Já apareceu esse substituto?

Publicado em   18/fev/2013
por  Caio Hostilio

Foi só a Eliziane Gama ter se lançado candidata à Prefeitura de São Luís, isso a contragosto do PPS, do PSDB, do PCdoB, do PSB, do PDT, de parte do PT maranhense, com total apoio do presidente nacional da legenda, Roberto Freire, e ainda trazendo para o seu lado o apoio da ex-senadora Marina Silva, que se viu a falta de um líder da oposição no Maranhão.

Para piorar a situação, muitos querem pular para o novo partido de Marina Silva!!! Mas a Marina tem como pessoa de confiança aqui no Maranhão exatamente a Elizane Gama…

Acho que ainda não surgiu o substituto de Jackson Lago!!! Escrevi sobre isso no dia 07 de abril de 2011 “Afinal, quem substituirá Jackson Lago?”, leiam abaixo:

lidernasce1Este tema virou o assunto predileto, hoje, na Assembléia Legislativa, pelos jornalistas que cobrem a política maranhense há vários anos, independente de sua linha editorial.

Alguns concordaram com o meu artigo: “A oposição está órfã de líder, outros acham que esse posto caberá ao ex-deputado Flávio Dino ou a Roberto Rocha.

Contudo, por unanimidade, os jornalistas não vêem um histórico político em Flávio Dino, além de sua arrogância de ex-juiz. Enquanto que vêem em Roberto Rocha um bom articulador e de fácil comunicação.

Em minha opinião, não se faz um líder, ele nasce líder. Também é certo afirmar que não se faz um líder de uma hora pra outra!!!

Por isso, não vejo ninguém hoje com perfil de líder para congregar suas opiniões entre os partidos que se dizem de oposição no Maranhão. Aqui não entram os partidos de esquerda. Estamos falando do grupo oposicionista ao grupo Sarney.

Sabe-se que Flávio Dino detém poderes no PSB dos Tavares e no PCdoB, mas não é bem vistos pelo PDT, PPS, PTC e PSDB. Vale ressaltar que Flávio Dino para o povo é arrogante, coisa negativa em quem pretende ser um líder.

Roberto Rocha, por sua vez, agrega o PSDB, PDT e o PTC, porém não tem vez no PSB dos Tavares e no PCdoB de Flávio Dino. Vale ressaltar que falta a Roberto Rocha determinação, coisa também negativa em quem pretende ser um líder.

Os demais nomes, tais como José Reinaldo, João Castelo, Dutra e outros, estão fora de cogitação, pois já mostraram que jamais conseguirão ser líder de alguma coisa, além da idade.  

Por isso, a oposição ficará órfã até que apareça alguém com o verdadeiro perfil de liderança e poder de aglutinação. Por enquanto, vamos ver a divisão de grupos com pensamentos e objetivos diferentes.  

Com isso, para se tornar um líder é primordial a capacidade de mobilizar as pessoas em torno de um objetivo comum.  Para isso, o líder precisa ter uma visão capaz de inspirar, mobilizar e criar um senso de propósito capaz de aglutinar os liderados em torno do objetivo comum.

O líder precisa saber esclarecer, motivar, educar e também saber ser humilde nas horas certas, para enfrentar os obstáculos e as resistências que envolvem mudanças de valores, de crenças e de atitudes. O teste decisivo da qualidade da liderança reside na capacidade do líder institucionalizar mudanças e reformas que constituem o seu legado para os seus liderados.

Portanto, para ser líder não é necessário ser robusto, falar alto e achar que só ele é o dono da verdade. O verdadeiro líder é aquele que mesmo sem subir a voz, com fala mansa, com tom meigo, tem o dom da persuasão, que leve seus liderados a acreditar em suas palavras.

Diante do exposto, após a morte de Jackson Lago, temos visto uma oposição desunida com alguns se achando “lideres”.

Que lideres são esses? Que puxam brasa para sua sardinha ao invés de ajudar na compreensão, deixando, com isso, os oposicionistas ainda mais confusos!!!  

Com certeza vai demorar em surgir o substituto de Jackson Lago.

  Publicado em: Governo

3 Responses to Já apareceu esse substituto?

  1. gilberto disse:

    Caio, ser lider não é facil a pro´pria nomenclatura da palavra traduz isto, nimguem nasce lider, o espirito de liderança acontece nas participações de reuniões de grupos , o lider é escolhido pelos demais pela sua capacidade de coordenar, de unificar, de reslver os problemas pertinentes a classe, para se rlider tem quer ter pulso forte, ter autoridade e as veses ser austerio, e os caros jornalistas da situação não sabem difernciar, ser arrogante como voces rotulo o Flavio perante a opinião publica e os menos escolarizados acreditam, porque arrogancia por aarogancia o que tem demais do lado do clã, incluseve o LF . sei que voce sabe, mas e´teu papel. Quero dizer mais, na politica tanto nos grupos de opsição quanto situação prevalece o jogo de interesse, então no momento certo eles vão sentar e alinhavar as alianças, porque ali estão as cabeças pensantes e vão escolher o melhor , aquele que estiver mais afinado com povo do Maranhão. voces anoitecem e amanhecem, querendo tirar Flavio do pareo, isso não é uma parte da imprensa que vai consguir, queira ou não queira, hoje, FD e o nome, digo isto, porqu aproveitei uns dias e fui nos municipios vizinhos do proprio pre candidato do VAP, e conversei cm muita gente e no momento há um sentimento de mudança, podeser que mude, voce sabe que na politica tudo acontece.

    • Caio Hostilio disse:

      Em minha opinião, não vejo ninguém como arrogante e nem como lider, além de não ver esse movimento de mudança que tanto falam, pois também viajo e gosto muito de pesquisa de campo. Todos sabem que os lideres desse estado envelheceram ou morreram, e que até agora não apareceu ninguém. Hoje, como já disse diversas vezes, só existem dois politicos que conseguem votos por seus carismas, é a Roseana e agora o Holanda Junior. Sobre o resultado em 2014, acho muito prematuro dizer quem ganhará essa eleição. Tudo vai depender dos próprios candidatos, pois o povo não quer saber de novo e sequer de mudança alguma, mas sim de emprego e renda, alimento, casa, escola, saúde, isso independente de quem esteja no poder.

  2. Pingback: Cade o lider de consenso da oposicao? | Governo & Política – DEAQWEB

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog