Veja o quanto o debate no Maranhão é medíocre, fora do eixo, politiqueiro, no senso comum e canalha!!!

Publicado em   11/jul/2012
por  Caio Hostilio

"Hei doido, esses são os representantes de vocês???KKKKK"

Sinceramente o Maranhão é um estado atípico em todos os sentidos que se possa imaginar. O pior de tudo é que as pessoas são induzidas pelos politiqueiros de plantão a engajarem num debate sem nenhum tipo de conhecimento para criticar e questionar o assunto em questão.

Hoje (11), o debate na Assembléia Legislativa do Estado foi sobre a Refinaria Premium, cuja discussão beira uma conversa de bar, depois de várias rodadas de doses de cachaça… Quanta falta de conhecimento!!! Chegar a causar urticárias escutar um bando de camaradas que se dizem representantes do povo não terem conhecimento algum dos acontecimentos econômicos em que vive o mundo, a briga por uma fatia no mercado mundial e, principalmente, da logística como fator primordial para que possa ter preços competitivos.

Com a descoberta do Pré-Sal, o governo federal buscou agir rapidamente para que pudesse se livrar das crises econômicas. De início virou a menina dos olhos dos fabricantes de sondas, visto que o petróleo do pré-sal está em águas profundas e partiu para buscar recursos. Por outro lado, tinha que construir duas refinarias de grande porte em local estratégico logisticamente, para poder competir no mercado internacional. Por isso, São Luís e Recife não foram escolhidas por acaso ou por politicalhas eleitoreiras, como imbecis querem fazer crer.

Ora bolas!!! São Luís está bem mais próximo do mercado consumidor, tem um porto favorável, tem a norte/sul, o canal do Panamá está sendo alargado… Tudo isso foi estudado… São fatores econômicos e de mercado internacional e não para um debate politiqueiro. 

Para que os incautos não debatam sem consistência, as construções dessas refinarias tinham que ser suspensas, visto que a exploração do pré-sal não teve início ainda, porém isso não implica dizer que as mesmas não serão construídas, haja vista que elas serão a mola propulsora para o escoamento da produção dos derivados do petróleo pré-sal para o mercado internacional. Ou os incautos acham que o petróleo do pré-sal será comercializado com a Antártica? 

Com a falta de investimentos internacional, devido as crises, o Brasil optou por construir aqui suas próprias sondas. Vale ressaltar que essa decisão não foi ideológica, mas necessária. Para piorar a situação, existe pouca mão de obra qualificada no Brasil para construir essas sondas.

Segundo estimativa de especialistas, cada plataforma do pré-sal precisa de pelo menos 300 profissionais. O grande problema é que não se forma um especialista em pré-sal da noite para o dia. E os estaleiros têm pressa. Apesar de prometer entregar “a primeira sonda da América Latina” em tempo recorde – 42 meses – Mark Cheak Choon, da Jurong Brasil, promete que não importará mão de obra.

Dirigentes da própria companhia reconhecem reservadamente que a decisão de nacionalizar as etapas da produção custa, pelo menos no curto prazo, mais caro à Petrobrás. No médio prazo, contudo, a tendência é que os preços se aproximem do mercado internacional. Segundo especialistas, vale a pena esperar. Como o aluguel de navios sondas é caríssimo, a construção de uma embarcação se paga em três anos. “A vantagem para o Brasil é acrescentar as sondas de perfuração à lista de equipamentos offshore que os estaleiros brasileiros já produzem”, explica Ariovaldo Rocha, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval Offshore (Sinaval). Em 2012, ao menos doze novas sondas entrarão em operação para perfurar 66 poços exploratórios no mar. Destes, 18 serão na Bacia de Santos, 16 na Bacia de Campos, 11 na Bacia do Espírito Santo, 9 em Sergipe, 5 na margem leste.

Portanto, a presidente da Petrobrás, o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o ex-presidente Lula e atual presidenta Dilma não mentiram, a Refinaria Premium não é um engodo e sugiro aos incautos que procurem ler mais sobre economia internacional, mercado internacional e, principalmente, a importância da LOGISTICA NA DISPUTA DO MERCADO INTERNACIONAL, CASO CONTRÁRIO OS DEBATES SEMPRE SERÃO MEDIOCRES E IDIOTAS!!!

  Publicado em: Governo

9 comentários para Veja o quanto o debate no Maranhão é medíocre, fora do eixo, politiqueiro, no senso comum e canalha!!!

  1. Antonio Lima disse:

    Professor, perfeita a sua análise e considerações… A grande problemática é: as nossas elites não estão atenta e nem tão pouco dão a devida importância para essas questões, e a prova maior desse despreparo e descaso são os últimos acontecimentos, onde uma instituição de ensino superior, a única particular que oferece cursos tradicionalmente procurado por essas elites desbaratou uma quadrilha formada por pessoas da mais alta roda social, que por não valorizar os estudos, o preparo e o mérito corrompem, pois acreditam que o dinheiro pode tudo. Na classe política as coisas não são diferentes e os debates são sempre em torno de interesses de grupelhos, pessoas onde o personalismo é a tônica deixando de lado o debate no campo das ideias, de projeto inovadores e de ações que visem as transformações e mudança que o mundo no impõe.

    • Caio Hostilio disse:

      Antonio, o Maranhão só vai mudar quando seu povo deixar a politicalha e a canalhice deixarem de movimentar os ideais, como se esse estado estivesse em outro planeta… Falta preparo para o debate com conhecimento de causa… Os debates são nojentos…

  2. José Carlos Tajra disse:

    Se não mentiram a Governadora Roseana Sarney, o Ministro de Minas e Energia e o ex-presidente Lula, a Refinaria Premium estará sendo inaugurada nestes dias…
    O problema é que enganaram o povo, ao dizerem e posteriormente garantirem que a obra seria efetuada no prazo inicialmente prometido, quando sabiam dessa impossibilidade.
    E isto sim, é uma politicagem canalha.

  3. Petrolino disse:

    Que a refinaria vai ser construída, ninguém duvida, com ou sem Roseana no govero. Acontece que para se eleger, Roseana usou ao extremo que a refinaria seria constrída e entregue durane seu governo, o que como a Fostem falou só em 2018, um atraso de seis anos. E o eleitorado mais uma vez foi enganado. Parce sina daquela região receber calote do governo do Maranhão, que o diga o engodo Kao-I.

    • Caio Hostilio disse:

      Engodo de Roseana coisa nenhuma… O erro técnico foi da Petrobrás, que não previu que a extrasão do petroleo do pré-sal só poderia ser feito através de sonda e não de plataformas… leia e releia o texto e deixe de falar babaquices… O erro levou as ações da empresa a cair no mercado internacional… Procure acompanhar as coisas… A refinaria de Pernambuco também foi paralizada exatamente por isso.

  4. […] dia 11 de julho de 2012 publiquei “Veja o quanto o debate no Maranhão é medíocre, fora do eixo, politiqueiro, no senso comum e canal…”, onde termino dizendo: Portanto, a presidente da Petrobrás, o Ministro de Minas e Energia, […]

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos