A prevenção: SES entrega veículos e equipamentos a municípios

Publicado em   17/ago/2011
por  Caio Hostilio

Dezessete automóveis, quatro motos, kits de vigilância sanitária e 50 kits de registro civil (computadores, impressoras, mesas, cadeiras e armários) foram entregues, nesta terça-feira (16), pelo secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad, aos prefeitos municipais.

“Estamos descentralizando as ações e fortalecendo os municípios para exercer o controle das vigilâncias sanitárias e cumprir com o desafio que é melhorar a qualidade da saúde em todo o Maranhão”, justificou Ricardo Murad.

Os veículos e kits de vigilância sanitária (TV, DVD, mesas para computador e para diretor, cadeira giratória, máquina fotográfica e termômetro infravermelho) serão utilizados nos municípios contemplados para o fortalecimento das ações de vigilância sanitária nessas cidades, que são desenvolvidas pelas prefeituras.

Os kits de registro civil, doados em parceria com a Secretaria Estadual de Direitos Humanos, serão utilizados em hospitais municipais e regionais que realizam partos para que os pais possam tirar o registro civil das crianças logo após o nascimento.

A solenidade aconteceu no pátio da SES e contou com a presença de prefeitos e secretários municipais. Ricardo Murad lembrou que a entrega dos equipamentos faz parte da série de ações que o Estado está empreendendo para melhorar a qualidade de vida dos maranhenses.

“O governo está partindo agora para a fase de inaugurações e a partir do final deste mês estaremos implantando procedimentos de alta complexidade nos Hospitais Carlos Macieira, Tarquínio Lopes Filho e Infantil Juvêncio Matos”, informou Murad.

O secretário garantiu que até o final do ano – com a entrega das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Parque Vitória e Vinhais, e o hospital de 20 leitos de Paulino Neves – o Estado contará com um novo modelo de atendimento de saúde. “O perfil da medicina está mudando porque estamos colocando os atendimentos de saúde mais perto da população. A entrega desses hospitais regionais vai assegurar que a pessoa tenha atendimento de qualidade e eficaz na sua região”, enfatizou.

O hospital de 20 leitos de Paulino Neves será entregue até o final do mês. Ricardo Murad explicou que a unidade de saúde será entregue totalmente construída, equipada e informatizada para que sejam comprovados os atendimentos. “A informação dos procedimentos realizados é condição básica para que os recursos sejam repassados pelo Ministério da Saúde. Com uma equipe de técnicos competentes para informar os atendimentos no sistema é possível faturar até R$ 150 mil por mês para custear os procedimentos básicos”, disse.   

A prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, disse que os serviços realizados pelo governo em sua região têm contribuído para melhorar a qualidade de vida da população. “Reconhecer o trabalho é também uma forma de incentivar e agradecer em nome do povo de Lago da Pedra pelos frutos que estamos colhendo. O governo tem feito uma política de saúde séria e tenho certeza que a entrega destes novos hospitais vai facilitar muito o atendimento para a população”, enfatizou.

A prefeitura de Codó recebeu um Celta e os equipamentos para implantar uma central de registro de civil no Hospital Geral Municipal. “O automóvel vai facilitar os trabalhos de inspeção da vigilância sanitária nos restaurantes e bares da cidade para que a nossa população tenha qualidade de vida, e o kit de registro vai garantir cidadania para nossas crianças”, declarou prefeito Zito Rolim. O Estado, em parceria com o Governo Federal, também construiu uma UPA em Codó.   

Veículos e equipamentos

Foram contemplados com automóveis os municípios de Araioses, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Alto Alegre do Maranhão, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, São José de Ribamar, Zé Doca, Lago da Pedra, Santa Inês, Balsas, Presidente Dutra, Rosário, Conceição do Lago Açu e Barreirinhas. As motos foram repassadas para os gestores de Tuntum, Miranda do Norte, Porto Franco e Peritoró.

Os kits de registro civil serão instalados nos Hospital de Alto Alegre do Pindaré, Unidade Mista de Santa Rita (Anajatuba), Madalena Monteles (Anapurus), Jorge Oliveira (Arari), Veloso Costa (Bacabal), São José (Balsas), São Lucas (Barreirinhas), Adroaldo Alves Matos (Bom Jardim), Pedro Neiva de Santana (Buriticupu), Santa Filomena (Cantanhede), Hospital Regional de Carutapera (Gestão SES), PMC Municipal (Chapadinha), Hospital Geral de Codó, Casa de Saúde e Maternidade (Coelho Neto), Carlos Macieira (Colinas); Hospital das Clínicas (Coroatá), João Costa (Dom Pedro), Santa Marta (Esperantinópolis), Gonzaga Martins (Gonçalves Dias) e Ribeiro Fonseca (Humberto de Campos).

Também foram contempladas com as centrais de registro, as unidades de Icatu; Adélia Matos (Itapecuru-Mirim), Santa Mônica (Lago da Pedra), Afonso Matos (Matinha), Pedro Vera Cruz Bezerra (Miranda do Norte), Newton Serra (Monção), Paço do Lumiar (Policlínica Maiobão), Pedreiras (Hospital Municipal Geral e Maternidade de Pedreiras), Penalva (Jesus de Nazaré), Presidente Dutra (Biné Soares), Rosário (Unidade Mista), Santa Helena (Dolores Braga Weba), Santa Luzia (Maternidade), Santa Luzia do Paruá (Regional Francisca Melo), Santa Quitéria (Dr. Zeca Moreira), Santa Rita (Maria Helena Freire), São Benedito do Rio Preto (Cassiana Sousa Magalhães), São Bento (Vicente R. Aragão); São João dos Patos (Dr. Celso Rocha Santos), São José de Ribamar, São Mateus (Pronto Socorro), São Raimundo das Mangabeiras (U. M. São Raimundo Nonato), Timbiras (Victoriano Abdalla), Timon (Alarico Nunes Pacheco – gestão SES), Tutóia (Lucas Veras), Urbano Santos (Valdir Melo), Vargem Grande (Benito M. Sousa), Viana (José Murad), Vitória do Mearim (Kalil Moisés da Silva) e Zé Doca (Unidade Mista de Zé Doca).

 Fotos Nestor Bezerra.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos