A enganação com a saúde preventiva: cadê o PSF? E a desgraceira com a saúde curativa: desmanche das UPAs!!!

Publicado em   18/mar/2015
por  Caio Hostilio

Ontem (17), quando escrevia a matéria “Agora, a desculpa para desgraceira oferecida na saúde é a saúde preventiva!!!”, o jornal local da TV Mirante apresentava o abano da UPA da área do Itaqui/Bacanga e, principalmente, a falta de respeito com a coletividade.

Nessa matéria falei sobre a saúde preventiva e sua importância, porém informei que essa desculpa para o desmanche da saúde pública estadual não passava de um discurso demagogo e politiqueiro.

A saúde preventiva se restringe basicamente em programas antigos nesse país, cujas prefeituras recebem recursos e sequer colocam em prática as ações que poderiam amenizar a procura da saúde curativa.

Os programas: Saúde Bucal, PSF e de saneamento básico são antigos e com certeza já deveriam está em pleno desenvolvimento e funcionamento na área do Itaqui/Bacanga e adjacências.

Portanto, que esse discurso seja honesto e de critérios sérios, ou seja, de cobranças de que os agentes públicos responsáveis por essas ações de saúde básica apliquem os recursos corretamente.

Para conhecimento dos incautos, o PSF foi criado no início dos anos noventa, em plena era do Plano Real. Este programa já estava previsto no SUS desde a época da Constituição Federal com sendo a base do SUS. É o maior programa de Medicina Preventiva que o país já teve em toda a sua história e que funciona até hoje, desde esta época.

Cadê as equipes do PSF da área do Itaqui/Bacanga? Cadê a saúde bucal da área do Itaqui/Bacanga? Cadê os projetos de saneamento básico da área do Itaqui/Bacanga? Então, como querem falar em saúde preventiva se não conseguem sequer fazer com que o prefeito da capital cumpra com suas obrigações?

upa

  Publicado em: Governo

5 comentários para A enganação com a saúde preventiva: cadê o PSF? E a desgraceira com a saúde curativa: desmanche das UPAs!!!

  1. luis rafael disse:

    Engraçado a upa estava sem ar condicionado desde novembro quando Murad ainda era secret estranho não?

    RESP. CADÊ AS PROVAS? AS RECLAMAÇÕES? OS FATOS? AS MATÉRIAS RELACIONADAS? FACTÓIDES IDIOTAS NÃO COLA!!!

  2. Ricardo João disse:

    A boquinha foi embora e quem não tem costume de trabalhar ta ferrado kkkkkk ta sentindo na pele em broqueiro babão kkkkkkkkk

  3. Tadeu Sócrates dos Santos disse:

    ISSO QUE DESESPERO, VEJA O PORQUE DESSE ÓDIO CONTRA ESSE EXCELENTE GOVERNO DINO.

    Fim dos contratos milionários, corte em gastos excessivos, fim de antigos privilégios familiares, abertura das informações do Estado do Maranhão deste e dos governos anteriores. Este cenário que para a população do Maranhão significa um avanço institucional, para as vozes da oligarquia significa a abertura das grandes chagas de um regime retrógrado que se sustenta dos sofrimentos dos mais pobres.

    As vozes da oligarquia representadas e ouriçadas na Assembleia Legislativa clamam cada vez mais forte pela manutenção dos poderes que acumularam ao longo de 5 décadas. Andrea Murad e Souza Neto, representando os interesses de Ricardo Murad. Adriano Sarney e Edilázio Junior, do campo mais próximo a Roseana e José Sarney. Os quatro representando um só interesse.

    Alguns acontecimentos demarcam o sentimento de alerta chegando até ao desespero das vozes da oligarquia que bradam na Assembleia. O blog faz algumas lembranças, que podem esclarecer os motivos de tanto alvoroço pelo fim dos privilégios.

    1 – Saúde. O governo do Estado já anunciou licitação para contratação de Oscips, que não acontece há 20 anos. A contratação feita pelo governo Roseana acontecia pela livre escolha do secretário, sem que ninguém tivesse acesso às regras de escolha, a não ser a vontade do ex-todo poderoso Ricardo Murad;

    2 – Contratos. Auditorias e processos administrativos para averiguar possíveis superfaturamentos em pastas de todo o Governo. As investigações já assustam preventivamente as vozes do atraso.

    3 – Liminares e acordos judiciais. O corte nos repasses do acordo da Constran intermediados pelo doleiro Alberto Yousseff para beneficiar Roseana Sarney. O caso Remoel, que beneficiaria empresa ligada ao grupo Sarney. A quem desagrada por tudo isso posto às claras?

  4. Jânio Andres de Mello disse:

    …..
    RESP. PAPO DE FRANGO DOIDO AQUI NÃO!!!

  5. Sinval Moreira disse:

    Ao que parece a nobre deputada, que apesar de ser filha do ex-trator da saúde. parece não entender bulhufas sobre o processo de escolha de prestadores de serviços na saúde. Necessário que alguém lhe diga, já que o pai não o fez, que a escolha se dá primeiro pelo concurso de projetos das “OSCIP” -o governo anunciou esta semana o certame- os projetos vencedores posteriormente farão as escolhas, obedecendo a legislação pertinente, das que serão as “quarteirizadas” a executarem os diversos serviços. Eta! deputada desconectada! o pai ensina, ensina e na hora em que vai falar, esquece!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos