Liderar é algo fácil???

Publicado em   26/abr/2011
por  Caio Hostilio

Liderança não é algo fácil e não é para qualquer um. Poucas são as pessoas que têm a capacidade de persuadir e comandar. Raros os indivíduos que conseguem a proeza de liderar, pois estar à frente, é muito mais do que “dar ordens” é ser um exemplo ao grupo, ter compromisso,”pulso firme” e responsabilidade.

O líder se compromete com o objetivo e também com os seus liderados, muitos acreditam que “o fim, justifica os meios”, o que dá a entender que para se conseguir o que deseja, “vale tudo”, vale qualquer caminho, o importante é o resultado, mas líderes, são aqueles que normalmente acreditam que “os meios, justificam o fim”, ou seja, pensar na equipe, na estratégia e verificar o “melhor caminho” são primordiais para se chegar ao êxito!

Se você já tem uma equipe e pretende levá-la à melhores resultados, não cobre apenas, incentive, mostre que está preocupado com as tarefas, mas também com as pessoas, não tenha medo dos talentos que surgirem, na verdade uma das suas missões é desenvolver o potencial de cada um, seja comprometido, ético e responsável. E se você pretende liderar, seja humilde para aprender e cauteloso ao colocar em prática, mas sem dúvida alguma, tenha atitude hoje para amanhã também deixar o seu legado.

Vale ressaltar que para ganhar confiança é preciso fazer por onde, ser honesto, responsável, justo, competente, integro, equilibrado, humilde com seus liderados…Não se ganha confiança apenas por estar naquela posição, mas por ser uma pessoa correta, atenciosa e equilibrada, que se preocupa com os demais muito mais do que com você próprio. Confiança é algo muito forte, e não se conquista do dia pra noite, nem se conquista pedindo aos demais… confiança se conquista com o dia-a-dia e com as atitudes que tomamos na vida. E algo muito importante: confiança é difícil conseguir, mas é fácil, muito fácil mesmo de se perder.

Como se vê, a política está ficando órfão desses lideres, seja a oposição, seja na posição… Será possível que ninguém aprendeu com José Sarney a arte de liderar? Ele está aí há 56 anos liderando e vai continuar até seus 84 anos de vida a frente dos destinos do Brasil? Quais são as principais atenduantes de Sarney que deixam seus opositores e críticos chateados com a sua sobrevivência na política por quase 60 anos e sempre no topo? Com certeza a tranquilidade, diplomacia, saber escutar, poder de persuasão e sedução, articulista, respeito aos seus liderados, responsabilidade e carisma… É… Não é fácil encontrar alguém com essas virtudes… Vai demorar para nascer um igual no Maranhão e até no Brasil!!!

  Publicado em: Governo

15 comentários para Liderar é algo fácil???

  1. Saulo Motense disse:

    OLGA SIMÃO ESTÁ SERVINDO DE ESCUDO PAR ESSA GESTÃO POR INCOMPETENCIAS LEVADA A CABO POR ROSEANA. QUE TEIMA COMO MENINA BUXUDA PARA NÃO DAR OS DIREITOS DOS PROFESSORES, E ENQUANTO ISSO A GREVE AUMENTA NAS ESCOLAS DA CAPITAL E INTERIOR E TODOS ESTÃO INSASTIFEITOS COM ESSA DEMORA NO ACORDO DA CATEGORIA E GOVERNO DO ESTADO.
    QUERO É VER AS EXPLICAÇÕES DE ONDE ELES BOTARAM A DINHEIRAMA DO FUNDEB. CUIDADO CÉSAR PIRES, ANSELMO RAPOSO E LOURENÇO VIEIRA DA SILVA QUE ERAM TITULARES DA EDUCAÇÃO E NAO PRESTARAM CONTAS.

  2. Saulo Motense disse:

    Essa Olga simão não vai porque é incompetente. Não tem a linguagem da área da educação. Outro dia me fizeram uma pergunta: por que os professores não fizeram a greve no mês de setembro, durante o período eleitoral? Ora a resposta é simples: é porque estavam fazendo campanha pra Roseana. No governo Jackson não houve terrorismo com os professores. Agora fiquem na chibata.

    • admin disse:

      Os professores que votaram em Roseana com certeza estão em sala de aula, pois não se sujeitam a ser massa de manobra do Sindicato do PCdoB de Flávio Dino e seus cupinchas.

  3. Saulo Motense disse:

    a superproteção que fazem os governistas para com a Olga Simão, certamente é porque sabem que de educação ela não entende nada. E quando ficar frente a fente com deputados conhecedores do assunto, ao ser questionada sobre assuntos básicos, isso vai ficar muito claro, quando então o governo e a secretária serão desnudados.

    • admin disse:

      É qual é o deputado ali que conhece educação? Eles não sabem nada, nadica de nada. Apenas fazem politicalhas dentro do senso comum. Desafio qualquer um deles para discutir educação em sua essência. Quer tirar uma dúvida? Pergunta a eles por que até hoje não definiram uma linha pedagógica ao ensino público brasileiro e por que não mudaram o sistema de avaliação? Isso é primordial para uma educação de qualidade.

  4. Saulo Motense disse:

    SEI NÃO, MAIS UM DIA VC VERAS QUE ESSE GOVERNO NÃO EXISTE…MAIS TEM QUE DEFENDER POR CAUSA DO GRUPO DE SEU PATRÃO…MAIS FAÇA UMA AVALIAÇÃO DESSE GOVERNO…ASSIM PREFEITURA E GOVERNO QUE ESTÃO UMA M…
    Roseana Sarney aproveita-se de toda oportunidade que tem para dizer que o Maranhão atravessa uma fase ímpar em sua história de crescimento econômico e que será insuperável. Que a fase de prosperidade é devido ao seu fantástico e diferenciado governo, que é um motor indutor desse crescimento.
    Uma gestão que só existe na propaganda. Virtualmente. O Maranhão está estagnado, com problemas seriíssimos na área de educação, de saúde, do emprego e da segurança. Esse mar de rosa é imaginário e só existe no mundo enganoso das mídias do governo.
    O problema é que, como tudo que ele afirma é fruto de ficção, desmorona quando são publicadas estatísticas, principalmente sobre o nível de emprego no estado. Na semana passada aconteceu de novo. As estatísticas sobre isso no caso do Maranhão são terríveis.

    • admin disse:

      Esse teu discurso já não cola mais… São 40 anos e não mudam… O povo já cansou, tanto que votaram nela novamente. Portanto, muda o disco.

  5. Saulo Motense disse:

    As únicas promessas que a governadora Roseana Sarney vem cumprindo em seu governo são as ameaças. Prometeu e descontou os salários dos educadores do Estado, que estão em greve há 56 dias. O governo não podia ganhar um inimigo pior do que os professores.
    AGORA DEFENDA PROFESSOR…

    • admin disse:

      Esse factóide é mais um desespero. Governo bem que podia fazer isso, pois a greve foi decretada irregular pelo TJ e o STF, mas não fará. Esse papo é apenas para justificar uma greve politiqueira comandada pelo PCdoB de Flávio Dino e seus cupinchas.

  6. Saulo Motense disse:

    APENAS UMA CARTA DE UM PROFESSOR, SOFRENDO NESSE DESGOVERNO ROSEANA….
    Colegas Educadores,

    Tem-me chegado e-mails de colegas educadores, de várias cidades maranhenses, preocupados com a notícia de desconto, que variam de 10 a 15 dias, e ansiosos por saber o que fazer e a quem responsabilizar.

    Digo para eles que o nosso sindicato não errou até aqui e que o desconto pode ser uma jogada do governo, neste momento em que o mesmo sinaliza para reinicio das negociações.

    O governo fez várias jogadas, nenhuma com os efeitos que desejava. Ficou desmoralizado e tem perdido importantes apoios, como este agora de “deputados descontentes”.

    Face a imposição federal da Lei do Piso, que indica estarmos certos, e a possibilidade do movimento crescer com a revolta gerada pelos descontos, o governo pode estar apostando neste, desesperadamente, como instrumento de barganha ou de pressão negocial.

    A ideia pode ser chegar a mesa de negociação com os representantes sindicais pressionados por alguns educadores que entendam que o sindicato errou.

    Mas isto é o que posso perceber agora, a prioristicamente. A verdade é que precisamos ter calma, discernimento e ouvirmos todos os parceiros para analisarmos complexamente esta decisão “envenenada” do governo Roseana e encontrarmos a melhor saída neste momento.

    Saudações fraternas,

    Francinaldo Morais
    professor de História, Caxias-MA.

    • admin disse:

      Caso seja descontado, não está errado, visto que a greve foi decretada irregular pelo STF e o TJ, contudo não acredito que façam isso. Issso é apenas factóides daqueles que não aceitam a derrota na Justiça de uma greve política liderada por Flávio Dino e seus cupinchas.

  7. I think this is an amazing effort, and i believe strongly in helping everyone around the world. Im joining this cause for as long as i can, but at least a week, in memory of the people who have died in this holocaust and tell everyone about the effort.

  8. […] com esse pensamento que publiquei no dia 26 de abri de 2011 o artigo “Liderar é algo fácil???”. O texto […]

  9. […] com esse pensamento que publiquei no dia 26 de abri de 2011 o artigo “Liderar é algo fácil???”. O texto […]

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos