IDH do Maranhão e a politicalha sobre o índice…

O que mais se escuta dos políticos maranhenses, seja ele anti-sarney ou sarneysista, é que o Maranhão sempre fica na última colocação e culpado de tudo é sempre o governador… Isso é de praxe somente nesse Estado, que gosta das politiquices idiotas e passam para a população – a maioria desconhece por completo sobre administração pública e as esferas governamentais -, que o culpado de tudo é apenas um gestor, quando no Maranhão existem mais 217 gestores.

Sabe-se lá o porquê desses dois grupos continuarem a afirmar isso, como se fosse a verdade dos fatos.

Os mandatários de cargos eletivos para os Legislativos se calam porque precisam dos votos dos prefeitos para que se elejam, o mesmo ocorre com o Executivo Estadual por precisar desses prefeitos para poder chegar ao poder. A maior prova disso é sempre escutar nos períodos eleitorais que o grupo tal tem tantos prefeitos e outro tantos.

Ora bolas!!! Essa prática é desconecta da realidade em que vive o Maranhão e mostra apenas que todos não estão preocupados realmente com a melhora do IDH do Estado.

Vejam que nessas eleições para prefeitos os dois grupos estão ferozes em busca de fazer apenas o seu prefeito preferido e, assim, tentar aumentar o seu potencial eleitoral, isso sem mensurar se realmente aquele candidato é um gestor comprometido com a coisa pública.

Tanto faz ser do lado dos Sarnys quanto dos anti-sarneys!!!

Diante disso, sugiro que vejam o IDH por município e, assim, ver aqueles prefeitos que realmente aplicaram os recursos, convênios, emendas, parcerias etc. na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida dos munícipes.

Meses atrás fiz um artigo mostrando quem realmente eram os prefeitos maranhenses que se importavam com o desenvolvimento dos seus municípios e que aplicavam os recursos devidamente. Se não me engano foram sete ou oito prefeitos, sendo alguns Sarneysistas e outros anti-sarneys… Para uma quantidade de 217 municípios essa quantidade é muito mínima.

Com isso, vale questionar: Onde foram parar os bilhões e bilhões vindos para os municípios e que são geridos pelos prefeitos e não pelo governo do Estado?

Alguém em sã consciência tem noção de que se esses bilhões estivessem sendo aplicado corretamente, o Estado não estaria num patamar tão baixo?

Alguns exemplos de excelentes gestões: São José de Ribamar, Porto Franco, Santa Rita, Anajatuba, Itapecuru, Grajaú e em meio termo Imperatriz e Balsas. Procure saber quais são os IDHs desses municípios? Com certeza apareceram bem diferentes de muitos outros, exatamente porque os recursos estão sendo aplicados para o desenvolvimento da cidade.

O Maranhão é a bola da vez no tange o fator “LOGÍSTICO”, cuja realidade trará preços competitivos dos produtos brasileiros para o mercado internacional. Qual é o único prefeito maranhense que está sabendo vender a Norte/Sul e mostrando ser um grande empreendedor? Deoclides Macedo, prefeito de Porto Franco. Os demais, por onde passa a Norte/Sul ainda não se atentaram para isso, principalmente Açailândia, onde fica o entroncamento das ferrovias Norte/Sul e a de Carajás, que será uma rota para as exportações das Zonas Francas.

O certo é que esse estado já desenvolveu muito economicamente, porém ainda está péssimo no índice de IDH exatamente por falta de políticas públicas, que deveriam ser aplicadas com esses bilhões recebidos pelas prefeituras anualmente.

Estar na hora de deixar a politicalha de lado e pensar realmente no Maranhão e no seu povo…

Esta entrada foi publicada em Governo. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

10 respostas a IDH do Maranhão e a politicalha sobre o índice…

  1. PauloJ disse:

    Êh, Maranhão!!! Engraçado é que todo mundo quer tirar uma casquinha nos baixos índices de IDH do nosso Estado. Até o MPE apareceu de salvador da pátria! Cadê os resultados concretos de tanto alarde?

    • Caio Hostilio disse:

      A única forma do MPE ajudar sobre isso seria ser mais enfático com os desvios de dinheiro e ser mais contundente na fiscalização das irregularidades…

  2. Fernando disse:

    “Com isso, vale questionar: Onde foram parar os bilhões e bilhões vindos para os municípios e que são geridos pelos prefeitos e não pelo governo do Estado?”, pois é, para onde foram meu amigo???
    Algumas respostas meu amigo:
    R – Caminhotes de todas as marcas para a família toda, imóveis, viagens, farras que muitos fazem, máquinas de todos os tipos que muitos compram em nomes de terceiros e colocam a serviço das prefeituras, montam postos de gasolina no interior, vixe, se for relatar aqui nao se termina mais.

  3. Fernando disse:

    Vamos somente pegar o IDH de São José de Ribamar e observá-lo.
    A começar que gostaria de ver pelo menos 50% dos Prefeitos do nosso rico Estado terem PEITO de fazerem o que Gil Cutrim faz la na cidadizinha dele ali, é, São José de Ribamar, que é a cada 04 meses chamar todo mundo e apresentar as Prestações de Contas devidamente contabilizadas, com farta documentação e muitas cópias para enfiar na boca ou em qualquer outro lugar daqueles que duvidam de sua gestão.
    Abraços e tenha um bom dia meu amigo

  4. Pingback: Por que debatem tanto sobre o IDH do Maranhao na politicalha? | Governo & Política

  5. Pingback: Por que debatem tanto sobre o IDH do Maranhão na politicalha? | Caio Hostilio

  6. Pingback: Enfim, um politico fala sobre os bilhoes vindos para municipios!!! | Governo & Política

  7. Pingback: Duas matérias para reflexão!!! | Caio Hostilio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>