Notícias

Publicado em   30/mar/2011
por  Caio Hostilio

Balaço da grave dos professores: Maioria dos municípios está com aulas normais

As aulas estão acontecendo normalmente em grande parte das escolas da rede estadual de ensino em São Luís e no interior do Maranhão. De acordo com as Unidades Regionais de Educação (UREs), na maioria dos municípios as escolas estão funcionando normalmente. Na regional de Presidente Dutra apenas cinco escolas estão com um turno paralisado. Na regional de Açailândia somente duas não estão em pleno funcionamento. Em Caxias apenas duas escolas da sede do município não estão funcionando. As demais escolas estão com 100% de sua capacidade, tanto as do município de Caxias, como nas cidades de São João do Sóter, Aldeias Altas, Coelho Neto, Afonso Cunha e Duque Bacelar. Na regional de Santa Inês as aulas estão normais. Na regional de Zé Doca apenas uma escola aderiu à greve. Na região de Rosário, os municípios não aderiram a greve. Nas regiões de Bacabal e Timon, mais da metade das escolas estão com as aulas normais. Em Imperatriz, os alunos estão comparecendo às aulas e manifestando contrariedade à ausência dos professores.     

Mais 369 professores tomam posse

Os 369 professores nomeados pela governadora Roseana Sarney, neste mês de março, começaram a tomar posse nesta terça-feira (29). Os docentes foram aprovados no concurso público para professores da rede estadual, realizado em 2009. Os servidores recém-nomeados terão até o dia 21 de abril para tomar posse na Superintendência de Administração de Recursos Humanos da Seduc. Os professores devem se dirigir para o ato de nomeação, munidos com os documentos necessários previstos no Edital do Concurso. O horário de atendimento é das 13h às 19h. A secretária de Educação, Olga Simão, destacou que os recém-nomeados para o cargo de professor de nível superior passarão a receber a remuneração mensal no valor de R$ 1.631,00 para uma jornada de trabalho de 20 horas semanais. Os professores que possuem duas nomeações (40 horas) irão receber remuneração no valor de R$ 3.262,00 – um dos melhores salários dentre os estados brasileiros que praticam a mesma jornada.

Luciano Moreira pede providências da Infraero

O deputado federal Luciano Moreira (PMDB/MA) registrou ontem da tribuna na Câmara dos Deputados preocupação com as condições do aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís. O peemedebista pediu que a Infraero tomasse as providências devidas. “Temo que os festejos juninos estejam ameaçados pelas dificuldades. Queremos que a situação de calamidade seja resolvida, pois nem a população nem os turistas são merecedores de tal sofrimento. As bagagens estão sendo postas em tendas improvisadas”, relatou.

Municípios têm até esta quarta-feira para aderir ao JEMs 2011

Encerra, nesta quarta-feira (30), o prazo para os municípios aderirem aos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) de 2011. As prefeituras interessadas em inscrever atletas para a participação na competição estadual deste ano devem assinar o termo de adesão e enviar para a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel). O documento, que pode ser obtido no site da Sedel (www.esporteelazer.ma.gov.br), os municípios definirão em quais modalidades seus atletas irão competir. “Eles dizem às modalidades que desejam participar e firmam, com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, este interesse em participar do maior evento da juventude maranhense”, disse Mesquita. Para as escolas da Região Metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar), o prazo de adesão aos jogos escolares vai até o dia 16 de abril. É importante destacar que todas as instituições de ensino públicas e privadas interessadas em disputar o JEMs 2011 devem renovar o termo de adesão.

Sarney lembra que Comissão da Reforma Política tem prazo de 45 dias para concluir ante-projeto

O presidente Sarney afirmou que está empenhado em fazer cumprir os prazos da tramitação da reforma política no Senado. A comissão que cuida do assunto tem o prazo de 45 dias para concluir o ante-projeto que será votado no Senado e encaminhado a Câmara dos Deputados, declarou o senador. Sarney também destacou a participação da sociedade civil no debate da reforma. Na opinião do parlamentar, quanto mais participação da sociedade civil, mais interesse haverá no cumprimento dos prazos no Congresso. “É até lamentável que hoje estejamos discutindo os mesmos temas que discutíamos em 1881, quando se debatia a Lei Saraiva — o voto majoritário e proporcional, distrital ou não distrital; é a mesma discussão. O Brasil avançou na área econômica e na área social, mas na esfera política não avançou e temos que avançar”.

Governo terá que restaurar prédio do Centro Histórico

O Estado do Maranhão terá que proceder à recuperação de todas as características arquitetônicas originais, internas e externas de um imóvel situado à Rua Rio Branco, n° 404, no Centro de São Luís. A decisão é da 2ª Câmara Cível do TJ, em sessão desta terça-feira, 29. A decisão foi tomada em recurso da Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, que ajuizou ação civil pública pedindo a condenação do Governo à restauração do prédio, tombado por meio de decreto e pertencente ao Estado, informando tratar-se de exemplar de valor arquitetônico e artístico, de estilo tradicional português, com mirante e fachada de azulejo antigo.

Roberto Costa pede suspensão de multas de trânsito

O deputado Roberto Costa (PMDB) repercutiu a visita que o secretário Clodomir Paz fez á Câmara Municipal de São Luis, para dá explicações sobre o caos no trânsito da cidade. E satirizou o fato da audiência ter iniciado com atraso de uma hora. “É muito engraçado o motivos desse atraso, simplesmente porque o presidente estava preso no trânsito”, disse o deputado. O parlamentar fez elogios ao secretário Clodomir Paz, pela sua trajetória política e criticou as promessas do prefeito João Castelo. “O secretário admitiu as dificuldades que vem enfrentando, mas solicitou um prazo de três meses não para resolver, mas, para dá explicações para a população”. Roberto Costa solicitou que as multas de trânsito fossem suspensas no mesmo prazo de três meses.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog