Ontem (17), quando escrevia a matéria “Agora, a desculpa para desgraceira oferecida na saúde é a saúde preventiva!!!”, o jornal local da TV Mirante apresentava o abano da UPA da área do Itaqui/Bacanga e, principalmente, a falta de respeito com a coletividade.
Nessa matéria falei sobre a saúde preventiva e sua importância, porém informei que essa desculpa para o desmanche da saúde pública estadual não passava de um discurso demagogo e politiqueiro.
A saúde preventiva se restringe basicamente em programas antigos nesse país, cujas prefeituras recebem recursos e sequer colocam em prática as ações que poderiam amenizar a procura da saúde curativa.
Os programas: Saúde Bucal, PSF e de saneamento básico são antigos e com certeza já deveriam está em pleno desenvolvimento e funcionamento na área do Itaqui/Bacanga e adjacências.
Portanto, que esse discurso seja honesto e de critérios sérios, ou seja, de cobranças de que os agentes públicos responsáveis por essas ações de saúde básica apliquem os recursos corretamente.
Para conhecimento dos incautos, o PSF foi criado no início dos anos noventa, em plena era do Plano Real. Este programa já estava previsto no SUS desde a época da Constituição Federal com sendo a base do SUS. É o maior programa de Medicina Preventiva que o país já teve em toda a sua história e que funciona até hoje, desde esta época.
Cadê as equipes do PSF da área do Itaqui/Bacanga? Cadê a saúde bucal da área do Itaqui/Bacanga? Cadê os projetos de saneamento básico da área do Itaqui/Bacanga? Então, como querem falar em saúde preventiva se não conseguem sequer fazer com que o prefeito da capital cumpra com suas obrigações?
Publicado em: Governo
Engraçado a upa estava sem ar condicionado desde novembro quando Murad ainda era secret estranho não?
RESP. CADÊ AS PROVAS? AS RECLAMAÇÕES? OS FATOS? AS MATÉRIAS RELACIONADAS? FACTÓIDES IDIOTAS NÃO COLA!!!
A boquinha foi embora e quem não tem costume de trabalhar ta ferrado kkkkkk ta sentindo na pele em broqueiro babão kkkkkkkkk
ISSO QUE DESESPERO, VEJA O PORQUE DESSE ÓDIO CONTRA ESSE EXCELENTE GOVERNO DINO.
Fim dos contratos milionários, corte em gastos excessivos, fim de antigos privilégios familiares, abertura das informações do Estado do Maranhão deste e dos governos anteriores. Este cenário que para a população do Maranhão significa um avanço institucional, para as vozes da oligarquia significa a abertura das grandes chagas de um regime retrógrado que se sustenta dos sofrimentos dos mais pobres.
As vozes da oligarquia representadas e ouriçadas na Assembleia Legislativa clamam cada vez mais forte pela manutenção dos poderes que acumularam ao longo de 5 décadas. Andrea Murad e Souza Neto, representando os interesses de Ricardo Murad. Adriano Sarney e Edilázio Junior, do campo mais próximo a Roseana e José Sarney. Os quatro representando um só interesse.
Alguns acontecimentos demarcam o sentimento de alerta chegando até ao desespero das vozes da oligarquia que bradam na Assembleia. O blog faz algumas lembranças, que podem esclarecer os motivos de tanto alvoroço pelo fim dos privilégios.
1 – Saúde. O governo do Estado já anunciou licitação para contratação de Oscips, que não acontece há 20 anos. A contratação feita pelo governo Roseana acontecia pela livre escolha do secretário, sem que ninguém tivesse acesso às regras de escolha, a não ser a vontade do ex-todo poderoso Ricardo Murad;
2 – Contratos. Auditorias e processos administrativos para averiguar possíveis superfaturamentos em pastas de todo o Governo. As investigações já assustam preventivamente as vozes do atraso.
3 – Liminares e acordos judiciais. O corte nos repasses do acordo da Constran intermediados pelo doleiro Alberto Yousseff para beneficiar Roseana Sarney. O caso Remoel, que beneficiaria empresa ligada ao grupo Sarney. A quem desagrada por tudo isso posto às claras?
…..
RESP. PAPO DE FRANGO DOIDO AQUI NÃO!!!
Ao que parece a nobre deputada, que apesar de ser filha do ex-trator da saúde. parece não entender bulhufas sobre o processo de escolha de prestadores de serviços na saúde. Necessário que alguém lhe diga, já que o pai não o fez, que a escolha se dá primeiro pelo concurso de projetos das “OSCIP” -o governo anunciou esta semana o certame- os projetos vencedores posteriormente farão as escolhas, obedecendo a legislação pertinente, das que serão as “quarteirizadas” a executarem os diversos serviços. Eta! deputada desconectada! o pai ensina, ensina e na hora em que vai falar, esquece!