Esperei tanto por isso!!! Prefeitura inicia arborização em avenida de São Luís

Publicado em   04/mar/2013
por  Caio Hostilio

Quantos artigos eu fiz sobre a falta de arborização em São Luís!!! Como pode uma cidade tão linda e ao mesmo tempo ser desnuda de arborização em suas avenidas e de belos jardins em suas praças!!! No dia 26 de setembro de 2011 publiquei “Uma pergunta que não pode calar:”, e falei: A prefeitura de São Luís tem alguma coisa contra as praias de São Luís? Essa pergunta deve ser feita e questionada e criticada duramente pelos ludovicenses. Sabe-se que a Prefeitura de São Luís sempre se restringiu a recapear a base asfaltica existente, pintar meios fios e plantar mudinhas de plantas que não se adaptam ao clima de São Luís, por isso é uma cidade completamente desnuda do verde em suas avenidas, praças e ruas. Contudo, jamais pensou em fazer qualquer obra de infraestrutura nas praias de São Luís que estimulasse o turista e oferecesse qualidade aos próprios ludovicenses. No dia 26 de julho de 2012 publiquei “Pra uns isso é trabalho!!! Quando não passa de uma maquiagem mal feita para ludibriar o povo!!!”, falei: São Luís é a cidade brasileira mais desnuda, não existe verde… Suas avenidas não dispõem de árvores e jardins, assim como calçadas largas. Suas Praças estão esquecidas pelo tempo, que deveriam ser logradouros prazerosos para aquele bate-papo no fim de tarde e para as crianças poderem brincar. No dia 17 de janeiro de 2013 publiquei “Por que nunca debateram urbanismo e urbanização em São Luís?”, agora faço questão de publicar essa matéria da prefeitura… Espero que São Luís deixe de ser desnuda!!!  

Foto Maur..[1]A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Paisagem Urbana (Impur), iniciou na manhã desta segunda-feira (04) programa de arborização que irá se expandir por toda a capital ludovicense. As ações começaram na Avenida do Vale, no Renascença, onde foram plantadas oito mudas de árvores nativas, constituídas por mudas de pau-brasil, jacarandá, sibipirunas e oitis.

Segundo o engenheiro agrônomo do Impur, Salim Bakuil, a preocupação atual é a arborização de praças comunitárias, avenidas, ruas e trechos do Centro. Há cerca de mil mudas de árvores nativas e palmeiras a serem plantadas na capital. “Mais do que melhorar a estética da cidade, projetos como esse aumentam a qualidade de vida da população. É este nosso objetivo”, afirmou.

De acordo com ele, o plantio de novas árvores irá recuperar o carbono perdido com a poluição e diminuir a temperatura, elevada graças às ilhas de calor comuns na cidade. “Além da função ecológica, queremos tornar a cidade ainda mais bonita. É preciso fazer de São Luís um lugar ainda melhor para se viver”, ressaltou Salim Bakuil.

Nas próximas semanas, o Instituto continuará o programa de arborização urbana e dará início a novos projetos paisagísticos. Ainda no primeiro semestre deste ano, o Impur iniciará o projeto Amigos do Verde, que contará com o apoio da população para o plantio de novas árvores na capital.

  Publicado em: Governo

6 Responses to Esperei tanto por isso!!! Prefeitura inicia arborização em avenida de São Luís

  1. Ângelo goethe disse:

    Finalmente uma boa noticia para a cidade de São Luís. A cidade devia se inspirar em Curitiba e Porto Alegre no quesito arborização.

  2. Carlos Eduardo disse:

    Eu não sou especialista e tenho uma dúvida. Será q não dá pra plantar logo uma árvore adulta? Pq essas mudas sempre plantam e nunca crescem. Tem muita avenida em São Luis q tem umas mudas mas sempre muito pequenas

    • Caio Hostilio disse:

      Carlos, também não sou especialista, mas já vi muitas árvores adultas serem plantadas, isso no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e em várias avenidas do RJ e de outras cidades… Com certeza o custo é bem maior.

  3. Gerald disse:

    Um santo ventido outro depenado. Ontem ao sair da garagem do meu prédio, as três árvores que ficavam em frente a um salão de beleza (ao da academia Viva-água) haviam sido cortadas! Elas eram um suspiro ali… pronto, 10 anos liquidados em alguns minutos!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog