Desde quando isso foi novidade? Governo desconhece tamanho da frota ou gasto com veículos oficiais

Publicado em   14/abr/2013
por  Caio Hostilio

Só agora descobriram isso? O brasileiro odeia investir em três pilares fundamentais numa administração: Recursos Humanos, O&M e, principalmente, na valorização correta da atividade meio, que é o vetor para que a atividade fim funcione a contento. Agora leio que o Ministério do Planejamento, que deveria centralizar todas as informações, não sabe sequer o tamanho da frota oficial do país. Mas quando foi que soube? Ora bolas!!! Ainda sob a batuta do Decreto 200, as coisas eram bem piores, haja vista que existiam os semi-permanentes, cujo controle patrimonial se estendiam a perfuradores, grampeadores, guilhotina etc.  Quando foi que bateu nesse país algum inventário patrimonial, isso na administração pública ou privada? Só para se ter uma idéia do descaso: A CVRD foi vendida de porteira fechada, diante disso eu pergunto: Alguém poderia dizer, quando da venda, quais foram as correções e depreciações da ferrovia de Carajás, do Porto da Madeira, a ferrovia Minas/Espírito Santo? Duvido se tinham esses dados!!!

João Valadares

carosO silêncio condescendente do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) após o secretário executivo da pasta, Alessandro Teixeira, ter sido flagrado utilizando veículo oficial para ir malhar numa academia expõe a farra dos %u201Ccarros pretos%u201D na Esplanada. Levantamento realizado pelo Correio, excluindo três ministérios (Ciência e Tecnologia, Relações Exteriores e Trabalho e Emprego) que não encaminharam os dados, indica que há 310 automóveis utilizados exclusivamente para deslocamento de autoridades. Um privilégio sem controle que consome anualmente pelo menos R$ 8,3 milhões dos cofres públicos apenas em manutenção. Se fossem enfileirados, os veículos ocupariam um espaço de 1,5 quilômetro.

O Ministério do Planejamento, que deveria centralizar todas as informações, não sabe sequer o tamanho da frota oficial do país. Questionado sobre os bens, informou que %u201Cnão é possível quantificar o número de veículos do governo federal senão com um levantamento em cada um dos órgãos da administração federal%u201D. Também não tem ideia do gasto anual com manutenção. %u201CIsso varia de veículo para veículo e, mais uma vez, seria necessário um levantamento órgão a órgão.%u201D.
O levantamento do Correio levou em consideração apenas as sedes dos ministérios. As entidades vinculadas às pastas, assim como empresas estatais, não foram contabilizadas. Em alguns casos, o custo foi calculado a partir das informações globais, que incluem manutenção de veículo, combustível, seguro obrigatório, licenciamento e locação

Chamei a atenção aqui sobre esse assunto por diversas vezes. A última foi no dia 01 de novembro de 2012, com a matéria A transição não tem invenção…”, veja o que eu disse:

casteholand6Se do lado do prefeito atual João Castelo estiver uma equipe montada com técnicos preparados em orçamento, contabilidade pública, licitações/contratos, tributação e patrimônio, não com que se preocupar desde que tudo esteja dentro dos ditames que as leis que regulamentam o serviço público nesse país.

Por mais que tenham “espertos”, em administração existe um ditado a ser seguido: “Papel não Chora” e números mesmo fechados na marreta deixam rastros em balancetes e prestações de contas.

O mesmo ocorrerá do lado de Edivaldo Holanda Junior. Se seus técnicos escolhidos forem preparados ou apenas “espertos” para tentar colocar as contas da prefeitura em xeque, pode gerar conflitos sem precedentes, pois teriam que apresentar provas substanciais das ilicitudes, que por ventura encontrem.

Na verdade, os gestores públicos brasileiros não gostam muito seguir as orientações dos técnicos, por mais que esses os chamem a atenção, por isso, antecipo-me em dizer que em qualquer transição de governo – por envolver restos a pagar -, sempre tem irregularidades grosseiras em licitações/contratos.

Por outro lado, uma das maiores falhas nas transições brasileiras ou até mesmo negociações nesse país, é falta de um levantamento sério patrimonial. Dou a minha cara a tapa se após um inventário pelo setor patrimonial dos bens permanentes de qualquer órgão público desse país ou até mesmo de iniciativa privada, ele corresponderá com conta contábil imobilizações.   

Com certeza vão encontrar um dos maiores ralos do dinheiro público!!!

  Publicado em: Governo

4 comentários para Desde quando isso foi novidade? Governo desconhece tamanho da frota ou gasto com veículos oficiais

  1. Ester Brito disse:

    Bom texto, mais não servem só para a Prefeitura de SLZ e vc destaca Edivaldo e Castelo. O que me diz sobre um carro da secretaria de saúde do Estado, fazendo mudança em prédios que foram postados em vários blogues da cidade e se depender de vocÊ, jamais, portanto seria bom debater sobre esses carros e não da sec. de saúde e de outros como da educação, queres a foto, me manda seu e-mail.

    • Caio Hostilio disse:

      Diga-me, vc realmente leu esse texto, soube mensurá-lo? Quando foi que citei apenas Prefeitura de São Luís? Como aqui gosta de politicalha e idiotices!!! Falei no Brasil como um todo, além de não deixar de fora a iniciativa privada. Por outro lado, a matéria em questão é o descontrole patrimonial do governo federal. Acho que você é maluquete!!! Ainda cita algo que não tem nada a ver com controle patrimonial, mas sim por uso indevido… Quanto será que o Maranhão deixará de ter pessoas politiqueiras…. Isso é um texto técnico.

  2. SANDRA disse:

    CAIO
    vc assistiu o programa avesso na qual o diretor do socorrao 1 ,falou do seu chefe?ricardo murad

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos