Duas matérias para reflexão!!!

Publicado em   15/jul/2013
por  Caio Hostilio

Hilton Gonçalo foi coerente…

santa-ritaDe todos os partidos de “oposição” no Maranhão, o PDT é que possui os dois melhores nomes para debater de fato as necessidades sociais e econômicas desse estado. Falo do próprio ex-prefeito de Santa Rita e do ex-prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo. Eles mostraram em suas gestões a capacidade que se espera de um gestor público.

Esse meu pensamento já divulguei aqui por diversas vezes em das vezes foi no dia 30 de maio de 2012, “IDH do Maranhão e a politicalha sobre o índice…”, onde disse:

Meses atrás fiz um artigo mostrando quem realmente eram os prefeitos maranhenses que se importavam com o desenvolvimento dos seus municípios e que aplicavam os recursos devidamente. Se não me engano foram sete ou oito prefeitos, sendo alguns Sarneysistas e outros anti-sarneys… Para uma quantidade de 217 municípios essa quantidade é muito mínima.

Alguns exemplos de excelentes gestões: São José de Ribamar, Porto Franco, Santa Rita, Anajatuba, Itapecuru, Grajaú e em meio termo Imperatriz e Balsas. Procure saber quais são os IDHs desses municípios? Com certeza apareceram bem diferentes de muitos outros, exatamente porque os recursos estão sendo aplicados para o desenvolvimento da cidade.

O Maranhão é a bola da vez no tange o fator “LOGÍSTICO”, cuja realidade trará preços competitivos dos produtos brasileiros para o mercado internacional. Qual é o único prefeito maranhense que está sabendo vender a Norte/Sul e mostrando ser um grande empreendedor? Deoclides Macedo, prefeito de Porto Franco. Os demais, por onde passa a Norte/Sul ainda não se atentaram para isso, principalmente Açailândia, onde fica o entroncamento das ferrovias Norte/Sul e a de Carajás, que será uma rota para as exportações das Zonas Francas.

Diante dos fatos, o ex-prefeito de Santa Rita foi muito feliz ao dizer não concordar com a tentativa de Flávio Fino de querer colocar o PDT no patamar de subserviência. “Por qual motivo o PDT tem que aceitar ser vice de Flávio? O PDT também condições de ter uma candidatura majoritária e ele poderia ser o vice”.

Qual o principal fator para decifrar as palavras do advogado Adbon Marinho?

26PoliticalhaOra bolas!!! O Maranhão é o estado que mais usa da politicalha com o intuito de chegar ao poder… Aqui tudo gira em torno de uma única família, mesmo não sendo ela quem administra os bilhões e bilhões que vem para esse estado, haja vista que tanto os sarneys quanto os anti-sarneys se calam diante das péssimas gestões municipais, cujos recursos são superiores sete vezes ao orçamento do governo do Estado.

Quando se trata de índices de desenvolvimento – IDH baixo e educação de péssima qualidade – a culpa recai sobre o governo do Estado, mas não divulgam e alardeiam que diante da constituição federal e da LDB 9394/96, os responsáveis pela educação infantil (pilar do ciclo educacional) e a fundamental são os gestores municipais, que recebem as verbas federais (Fundeb e do FNDE) diretamente para oferecer esses dois ciclos da educação.

O mesmo ocorre na Saúde e em demais áreas sociais e econômicas… A população sofre com esses desmandos e acham que o controlador de tudo é apenas o governador, quando nesse estado são 218 gestores públicos, que deveriam lutar juntos para melhorar os índices péssimos.

Aí vemos a politicalha se sobressair pelas verdadeiras políticas sociais e econômicas. É como muitos falam: “quanto mais a terra arrasada, melhor!!!”, isso só vem mostrar que não estão preocupados com os maranhenses, mas sim com suas carreiras “políticas”…

Foi nesse sentido que escrevi, no dia 10 de junho de 2013, o artigo “O prefeito Holanda Junior tem autonomia para agir?”, cujo relacionamento interno do governo Holanda Junior é péssimo entre os partidos que dá sustentação a gestão que aí está.

Está mais que evidente que a gestão de Holanda Junior é tutelada pelo PCdoB de Flávio Dino, ficando, assim, a mercê dos desejos e conduta de ação por conta dos principais aliados do ex-juiz Flávio Dino, como é o caso de Márcio Jerry.

Transformaram Holanda Junior numa espécie de marionete, cujos controles são manuseados pelo secretário de Comunicação.

Passaram a tirar o prefeito de cena, ou seja, nas aparições com os ludovicenses, coisa que vai de encontro ao principal argumento da vitória de Holanda Junior: o seu carisma.

Sempre estranhei essa postura de Holanda Junior em aceitar tais circunstâncias, pois sempre mostrou ser um político autônomo, cujas eleições passadas não tiveram ajuda alguma da turma de Flávio Dino.

Quem perde com essa tutela? Tanto São Luís quanto os seus moradores, haja vista que o prefeito deixa de tomar decisões suas e de técnicos de sua confiança, para acatar as vontades de Flávio Dino.

Por que somente as secretarias compostas por secretários escolhidos por Holanda Junior se sobressaem? Simples de responder!!! Porque estão ali pelo bem-estar da coletividade e não por conta de fazer politiquices favoráveis a Flávio Dino.

Alguns questionam: Mas o PDT foi o partido que mais lutou pela eleição de Holanda Junior e está sendo rifado em várias frentes? Ora bolas!!! O PDT não precisava se agachar as vontades de Flávio Dino, como bem deixou claro o seu presidente Carlos Lupi.

Outro partido que não apita nada, nadica de nada, na gestão Holanda Junior é o PSB do vice Roberto Rocha. Nunca se viu o PSB tão agachado como vemos agora!!!

O certo é que a gestão de Holanda Junior só terá fluidez quando se livrar das amarras de Flávio Dino. Quiçá veremos de fato uma gestão diferenciada?

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos