Quantos leitos hospitalar o Maranhão perdeu no governo Flávio Dino? Ele fechou diversos hospitais.

Publicado em   17/maio/2016
por  Caio Hostilio

Hospital de Bernardo do Mearim - ma fechado  (1)Conforme o Jornal Hoje, o Brasil perdeu quase 24 mil leitos de internação do SUS em cinco anos. Número é o equivalente a perda de 13 leitos por dia. Levantamento foi divulgado pelo Conselho Federal de Medicina.

Foram diversos leitos fechados no Maranhão pelo governo Flávio, além de anular diversos leitos de UTI. Viram-se as defesas mais estapafúrdias possíveis na Assembléia Legislativa, querendo justificar as atrocidades de Flávio Dino com a saúde pública do Estado. Esse blog publicou diversas matérias sobre o assunto, tais como: “Enquanto Flávio Dino fecha hospitais, Pacientes disputam maca no PS de Cuiabá e um agride o outro”, publicado em 18/06/2015, onde disse inicialmente: Quanta falácia da gestão péssima de Flávio Dino, que vem fechando hospitais e, consequentemente, leitos hospitalares, visto que alardeia não poder repassar R$ 100 mil para as prefeituras onde estão os hospitais de 20 leitos!!! O pior é escutar balela desse desgoverno que se instalou no Maranhão, haja vista que isso não representa nada, nadica de nada, no orçamento do Estado. Na verdade, sua preocupação é com a politicalha e não com o bem-estar da população. Que isso sirva de exemplo para o governo: Paciente que tomava soro levou um tapa no rosto no corredor de unidade. Uma sindicância foi aberta pela Secretaria de Saúde para apurar o caso.

Eis aí a prova da irresponsabilidade de Flávio Dino com a saúde pública!!!”, publicado em 07 de abril de 2015, onde falei: Sem recursos, prefeito devolve hospital de 20 leitos ao Governo do Estado. Caso o governo Flávio Dino tivesse realmente a mínima preocupação com o bem-estar da coletividade, principalmente no que tange o serviço de saúde pública prestado ao coletivo, respeitaria a parceira firmada e não titubearia em mantê-la, visto que R$ 100 mil por mês não reflete em nada, nadica de nada, no orçamento mensal no Estado!!!

Para mostrar quais são as conseqüências desse desserviço com saúde, o Jornal Hoje apresentou o seguinte:

O Brasil perdeu quase 24 mil leitos de internação do SUS em cinco anos. É o equivalente a 13 leitos por dia. Essa falta de leito atinge, principalmente, a pediatria, a cirurgia geral, a psiquiatria e a obstetrícia. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (17) pelo Conselho Federal de Medicina.

Um mapeamento do Conselho Federal de Medicina mostrou que, em cinco anos, 18 estados e o Distrito Federal, perderam quase 24 mil leitos de internação do Sistema Único de Saúde. Em dezembro de 2010, eram 335 mil leitos de internação. Em dezembro do ano passado, o número caiu para quase 312 mil.

Os estados das regiões Sudeste e Nordeste foram os que mais sofreram redução.

Para o Conselho Federal de Medicina, a falta de leitos provoca um atraso no diagnóstico do paciente, no início do tratamento. Além disso, muitos pacientes ficam em macas nas emergências dos hospitais esperando por um leito adequado.

O presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, diz que esses são fatores que aumentam a taxa de mortalidade. “Mortes evitáveis e perdas de uma chance. Essas são as consequências, ou seja, a população que depende do SUS, perdem oportunidades de manutenção da vida através da ausência, da carência de leitos para internação”.

Nesta terça-feira (17), o ministro da Saúde, Ricardo Barros falou sobre a falta de leitos de internação no SUS. “Existem de fato Upas fechadas, existem postos de saúde fechados. Melhorar a qualidade da gestão é fundamental. É isso que vai poder promover a reativação desses leitos que eventualmente estão paralisados”.

  Publicado em: Governo

3 comentários para Quantos leitos hospitalar o Maranhão perdeu no governo Flávio Dino? Ele fechou diversos hospitais.

  1. Ribamar disse:

    Caio
    A Prefeitura do Amarante do Maranhão marinha um hospital de propriedade do Dr. LIORNE BRANCO DE ALMEIDA
    Hospital do mesmo nome oramo está fechado a espera de liberação por parte do governo do Estado para reabertura conforme informações o hospital está completo abandono porque a Prefeitura quer fazer das depreciado físicas do mesmo setor administrativo
    AGORA veja a situação trocar um hospital que possui uma exceleste aporte física administrativa para funcionar um centro administrativo
    Se possível pode checar esse informação com o próprio proprietário que já vem lutando com vários prefeitos tanto da região quanto os aliados do governador Flávio Dino que em campanha prometeu reabrir o referido hospital em reunião com o próprio Dr LIORNE no município de alto Alegre do Maranhão
    Um abraço

  2. […] publicou diversas matérias sobre esse assunto, como a publicada no dia 17 de maio de 2016, “Quantos leitos hospitalar o Maranhão perdeu no governo Flávio Dino? Ele fechou diversos hospitais.“, onde disse: “Conforme o Jornal Hoje, o Brasil perdeu quase 24 mil leitos de […]

  3. […] senador Roberto Rocha? Apenas deixar aqui uma das diversas matérias feitas por esse blog: “Quantos leitos hospitalar o Maranhão perdeu no governo Flávio Dino? Ele fechou diversos […]

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos