Choque de gestão não é choque político!!!

Publicado em   25/nov/2012
por  Caio Hostilio

Quando começou os programas eleitorais para prefeitura de São Luís, mostrei aqui neste blog que não tínhamos opção. Passando mais de 20 dias de programa, comecei a dizer que os candidatos não tinham programa de governo e sequer conheciam os problemas crônicos dessa cidade.

Chegou o segundo turno e a coisa não mudouem nada. Ocandidato Edivaldo Holanda Junior continuou vendendo a mudança e novo sem dizer que mudança e o novo seriam esses. Ora bolas!!! Ficou evidente que não existia nada de mudança e nem tampouco de novo, apenas o slogan, como já disse aqui e que deu um trabalho tremendo aos marqueteiros.

Ao vencer as eleições, fiz uma matéria onde chamei pela primeira vez a atenção para as principais áreas que deveriam ter suas equipes montadas e começando a trabalhar. Não vi nenhum movimento nesse sentido. Verifiquei que o prefeito eleito Holanda Junior, assim como seus aliados, desconheciam de gestão pública, principalmente de uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes, cujas áreas cruciais passam de uma mão para outra em menos de um minuto.

Montaram uma equipe de transição. Ali eu vi a total infantilidade de um grupo. Só faltou acreditarem papai Noel, quando eram para ter montado as equipes das cinco áreas cruciais para dar continuidade a gestão deixada por João Castelo.

Chamei a atenção para o realinhamento do orçamento, finanças/tributação, saúde, educação, urbanismo. As outras áreas poderiam ser debatidas com mais cautela. Mostrei até o último repasse que o atual prefeito receberá e qual o primeiro que o futuro receberá. Apenas levaram como questionamentos críticos para o mal. Pena.

Agora leio que Holanda Junior vai contratar a empresa Macroplan para dar um choque de gestão na administração de São Luís. Que bom!!!

Mas li que as medidas emergenciais seriam limpeza emergencial, tapa-buracos e demissões de prestadores de serviço? Sinceramente, eu não acredito que técnicos conhecedores em gestão pública tomariam isso como choque de gestão, para impactar a cidade nos 100 primeiros dias de governo!!!

Primeiramente, para se concretizar um choque de gestão, vem a verdade!!! Claro que é necessário enxugar a máquina e para isso mostrar que existem órgãos desnecessários, mostrando através de organogramas e fluxogramas que os serviços ficariam eficientes e melhorariam o atendimento da coletividade.

Limpeza emergencial e tapa-buracos? Prefiro não acreditar!!! Técnicos em gestão pública sabem que existem três áreas que se tornaram um caos e precisa de um choque de gestão imediato como resposta para o povo. A educação, que ainda não terminou o ano letivo de2011. Asaúde, que precisa de alternativas paliativas urgentes, como alugues de leitos de hospitais, convênios ou parceria. Transporte/urbanização. Os técnicos sabem que a SMTT numa mudança brusca leva uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes a um caos total. Existe aí controle do transporte de milhares de pessoas e, principalmente, o controle do trânsito.

Portanto, choque de gestão não é o mesmo de choque político!!!

  Publicado em: Governo

17 Responses to Choque de gestão não é choque político!!!

  1. Gilberto disse:

    Caio, eu não sei porque vc não saiu candidato a prefeito em lugar de W.O, talvez teriam um melhor resultado nas urnas, porque suas informações teoricas são incriveis ou vc tenta vender que é um c. d. f, em gestão publica, pelo que eu já interpretei sobre este assunto dessa empresa, ela vai fechar um pacote de trabalho “choque de gestão”, isto vai atingir até o numeros de secretarias que por ventura foram criadas para apadrinhar politicos com cargos, é logico que do jeito quen está nãp pode continuar, todos que estão e vão participar do governo que estão constuindo o secretariado, sabem quais os entraves da maquina publica municipal e vão com certeza mexer nessas feridas e cura-las para que possamos nos orgulhar de nossa cidade no futuro bem proximo. caso issi não aconteça serei o primeiro a criticar.

    • Caio Hostilio disse:

      Gilberto, é exatamente o que eu disse nas matérias anteriores sobre organograma e fluxogramas e enxugamento da máquina. Estou falando das outras ações que li que iam fazer. Eu disse que não acredito que técnicos fariam isso. Quanto a eu ser candidato, isso nunca passou pela minha cabeça, quanto a gestão pública debato, pois é minha formação e trabalhei por muitos anos na área.

  2. Maranhense disse:

    Caio, fala-se que a Macroplan foi responsável pelo choque de gestão em Minas, mas por onde pesquiso só vejo o nome do INDG? Que empresa é essa? Nao tem macaco neste telhado…

    • Caio Hostilio disse:

      Não conheço as empresas de Consultoria em administração pública de Minas Gerais. Nem sabia que o Aécio tinha feito tal trabalho, visto que técnicos excelentes ele montou quando se tornou governador. Quem não lembra do Simão Cirineu? Até hoje é disputado por vários governos. O problema é que Aécio não ligou em cores partidárias, mas sim em montar uma equipe de excelentes técnicos e pontos estratégicos.

    • PINHEIRENSE disse:

      ESSA EMPRESA TEM COMO UM DOS DIRETORES UM AMIGAO DE FLÁVIO CHORÃO. O PICARETAO JÁ FOI DIRETR DO SEBRAE MARANHAO NAS. GESTÕES BALAIA DE JAKSON LAGO E ZÉ BOIZAO REINALDO. ADIVINHEM QUEM ÊH ESSE CABRA DE SOBRENOME ITALIANO E QUE ERA UM AGITADORZAO DO CURSO DE ECONOMIA DA UFMA…….
      E AÍ CAIO. JÁ SABE QUEM E?

      • Caio Hostilio disse:

        Se partirem para a política e não para o fator gestão em sua essência, com certeza o tiro sairá pela culatra.

  3. Regina disse:

    ei tu sabe tanto ! Por que não se candidatou? Vcs blogueirosarneistas não aguentam esperar o começo da gestão do cara! Nós eleitores não acreditamos em papai-noel, votamos em HJ sabendo de todas as dificuldades e problemas da prefeitura e ainda por cima dos seus aliados políticos, mas aida assim era a melhor pela opção .Além de mostrar pra Sarney e Castelo que estamos fartos. Se HJ não trabalhar vai perder na próxima. O povo apanha mas aprende!

    • Caio Hostilio disse:

      Você é apenas um pessoa que além de não saber nada, acha que vai ganhar alguma coisa fazendo uma defesa tão sem sentido e fora de eixo. Procura estudar e quiçá ajudar o Holanda Junior a dar o choque de gestão que tanto São Luís precisa.

  4. Antonio Lima disse:

    Professor, o problema é que nada funciona… se o Gestor colocar ao menos os semáforos para funcionar já vai contribuir bastante para amenizar o sofrimento dos que são obrigados a dirigir no caos que é o nosso trânsito.
    Saúde, educação, infraestrutura, disciplinamento da ocupação dos espaços público… precisam mais que de “choque de gestão”.

    Concordo plenamente com o seu ponto de vista quanto a falta de um programa dos candidatos, e a prova de que não tinham um plano é a contratação dessa Empresa, pelo jovem Prefeito.
    Será que as nossa universidades não formam técnicos com capacidade para suprir uma necessidade como essa e o Maranhão não tenha ninguém com capacidade de fazer um mapeamento e traçar linhas de ações para serem executadas por um gestor?
    Torço para que o jovem Prefeito consiga colocar a máquina administrativa nos trilhos e a população tenha os serviços restabelecidos.

    • Caio Hostilio disse:

      Meu amigo, você consegue ver as coisas, como seria bom que todos tivessem seu senso crítico…

  5. Fernando disse:

    Perfeito o seu artigo Caio, e muito interessante tbm o seu titulo, pois é um ponto importantissimo que voce aborda. Resta saber meu amigo se nao ira causar confronto politico entre esse pessoal ao ver Holanda Jr vetando muitos nomes e contratando empresas de fora. Sabemos que tem muitos deles (pessoas ligadas ao prefeito) que nao sabem porra nenhuma de gestao publica. A cidade esta cheia de problemas em muitas areas. Aconselharia Holanda Junior ler bastante seu blog, pois todos os pontos que vc esta questionando sao extremamente relevantes.

  6. PINHEIRENSE disse:

    NA VERDADE ESSA MACROPLAN E DE ORIGEM PARAIBANA E NÃO MINEIRA,E TEM COMO UM DE SEUS DIRETORES UM ECONOMISTA FORMADO NA UFMA E QUE FOI DIRETOR DO SEBRAE MA DE NOME GUSTAVO MORELLI.

    AÍ TEM MEU CARO PROF. CAIO!!!
    TEM PILANTRAS DO SEBRAE NESSA TRAMA DE CHOQUE DE GESTÃO, COM FINALIDADE DE DEMITIR MAIS DE 10.000 CONTRATADOS DA PREFEITURA DE SAO LUIS.

  7. detetive disse:

    o artigo é bom e serve de alerta para cobranças futuras, acho um ponto importante e positivo em relação as intenções do prefeito: DO JEITO QUE ESTÁ, NÃO DÁ, TEM QUE MUDAR.

  8. Pingback: Holanda é aprovado somente 19% dos ludovicenses? Acho que não chega a tanto!!! | Caio Hostilio

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog