A ignorância atravanca o progresso do Maranhão.

Publicado em   20/jun/2011
por  Caio Hostilio

É estarrecedor a ignorância, ainda mais quando ela se avizinha da maldade. Li em vários blogs asneiras que vão de encontro à cultura maranhense.

Por isso, percebo que há possibilidade de o Maranhão ficar à deriva por mais tempo do que imagino.

Na verdade, os camaradas torcem para que tudo dê errado e, assim, o Maranhão não progrida, pois a ignorância supera toda e qualquer expectativa de renovação.

Vendo o sucesso da Liga do Bumba Meu Boi e seu arraial na Lagoa, os incautos agora dizem que as lideranças dessas brincadeiras estão ficando milionárias e que usam os brincantes de forma desonesta. Quanta hipocrisia e falta de conhecimento dos custos para bancar uma brincadeira como o Bumba Meu Boi.

Ao invés de falar baboseiras, visto que desconhece quanto custa às vestimentas, o transporte de mais de 150 brincantes, alimentação etc. não falariam tantas babaquices para preencher o ego de seus financiadores.

Esses camaradas deveriam era usar seus espaços para estimular a participação na iniciativa privada para bancar o folclore maranhense, pois ganham milhões com a vinda de turistas nesse período junino.

O grande problema é que a imbecilidade é o prato cheio para a ignorância, pois acham que apenas os governos do Estado e o municipal de São Luís devem arcar com todas as despesas.

Será que esses incautos acham que uma festa como essa não gera custos? Que os grupos não têm despesas? Sugiro que procurem melhores informações e saber como vivem de fato os líderes dessas brincadeiras e vejam se estão milionários de fato.   

Por sinal, isso seria um norte moral antes de escreverem apenas com o sentido de atacar sem consistência alguma.

Tornou-se senso comum dizer que “resistir é preciso” (Movimento Maranhão, parafraseando Camões). Eu costumo dizer que “desconfiar é preciso”. De tudo e de todos. Só confio em Deus. Mas para denunciar é preciso ter conhecimento de causa, caso contrário vira mais um factóide sem sentido.  

Desconfiar cegamente, não necessariamente revela sapiência e maturidade. Não pense que convencerá a todos por ignorância. Por sinal, tem um exemplo interessante sobre ignorar um determinado assunto na história do Dilúvio (não há nenhuma referência a Delúbio Soares nessa analogia). Tem gente que acha a história fictícia e mitológica. Não vou entrar nesse mérito agora.

Enfim, decidir não saber é uma atitude covarde. E como ditado popular famoso “Não sei. Não quero saber. E tenho raiva de quem sabe” revela muito dessa imbecilidade que se transforma em mais um factóide.

Em “Metal contra as nuvens”, Renato Russo “inspiradíssimo” cantava: “É a verdade o que o assombra. O descaso o que condena. A estupidez o que destrói…”. Que façam seus questionamentos críticos, coisa que é preciso para consolidação da democracia, mas façam com argumentos comprobatórios e não através de conversa de mesa de boteco.

Os factóides continuarão condenando os estúpidos à destruição…

  Publicado em: Governo

6 comentários para A ignorância atravanca o progresso do Maranhão.

  1. Antonio Carlos disse:

    Sem sombra de dúvidas que os custos dessas brincadeiras são bastante elevados, mas dai a dizer que os donos de boi não ganham nada há uma larga diferença, vide Godão do boizinho barrica, bicho terra e natalina da paixão. Em algumas brincadeiras sabemos que muitas das vezes os chamados “donos” são obrigados a bancar com seus recursos os seus brincantes, mas o governos, e ai não falo só do estadual, é responsável por essa sanha que suga do próprio recursos importantes que poderiam reverter em escolas, hospitais, estradas e etc. O ganho fácil de “patrocínio” dos governos leva à acomodação e a sonhos de algum dia se verem abastados como o Godão.

    • admin disse:

      Os que conheço vivem em bairros pobres e lutam para manter suas brincadeiras. Por outro lado, a cultura é importante para o ser humano.

  2. ALOISIO MORENO disse:

    CULTURA SIM É MUITO IMPORTANTE MAIS MINHA PERGUNTA É ? A POPULAÇÃO ESTA FAZENDO PARTE DA CULTURA OU SOMENTE SÃO PLATEIA, ENQUANTO BUMBA MEU BOI COM NOMES DE ALGUNS MUNICÍPIOS NEM MESMO LÁ DANÇA!! TEMOS UMA LEGIÃO(SIM LEGIÃO POR SEREM DO MAL) DE APROVEITADORES DA VERBA DA CULTURA SEM FAZER CULTURA POIS DE ONDE SÃO NÃO EXISTE ALGO DE MELHORIA SOCIAL SOMENTE DESFILE DE CORPOS QUE NÃO PENSA É QUEREM SÓ SEREM ADIMIRADOS NÃO RESPEITADOS.
    É UMA GRANDE PENA QUE NA VISÃO DO SECRETARIO DE CULTURA AS COMPANHIAS DE DANÇAS SEJA PRIORITÁRIA, ENQUANTO SE VER MORRENDO A DANÇA DO COCO A DANÇA DE FITA ETC.. PARA QUE AS COMPANHIAS DE DANÇAS QUE NÃO FAZEM CULTURA SIMPLESMENTE É UMA REPRESENTAÇÃO DA CULTURA.

    E PRECISO SER REPENSADO A CULTURA NO ESTADO INCLUSIVE OS BOIS DA BAIXADA QUE NÃO SÃO DA BAIXADA .

    A CULTURA É PLURALIZADA TEMOS DE INCENTIVAR NOS BAIRROS NA BASE AI SIM TEREMOS ALGO NOVO, O NOVO VEM DO POVO NÃO DA SECRETARIA.

    • admin disse:

      Veja bem… Os grupos estão se profissionalizando e isso engrandece a cultura. Concordo que não se pode deixar morrer como a dança do coco, porém vi o Boi Barrica trazer à tona essa dança no Arraial da Lagoa.

  3. […] aparte, o deputado Fábio Braga fez questão de ler uma matéria minha “A ignorância atravanca o progresso do Maranhão”, cujo teor diz que é estarrecedor a ignorância, ainda mais quando ela se avizinha da maldade. Li em […]

  4. Sac Hermes disse:

    Yeah bookmaking this was not a risky conclusion! Outstanding post!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos