Edivaldo Holanda Junior: Um líder ou um liderado?

Publicado em   27/jan/2013
por  Caio Hostilio

holandafilho2Em minha opinião, suas virtudes são mais para um líder que para um liderado. Pena que ainda não descobriu isso!!!

O Maranhão é um estado que sobrevive em torno do seu maior líder, o senador José Sarney, isso em todas as áreas de atuação. Mas a classe que não conseguiria sobreviver sem a presença do senador José Sarney é a política, tanto a situação quanto a oposição. Ele, José Sarney é a mola propulsora para que os políticos se mantenham vivos, assim como parte da imprensa maranhense.

Quem vem de fora observa de imediato isso aqui no Maranhão, mesmo sabendo que o senador José Sarney vive mais a política nacional que a do estado do Maranhão.

O que será quando ele deixar a política daqui a dois anos, quando se encerrará seu mandado de senador pelo Amapá? O Maranhão precisa de novas lideranças. Mas quem tem o perfil para liderar?

Já venho observando há vários anos os jovens políticos desse estado que mostram ter esse perfil, tais como o Luciano Leitoa, Holanda Junior, Vitor Mendes, Eliziane Gama, Roberto Costa, Eduardo Braide e até o Edilázio com sua desenvoltura e coragem.

Mas é preciso saber cortar o cordão umbilical com a falsa liderança e tomar as rédeas como um líder autêntico, que saiba respeitar seus liderados para ser respeitado, que saiba escutar e não querer ser dono da verdade, que saiba ser humilde nas horas precisas.

Foi com esse pensamento que publiquei no dia 26 de abri de 2011 o artigo “Liderar é algo fácil???”. O texto abaixo:

liderarnaofacilLiderança não é algo fácil e não é para qualquer um. Poucas são as pessoas que têm a capacidade de persuadir e comandar. Raros os indivíduos que conseguem a proeza de liderar, pois estar à frente, é muito mais do que “dar ordens” é ser um exemplo ao grupo, ter compromisso,”pulso firme” e responsabilidade.

O líder se compromete com o objetivo e também com os seus liderados, muitos acreditam que “o fim, justifica os meios”, o que dá a entender que para se conseguir o que deseja, “vale tudo”, vale qualquer caminho, o importante é o resultado, mas líderes, são aqueles que normalmente acreditam que “os meios, justificam o fim”, ou seja, pensar na equipe, na estratégia e verificar o “melhor caminho” são primordiais para se chegar ao êxito!

Se você já tem uma equipe e pretende levá-la à melhores resultados, não cobre apenas, incentive, mostre que está preocupado com as tarefas, mas também com as pessoas, não tenha medo dos talentos que surgirem, na verdade uma das suas missões é desenvolver o potencial de cada um, seja comprometido, ético e responsável. E se você pretende liderar, seja humilde para aprender e cauteloso ao colocar em prática, mas sem dúvida alguma, tenha atitude hoje para amanhã também deixar o seu legado.

Vale ressaltar que para ganhar confiança é preciso fazer por onde, ser honesto, responsável, justo, competente, integro, equilibrado, humilde com seus liderados… Não se ganha confiança apenas por estar naquela posição, mas por ser uma pessoa correta, atenciosa e equilibrada, que se preocupa com os demais muito mais do que com você próprio. Confiança é algo muito forte, e não se conquista do dia pra noite, nem se conquista pedindo aos demais… confiança se conquista com o dia-a-dia e com as atitudes que tomamos na vida. E algo muito importante: confiança é difícil conseguir, mas é fácil, muito fácil mesmo de se perder.

Como se vê, a política está ficando órfão desses lideres, seja a oposição, seja na posição… Será possível que ninguém aprendeu com José Sarney a arte de liderar? Ele está aí há 56 anos liderando e vai continuar até seus 84 anos de vida a frente dos destinos do Brasil? Quais são as principais atenuantes de Sarney que deixam seus opositores e críticos chateados com a sua sobrevivência na política por quase 60 anos e sempre no topo? Com certeza a tranqüilidade, diplomacia, saber escutar, poder de persuasão e sedução, articulista, respeito aos seus liderados, responsabilidade e carisma… É… Não é fácil encontrar alguém com essas virtudes… Vai demorar em nascer igual no Maranhão e até no Brasil!!!

  Publicado em: Governo

13 Responses to Edivaldo Holanda Junior: Um líder ou um liderado?

  1. karolina disse:

    o verdadeiro líder não pode e nem deve ser comparado com sarney. lider no nordeste tem nome, se chama EDUARDO ACIOLY OU ARRAES COMO QUEIRAM, pernambuco é um estado menor que o maranhão, tem a população maior e é um canteiro de obras e investimentos a céu aberto há muitos anos. sarney não é e nunca será líder neste estado, um homem avaliado na fortuna familiar de 125 milhões de reais em 2002 segundo a revista veja, que nunca fez nada por esse estado sem que fosse beneficiado, sua famiglia prospera abundantemente, enquanto os maranhenses sofrem pela escravidão branca imposta pelo enganador, pior para os menos afortunados, que moram ao relento ou em casa de taipa e os seus seus liderados (amigos do poder local) estão ricos, afortunados, enquanto o povo maranhense sofre com índices sociais que envergonham qualquer maranhense. ainda bem caio, que vc não é e nunca será um maranhense, um ludovicense, não nasceu na ilha rebelde, não tem sangue na veia, a coragem não sua companheira, um cargo comissionado lhe caie bem, até porque em outros lugares o escravo ama o chicote de seu amo, (aproveite e assista ringo, talvez o personagem do ator samuel jackson tenha algo em comum com vc), que não é caso dos maranhenses que sofrem com esta mazela, no qual vc só consegue ver grandeza, mais o que fazer? aonde e$$tar o teu coração, e$$tar o teu tesouro, além do mais, vc não é obrigado a escrever a verdade. sob sua pena, vale mais, quem paga mais. são só os fatos, sem ofensa.

    • Caio Hostilio disse:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…. Para você serve o próximo post!!! A história está aí!!! Não será você e nem eu que mudará isso, miquinha!!

    • Andrade disse:

      Karolina, larga de ser abestada! Aonde que Sarney tem R$ 125 milhões, duvido?! Esso dinheiro pra ele é troco! Só no imperio das comunicações ele tem mais que isso…

      Sem falar das propriedades, hoteis, fazendas, ações, supermercados, prédios, shoppings, aviões, ilha, terras ociosas, montadores, térmicas, cruzeiros, etc… Por baixo, deve dar uns cinco bilhões…

      • Caio Hostilio disse:

        Poxa!!! Miquinho, você se revoltou de uma forma violenta!!! Miquinho, só pra nós dois, não conta para os pseudos, Sarney é dono de 60% de todo o pré-sal, Eike comprou 15% e os Estados só vão dividir 25% dos lucros!!! Não fala isso pra ninguém!!!

  2. fala sério disse:

    fala sério! Edvaldo esse eu o conheço pessoalmente! pelo que sei esse jamais irá deixar alguém lhe governar esse tem dom de liderança! vai em frente Edvaldo voçe é capaz eu aposto em voçe!!!!!!!!!!!

  3. Pingback: Marco Aurélio D'Eça | Edivaldo Holanda Junior: Um líder ou um liderado?

  4. Evan de Andrade disse:

    Um policitico por vocação!

  5. Evan de Andrade disse:

    Um político por vocação!

  6. Milena Mendes disse:

    Prof. Caio, e o dep. Neto Evangelista? Você já observou?
    Participei da campanha do 45 e fiquei impressionada com o que vi.
    Quase que carregou a campanha! Apesar de todas as dificuldades que o pref. Castelo passava.
    O que me diz?

    • Caio Hostilio disse:

      Ele tem uma excelente conduta… Já conversamos muito. Ele precisa fazer alguns ajustes em sua vida pública. Ele tem tudo para se tornar uma grande liderança política.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog