. Aí… doutor, só DEUS. Enfim, a modernidade que o s. Secretário está buscando na SEMA tem que chegar às pessoas. Falta treinamento em GESTÃO DE PESSOAS e GESTÃO DE PROCESSOS. Se ele conseguir isto sai consagrado.

    • Caio Hostilio disse:

      Hoje, eu vi as pessoas em treinamento… “In loco” para operar com esse site…

    • Caio Hostilio disse:

      Hoje, eu vi “in loco” várias pessoas num treinamento para esse site. O treinamento será até sexta-feira.

  2. Jose Moura Ferreira disse:

    Prof. Neves e Prof. Caio, a partir de janeiro os senhores vão poder acompanhar o andamento dos seus processos na SEMA pela Internet, onde os senhores estiverem. O nosso sistema terá a mesma confiabilidade do sistema usado pelo Poder Judiciário. Aí teremos todo um gerenciamento dos processos desde o protocolo de entrada até a emissão das Licenças, Outorgas, etc. Também recebemos este sistema fruto de uma PPP firmado com uma grande empresa do País que está acreditando no potencial do nosso estado e no atual governo do Maranhão.

  3. Jose Moura Ferreira disse:

    Professores Caio e Neves, a partir de janeiro/2012 estaremos operando com um sistema que permitirá o acompanhamento dos processos na SEMA pela Internet. O sistema terá a mesma confiabilidade do sistema usado pelo Poder Judiciário. Aí sim, teremos um sistema de gerenciamento de processos que controlará todo o fluxo, desde a entrada no Protocolo até a emissão das Licenças, Outorgas, etc. Este sistema também é fruto de uma PPP com uma grande empresa do país que está acreditando na atual gestão da SEMA e do nosso governo estadual.

    • Caio Hostilio disse:

      A Sema hoje é uma das secretarias mais bem administradas do governo Roseana. Vi isso “in loco”, como vi que para o secretário isso não precisa de alardeamento.

  4. prof neves disse:

    Torço para que o que o sr Moura esreveu seja realizado. Esta “história” de informtizar a gestão de processos na SEMA é antiga. Data de quando se chamava SEMATUR, cujo secretário era o Clodomir Paz. Aliás a SEMA talvez seja a única secretaria estadual de meio ambiente que não conta com esta tecnologia. Aliás, mais uma vez, há recursos no PNMA – Plano Nacional de Meio Ambiente/MMA que financiam este tipo de sistema. Não sei porque não foram atrás. Depois não me venham dizer que o nosso sistema é o “mais avançado do país” e “foi desenvolvido com exclusividade para a SEMA” e mais vai servir de “modelo para o BR”. Como costumam ser as coisas no MA. Vamos aguardar. É em janeiro, né? Vou cobrar. Mas antes disso treinem o pessoal da casa para “azeitar mais a tramitação dos processos” até que chegue janeiro (?). De que ano, mesmo?

  5. Gustavo disse:

    O prof Neves parece um grande conhecedor da secretaria. Já passou por lá?

  6. Gustavo disse:

    Se um dia o Prof neves passou por lá, ele será testemunha e saberá das profundas evoluções dessa secretaria. Fruto da competência do Gestor e sua equipe. Que por sinal não se dá por satisfeito, e nem deveria.

    • Caio Hostilio disse:

      As dúvidas só se tira vendo as mudanças “in loco”, caso contrário fica um debate do senso comum…

  7. Fernanda Serra disse:

    Isso mostra a competencia e a capacidade de administrar do Jovem Dep. Vitor Mendes… Parabens Deputado.

  8. Grupo de Trabalho Pro-Saneamento Ambiental Terras e Pesca da Upaon-Açu/MA disse:

    so concordamos com vc sobre victor mendes da sema-ma, o qual afirmou que ñ se sente 100% a vontade na pasta ambiental do estado, se este de publico afirmasse que ñ sumiram os estudos iniciais feitos nos anos 1980 pela usp nos locais onde se… instalariam a vale e alcoa a oeste e sudoeste de são luis, necessários para que fossem comparados com os relatorios encaminhados mes-a-mes por essas duas multis a sema-ma, inclusive imprescindíveis para que fosse a cada ano renovado o competente licenciamento ambiental. coisa que não está acontecendo do jeito como ha bastante tempo vem acontecendo. victor o melhor que tem a fazer é voltar a alema e nominar os corruptos da sema-ma.

  9. movimento democrata livre de são luis, e Movimentos Sociais disse:

    não duvido desse proposito do victor. mas como a herança maldita diz respeito “a pisar em ovos ou nos próprios ovos”, ele já teve todo o tempo de demonstrar na pratica que a moralidade e a seriedade está na sua gestão, presente na sema-ma. … sabemos inclusive através de auxiliares direto do victor, que ele próprio fez um relato completo da situação encontrada a governadora roseana, mas erroneamente concluíram que a solução acontecerá ou deverá acontecer a curto e médio prazo. Movimentos Sociais entretanto acreditam e rogam a governadora e ao secretário, que a solução da sema-ma deve acontecer de imediato, doa a quem doer inclusive contrariando apoios políticos. a solução para a questão socioambiental e hídrica do jeito como a deixaram, deve ser considerada como bem maior que o problema político-partidário enfrentado pelo governo estadual.

    • Caio Hostilio disse:

      Conversei com ele ontem, que me garantiu que vai moralizar a pasta, onde recebeu com débito de R$ 3 milhões e que hoje já não deve mais ninguém… Também que a pasta requer de mais técnicos ambientalistas, pois o quadro é muito pequeno para fiscalizar todo o Maranhão.

  10. Lilli Swanick disse:

    Nice ideas going to put these into practice immediately.

  11. Great post, thanks to whoever thought of it and for showing the initiative to put it up

  12. Now I’ve seen CBS’s Sixty Minutes program I be sure Lance Armstrong is going down.

  13. Many thanks for your entry, honestly, can you become a topic contributor for wikipedia because the current stuff submitted there for our hobby is quite frankly drivel. I can’t say I agree completely with it but I agree with it on the most part and I wholeheartedly applaud your effort in putting it so ably.

  14. Thanks for your post, seriously, can you sign up as a writer for wikipedia because the current entries hosted there for our interest is frankly dross. I can’t say I agree exactly with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so ably.

  15. Fun post, I genuinely had a good time studying it, keep up all the hard work.

  16. I certainly respect your views.

  17. Ka Posson disse:

    Many thanks for the post, seriously, can you become a writer for wikipedia because the current stuff in there for our hobby is frankly dross. I don’t agree exactly with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so ably.

  18. Cherie Verga disse:

    Thanks for the post, I don’t agree exactly with it but I agree with it on the most part and I wholeheartedly applaud your effort in putting it so succinctly.

  19. Now I’ve seen the Sixty Minutes program I would be sure Lance is going to struggle.

  20. Shanda Harten disse:

    Helpful posting,I think you could have emphatically constructed a web site I must visit frequently. Many thanks.

  21. I def respect this post.

  22. Lovely post, many thanks for making the effort to write it down

  23. Thank you for your post, I don’t quite agree completely with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so clearly.

  24. I can’t help but think that this wedding will be one of the greatest things to happen of the 2000s. The wishes of a nation to the happy newlyweds and any one that doesn’t agree is a misery.

  25. I really agree with this post!

  26. Debera Appl disse:

    There’s no doubt that this wedding is one of the best things to happen of the 2000s. Best wishes to the happy couple and any body that doesn’t agree is a misery.

  27. Great post, kudos to you for having the initiave to put your ideas down

  28. Fantastic guide,I feel you have unquestionably designed a web page I would like to read on a regular basis. Keep it up.

  29. Terrific posting,In my opinion you have certainly assembled a blog I wish to check back on on a weekly basis. Thanks.

  30. Ever since that 60 Minutes Program you have to think Armstrong is finished.

  31. In light of the 60 minutes episode one can’t help but be sure Lance Armstrong is finished.

  32. Fantastic feature, I surprisingly enjoyed reading it, keep doing all the good work.

  33. Fantastic page, I actually had a good time studying it, keep up all the good writing.

  34. Pleasant page, I actually had a good time studying it, keep up the hard work.

  35. Amelia Motl disse:

    Grazie for the post, seriously, can you sign up as a topic writer for wikipedia because the current entries in there for our hobby is quite frankly next to useless. I can’t say I agree completely with it but I agree with it on the most part and I wholeheartedly applaud your effort in putting it so ably.

  36. Kisha Level disse:

    Fun article, I surprisingly enjoyed studying it, keep up the good efforts.

  37. Kisha Saltis disse:

    Extraordinary piece of writing,I reckon you could have absolutely designed a site I need to read up on frequently. Thanks a lot.

  38. Incredible post,I think you’ve indeed constructed a web page I would like to check back on on a regular basis. Many thanks.

  39. Many thanks for your entry, honestly, can you sign up as a writer for wikipedia because the current pages in there for our hobby is quite frankly next to useless. I don’t agree completely with it but I agree with it on the most part and I wholeheartedly applaud your effort in putting it so succinctly.

  40. Lorie Schabot disse:

    Thank you for the entry, I don’t agree completely with it but I agree with it on the most part and I wholeheartedly applaud your effort in putting it so ably.

  41. Lovely piece, thanks for showing the initiative to come up with it

  42. Many thanks for this post, seriously, can you sign up as a topic author for wikipedia because the current entries in there for our interest is frankly dross. I don’t agree exactly with it but I agree with it on the most part and I certainly applaud your effort in putting it so clearly.

  43. Alene Salman disse:

    Fantastic page, I actually had a good time reading it, keep up all the hard efforts.

  44. Thanks for the post, I can’t say I agree completely with it but I agree with it on the most part and I wholeheartedly applaud your effort in putting it so clearly.

  45. Thank you for today’s entry, seriously, can you sign up as a writer for wikipedia because the current entries hosted there for our interest is frankly drivel. I don’t agree completely with it but I agree with it on the most part and I wholeheartedly applaud your effort in putting it so clearly.

  46. Thanks for today’s entry, I don’t agree completely with it but I agree with it on the most part and I definitely applaud your effort in putting it so succinctly.

  47. Jewel Wuerth disse:

    I really agree with this post.

  48. Now I’ve seen the Sixty Minutes program I would conclude Armstrong is finished.

  49. Yukiko Wollin disse:

    Enjoyable page, I genuinely enjoyed glossing over it, keep up all the hard writing.

  50. Jenae Aarant disse:

    I definitely dig your views.

  51. Fantastic ideas, thanks for making the effort to think of it

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog