O povo é enganado ou se deixa enganar?

Publicado em   15/jan/2013
por  Caio Hostilio

"Na nossa tribo não tem esse problema!!!"

“Na nossa tribo não tem esse problema!!!”

Para Volksgeist, o espírito dá a si mesmo uma forma concreta no mundo e a matéria dessa encarnação; o solo sobre o qual ele se enraíza é a consciência geral, a consciência de um povo.

Essa consciência contém e orienta todos os fins e o interesse do povo; constitui seus costumes, seu direito, sua religião, sua opinião pública, etc. Ela forma o fundamento substancial ou a base ética do espírito de um povo.

E mesmo se os indivíduos não são conscientes, essa consciência geral pública permanece como sua pressuposição. O individuo é rodeado e educado pelo espírito de um povo e ele existe nesse fundo substancial.

Segundo Hegel, a opinião pública é um fator importante da liberdade formal “SUBJETIVA” dos cidadãos. Os indivíduos têm o direito de formular seu julgamento particular sobre o universo, como expressão de sua liberdade “SUBJETIVA”.

A opinião pública não e a verdade política absoluta, mas guardará a força da impaciência para desestabilizar toda retificação histórica.

Hegel diz, ainda, que poder não pode impor, simplesmente, aos cidadãos suas decisões, sem que estas aqui sejam reconhecidas pela opinião “crítica”.

Ela exige concretizar o princípio da liberdade “subjetiva” com a “objetiva”, pois é mensurando tais justificações encontra-se o conjunto do corpo social.

Portanto, o povo se deixa enganar!!!

  Publicado em: Governo

8 Responses to O povo é enganado ou se deixa enganar?

  1. Antonio Lima disse:

    Professor, tem um dito popular que nos ensina: “em terra de cego, quem tem um olho é rei”.
    Não acredito nessa estória de que o povo “se deixa enganar” como alguns tentam a todo custo nos impor, em verdade, o povo é vítima de uma sociedade carcomida pela corrupção, onde as instituições só existem para garantir privilégios e proteção aos poderosos de ocasião, estar claro, neste momento, onde figurões da República são condenados pela CORTE maior, sendo um, mesmo sendo “condenado”, em ato contínuo é entronado num cargo de representação popular, no Congresso, como se a decisão tomada pela CORTE fosse algo sem nenhum valor.
    Não existe democracia quando a instituições servem apenas a um pequeno grupo, e dizer que o povo é o responsável por todos esses fatos vergonhosos que insistem em fazer parte das nossas vidas é uma injustiça sem tamanho.

    • Caio Hostilio disse:

      Meu amigo, a corrupção vem tanto de cima pra baixo, como de baixo pra cima. Os crimes cometidos tem gente envolvida da burguesia até o miserável, e todos sabem das consequencias. Como disse Cazuza: “Mina piscina está cheia de ratos”… Não se engane com os seres humanos. Ele se deixa enganar até por necessidade, por jogos políticos e até pelas falsas promessas e o falso moralismo.

      • Antonio Lima disse:

        Concordo que a corrupção é uma praga presente em todos os níveis da nossa sociedade, no entanto, punição só ocorre para os ditos “ladrão de galinha”.
        Por falar nisso, tema algum prefeito, deputado, governador, presidente de tribunal preso por corrupção?
        Carlos Cachoeira não vive cercado de belas mulheres em praias paradisíacas, sendo instado a dar autógrafo e fotos para aqueles que o admiram, que como ele vivem de se apropriar do bem público.
        Não concordo como essa visão de que o povo gosta de ser enganado, não, tem gente que se acostumou a viver enganando o povo, que sem educação e sem cultura assiste a tudo, alheio e em certos casos acreditando que vale a pena, pois o honesto quase sempre é lesado por essa gente acostumada e seguidora da “lei de Gerson”, aquela que ensina que o “o brasileiro tem que levar vantagem em tudo”.
        Gosto muito de ouvir as músicas de Jorge Bem, e dentre tantas letras que nos convida a fazer uma reflexão, tem uma que eu gosto muito, que é:
        “(…)
        Malandro que é malandro não bobeia
        Se malandro soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem, caramba.
        (…)”.
        Definitivamente, não concordo que o povo gosta de ser passado para trás, assim como tentam nos fazer acreditar.

  2. Movimento Democrata Livre de São Luis e Movimentos Sociais disse:

    na verdade, os politicos continuam enganando o povo atraves da acobertadora pratica politiqueira da prepotencia e arrogancia, para intimidar qualquer foco de explosão social da Consciencia Cidadã. Mas este tipo de intimidação, orientação das elites e oligarquias em territorio maranhense, já está enfraquecendo.

  3. Pingback: O ser humano acredita naquilo que ele tem como objetivo pra si… | Caio Hostilio

  4. Pingback: O ser humano acredita naquilo que ele tem como objetivo pra si… | Governo & Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog