Por que nunca debateram urbanismo e urbanização em São Luís?

Publicado em   17/jan/2013
por  Caio Hostilio

imagesCA67PPQ7Sabe-se que no Brasil, continuamos ainda muito atrasados nessa matéria. Em São Luís, sequer sabem debater sobre esse assunto e confundem suas funcionalidades.

O que se ver é uma aglomeração metropolitana, evidenciando o aumento vertiginoso de habitantes.

A urbanização nesse sentido trás graves dificuldades, haja vista que os serviços públicos (força, luz, água, transporte coletivo etc.), e sociais (recursos educacionais, sanitários e de serviço sociais) dos centros urbanos supercongestionados não podem atender às necessidades da sua população.

Com o déficit residencial, o próprio poder público facilita a criação de favelas, que aumentam até se formarem em bolsões de miséria.

Por isso, é preciso um conjunto de providências bem planejadas, levadas com o propósito de organizar, de forma racional, no âmbito urbano, com o fim de atender a aspectos de higiene e bem-estar social, serviços públicos e outros, com o objetivo de dar aos habitantes condições humanas de vida.

Nessa ordem de idéias, os outros também merecem mediante uma subdivisão criteriosa de áreas residenciais, comerciais e industriais. Pois o crescimento das cidades não pode ser deixado aos jogos das forças livres, com vem acontecendo aqui em São Luís.

Diante disso, o poder público sem o devido urbanismo e urbanização precisa reconhecer a importância da política urbana, no sentido de criar, nelas, uma política habitacional e urbanística a exemplo do que fez o governo do Rio de Janeiro, de autoria do urbanista grego Dopxiades, em 1966, e daí por diante os aspectos de urbanização não foram mais descuidados.

Portanto, desprezar a política urbanista e habitacional aqui em São Luís, pelo fato de acreditar que urbanismo trata simplesmente do traçado das ruas, praças, hospitais, escolas, museus e demais fatores da vida urbana, tem sido uma falha imperdoável, porque, a par disso, o urbanismo trata igualmente dos problemas sócio-econômico, da educação, do saneamento, das comunicações, da administração, da segurança e da recreação da cidade.

Que passem a cuidar melhor de São Luís. Ela merece, pois possui um dos acervos patrimoniais da humanidade mais rico do mundo. Como São Luís é uma cidade desnuda de belos jardins e de árvores!!!

  Publicado em: Governo

One Response to Por que nunca debateram urbanismo e urbanização em São Luís?

  1. “A América Latina é a região mais urbanizada no mundo em desenvolvimento. Por isso existe um grande potencial para um desenvolvimento sustentável em megacidades da América Latina. Aproximadamente 80% da população do Brasil (atualmente 196 milhões) vivem em cidades…”
    Leia mais:

    http://www.siemens.com.br/desenvolvimento-sustentado-em-megacidades/

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog