Postado por Caio Hostilio em 31/maio/2014 - 1 Comentário
É preciso que você como presidente do Sampaio entre com uma representação na CBF contra esses juízes que vêm apitar os jogos no aqui no Maranhão, haja vista que eles roubam o time maranhense na maior cara de pau na frente de mais de 35 mil torcedores, que deixam o estádio revoltados.
Também pede para o pessoal não anunciar mais o público presente, pois é uma enganação tremenda… Hoje (31), anunciaram 14 mil pessoas quando no mínimo estavam ali 35 mil pessoas.
Também, que os jogadores lutem pelo glorioso Sampaio quando o juiz desrespeitá-lo, principalmente nos lances em que os jogadores adversários fazem faltas violentas e ainda partem pra cima do juiz e os jogadores do Sampaio ficam caladinhos. É preciso pressionar!!!
Do mais o Sampaio tem time o suficiente para vencer qualquer time que está disputando a série “B” do Brasileiro.
Meus Parabéns ao time, a torcida, ao Bar mais Sampaio e do “L” da vitória do Castelão e ao fantástico torcedor que disse tudo:
Postado por Caio Hostilio em 31/maio/2014 - Sem Comentários
A Secretaria de Estado de Segurança (SSP), por meio do Batalhão de Choque da Polícia Militar, está realizando a Operação Tornado nos bairros Coroadinho, Cohab, Parque Araçagi, Parque Jair e Alto do Turu, em São Luís. O objetivo da ação, iniciada na segunda (26) e que se estende até a segunda (2), é combater a violência e diminuir os índices de criminalidade na Região Metropolitana da capital.
A operação, que é realizada com o contingente de 35 policiais, sete viaturas e quatro motocicletas, foi determinada pelo comandante geral da PMMA, coronel Zanoni Porto, e está sendo realizada semanalmente. A coordenação é do comandante do Batalhão de Choque, major Wellington Araújo.
Nas áreas onde a ação está sendo efetuada a operação, a tropa especial realiza incursões e abordagens de rotina, em bares e logradouros públicos. A operação é planejada de acordo com o levantamento de dados sobre violência nos bairros da Região Metropolitana.
A população aprovou a ação policial. Doralice Silva, 32 anos, empregada doméstica, disse que se sente mais segura com o policiamento. “A ação da polícia é positiva, pois reduz o tráfico de drogas e a violência no nosso bairro”, disse.
Postado por Caio Hostilio em 31/maio/2014 - Sem Comentários
Os passageiros que embarcaram na Estação Ferroviária de Açailândia rumo a São Luís e outras cidades, nesta sexta-feira (30), tiveram uma viagem ainda mais salutar. É que a Secretaria de Saúde do Estado (SES), em parceria com a Vale, promoveu o projeto Estação Saúde, que ofereceu atendimentos e serviços de atenção básica, durante todo o percurso Açailândia/São Luís.
Ao todo, 30 profissionais, entre enfermeiros, psicólogos, odontólogos, entre outros, atuam na iniciativa que é coordenada pela Superintendência da Atenção Primária da SES e, na quinta-feira (29), movimentou o percurso contrário, São Luís/Açailândia. O objetivo da ação é conscientizar a população que mora nos 23 municípios cortados pela Estrada de Ferro Carajás sobre a importância de cuidados com a saúde.
As atividades começaram ainda na Estação de Açailândia, com a realização de atividades lúdicas para chamar a atenção dos viajantes e a equipe dando detalhes do projeto. Depois, de maneira divertida, enfermeiros da equipe, caracterizados como palhaços, circularam por todos os vagões convidando os passageiros para se dirigirem as áreas de atendimento.
Na viagem, os passageiros tiveram acesso a atividades de diagnóstico, orientação e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, promoção da saúde da mulher, do idoso, do homem e bucal. Foram desenvolvidas ações em saúde mental, da criança e do adolescente, nutrição, além de medidas de combate a hepatite B e C e tuberculose, de prevenção a DST/Aids, com a realização de testes rápido de HIV e sífilis.
Durante o percurso, também foram distribuídos kits de saúde bucal (com escova de dentes, creme e fio dental), preservativos, lubrificantes e produtos de higiene pessoal. Além disso, os passageiros receberam folderes educativos, assistiram a vídeos e participaram de atividades laborais com educador físico.
Relevância
A relevância do projeto foi destacada pela coordenadora de Saúde Bucal da SES, Victória Santos. “Essa parceria faz parte de uma ação social na qual nós disponibilizamos para os passageiros alguns exames e também orientação de higiene bucal, saúde do homem e da mulher, entre outros. Estamos na terceira edição deste projeto que tem por objetivo despertar e alertar a todos para os cuidados que devem ter para uma melhor qualidade de vida”, observou.
O analista de Responsabilidade Social da Vale, Alexandre Santos, destacou o alcance do projeto. “Essa iniciativa surgiu no ano passado, quando realizamos a primeira campanha de combate à hanseníase e identificamos um alto índice da doença. O Estação Saúde consegue comtemplar cerca de três mil pessoas nas viagens de ida e volta a Açailândia. Portanto, é uma ótima oportunidade de levar mais saúde às pessoas”, declarou.
Os beneficiados pela iniciativa aproveitaram os serviços. A dona de casa Maria de Sousa participou pela segunda vez do projeto. “Essa ação contribui para que todos os passageiros do trem tenham mais cuidados com a saúde. São várias informações que são repassadas e que muitas pessoas não sabem. Essa é a minha segunda vez e acho que todos estão de parabéns por essa atitude. Aqui, além de receber informações levo para minha comunidade e repasso a todos”.
A iniciativa faz parte de uma união de forças da SES e Fundação Vale. O projeto nasceu no ano passado por meio de ação pontual junto aos usuários do trem de passageiros para orientação e diagnóstico da hanseníase.
Postado por Caio Hostilio em 31/maio/2014 - Sem Comentários
Por diversas vezes já escrevi sobre esse assunto aqui nesse blog e em diversos artigos para jornais, coisa que a política local teima em dizer o contrário, pois preferem sempre colocar o estado com terra arrasada. Por isso, os grandes investimentos estão nas mãos de grupos de outros estados e até de capital estrangeiro… Isso vem acontecendo acentuadamente por toda extensão da ferrovia Norte/Sul e a de Carajás… Os maranhenses fecham os olhos, pois acreditam nas politiquices canalhas e safadas.
Ontem (30), na SES, o ex-presidente da república, José Sarney falou: “O Maranhão, dizem, é um estado pobre, é último do Brasil. Todo mundo diz isso aqui, divulgaram isso. Gente, o Maranhão é o 16º estado do Brasil, nós estamos na frente de Mato Grosso do Sul. Mas eles não dizem isso. Por quê? Porque o Maranhão cresceu”, aí está o motivo pelo qual todos querem colocar o estado como o pior entre todos… Basta ver a matéria anterior a essa, onde o pau de arara e transporte escolar em Pernambuco, dito pelos politiqueiros daqui como o melhor governo do país.
Mas para mostrar como funciona essa sacanagem contra o Maranhão, deixo abaixo uma matéria que fiz contra uma reporcagem esdrúxula feita pela Rede Globo:
Os politiqueiros pegam carona nos mais farsantes dados citados por uma mídia que quer se aproveitar para massacrar seus adversários. Isso é repugnante.
A Rede Globo foi de uma infelicidade tremenda quando mostrou o Palácio dos Leões e em seguida palafitas, como se isso só fosse visto em São Luís. Quanta pobreza de espírito!!!
Vamos mostrar o quanto tudo não passou de uma canalhice contra o Maranhão, quando todos sabem da situação de miséria que se ver por esse país afora.
Quando essa mídia tem outro alvo, escrevem assim: “Levada ao pé da letra, a afirmação da presidente Dilma Rousseff de que o Brasil “venceu a pobreza extrema visível” não resiste a um rápido giro pelas vias que cercam o Palácio da Alvorada, residência da governante, e a Esplanada dos Ministérios.”
Se olharmos para o tipo de reporcagem feita em São Luís, pela Rede Globo, verificará que o repórter usou do sensacionalismo, como se aquilo tudo só existisse no Maranhão, mesmo tendo ele se superado em riquezas e no aumento surpreendente do PIB, cuja colocação a 16º posição entre os 27 estados do Brasil.
No dia 20/12/2013, a Assembléia Legislativa de São Paulo debateu que o estado é maior pólo de desenvolvimento do país, mas tem bolsões de miséria. Maria Lúcia Prandi (PT), autora do pedido de constituição de uma comissão de representação para acompanhar o Programa Fome Zero no Estado, lamentou que algumas comunidades de São Paulo tenham Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) menor que o do Estado do Piauí. “O Estado de São Paulo é responsável por 33% do PIB nacional, e ainda temos bolsões de miséria”. Prandi relatou a importância do Fórum São Paulo Século XXI, realizado na Assembléia Legislativa, que tinha como objetivo discutir soluções para os problemas que mais afligem os paulistanos.
Vamos ver os bolsões de miséria em diversas cidades brasileiras e, assim, poder mensurar a canalhice exposta pela Rede Globo.
Postado por Caio Hostilio em 31/maio/2014 - Sem Comentários
Caramba!!! Politiqueiros canalhas e safados, vocês têm que abrir o bico e detonar!!! Isso é um absurdo!!! O cara diz ser o melhor governador do país e apronta uma dessa? Politiqueiros, vamos lá, isso é falta de vergonha… Em Pernambuco, estudantes ainda usam pau de arara para ir à escola. Quero ver vocês, politiqueiros canalhas e safados, estrebuchar a favor dessas crianças!!! Vamos ver se são homens e mulheres preocupados realmente com a vida do próximo…
UOL
Uma operação encontrou crianças sendo transportadas de forma improvisada em caçambas de caminhonetes de médio e pequeno porte, os chamados ‘paus de arara’, no município de Floresta (a 436 km do Recife) no sertão de Pernambuco Divulgação
Uma operação realizada na quinta-feira (29) resultou na apreensão de 26 veículos de transporte escolar que não ofereciam condições mínimas de segurança, no município de Floresta (a 436 km do Recife) no sertão de Pernambuco. O balanço da operação foi divulgado na tarde desta sexta-feira (30) pelo Ministério Público Federal no Estado.
Na fiscalização, as autoridades encontraram crianças sendo transportadas de forma improvisada em caçambas de caminhonetes de médio e pequeno porte, os chamados “paus de arara”.
Muitos dos veículos também trafegavam com pneus carecas e problemas na estrutura, como a falta de cintos de segurança para os passageiros. Motoristas também foram flagrados sem carteira de habilitação.
Durante a operação –que teve seis pontos de bloqueio e durou poucas horas entre o fim da tarde e noite–, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) lavrou 27 autos de infração, com quatro carros apreendidos. Já o Detran abordou 25 veículos e apreendeu 22 deles por não atendimento à legislação escolar, especialmente falta de condições de segurança, conservação de veículos e trafegabilidade.
Ainda segundo o balanço, sete pessoas foram encaminhadas à delegacia da Polícia Civil de Floresta acusadas de crimes de trânsito.
E aí politiqueiros canalhas e safados, vocês acharam essas condições de acordo com o que se espera do melhor governo do Brasil? Só muito óleo de peroba e vergonha na cara!!!!
Postado por Caio Hostilio em 31/maio/2014 - Sem Comentários
A pré-candidatura do senador Lobão Filho (PMDB) ao Governo do Maranhão vai ganhando força com a adesão de novos partidos políticos e apoio de lideranças políticas e comunitárias de diversas regiões do Estado. Nesta sexta-feira (30), no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa, o presidente do diretório regional do Partido Ecológico Nacional (PEN), deputado estadual Jota Pinto, oficializou o apoio da legenda a pré-candidatura do peemedebista.
“Com fé na justiça de Deus vamos caminhar, a passos firmes e largos, rumo à vitória para construir um novo Maranhão, baseado nos princípios da ética, respeito, gratidão, lealdade e amor”, disse o senador e pré-candidato Lobão Filho. O PEN tem 65 pré-candidatos aos cargos de deputado estadual e federal.
“Vou percorrer todo o Maranhão. Conversar com povo do meu Estado olhando olhos nos olhos. Dizer o que o nosso coração estar sentido, sem ódio e muito menos rancor”, declarou Lobão Filho ao agradecer o apoio e acolhida do PEN à sua pré-candidatura.
Vitória – O deputado estadual Jota Pinto disse ter certeza da vitória. “Nós, somos um grande partido. Temos uma base sólida e unidade. O nosso time está crescendo. Vamos jogar para ganhar e, juntos, construir um grande Maranhão para todos nós”, destacou o parlamentar.
O deputado estadual André Fufuca conclamou os jovens a engrossar fileiras para a “renovação da esperança de geração de emprego e renda e novos postos de trabalho” para parte significativa da população que aguardam uma “oportunidade de trabalho, de novas perspectivas de vida”.
A deputada estadual Priscylla Sá acredita na força e potencial do PEN Mulher para a “arrancada da vitória e do grande potencial para a transformação e renovação de um grande Maranhão”.
Representando os gestores municipais, o prefeito de São Bento, Carlos Alberto Pereira, destacou o caráter municipalista do senador e pré-candidato Lobão Filho do Governo do Maranhão. “Como presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, ele já assegurou importantes recursos para os municípios maranhenses propiciando a implementação de ações e projetos que redundaram na melhoria da qualidade de vida do povo”, afirmou.
Postado por Caio Hostilio em 30/maio/2014 - Sem Comentários
Governadora se mostrou sensível às reivindicações do prefeito e deverá propor, nas próximas semanas, ações parceiras entre Estado e Município.
O prefeito Gil Cutrim (PMDB) entregou à governadora Roseana Sarney (PMDB) levantamento detalhado sobre os estragos causados pelas fortes chuvas que continuam caindo no município de São José de Ribamar.
Tal situação ocasionada pelos temporais fez com que a administração municipal decretasse, no início deste mês, estado de emergência na cidade por um período de 60 dias.
A reunião de trabalho aconteceu nesta sexta-feira (30), no Palácio dos Leões, e contou, ainda, com a participação da secretária-chefe da Casa Civil, Anna Graziella Costa.
O levantamento revela com informações, imagens fotográficas e georeferenciadas a situação de bairros de todas as regiões da cidade que, em decorrência das fortes chuvas, sofreram grandes prejuízos, tais como desmoronamentos de trechos de avenidas, pontes, ruas, obras de drenagem e residências, situação que está dificultando e, em alguns casos, impedindo o trânsito de pedestres, veículos e do transporte coletivo.
No documento, também são apontados os prejuízos financeiros causados aos cofres públicos municipais pelo fenômeno da natureza (mais de R$ 12 milhões), além de solicitadas parcerias institucionais, entre Estado e Município, no sentido de executar ações de reestruturação da infraestrutura das áreas atingidas.
A governadora garantiu ao prefeito ribamarense que as demandas apresentadas por ele serão avaliadas e que, nas próximas semanas, o convocará para uma nova reunião, oportunidade na qual deverá apresentar propostas concretas de parceria.
“Fomos bem recebidos pela governadora que se mostrou extremamente sensível ao pleito em favor do município de São José de Ribamar e do seu povo”, avaliou Gil Cutrim.
Postado por Caio Hostilio em 30/maio/2014 - 1 Comentário
O secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, e o senador José Sarney inauguraram, na manhã desta sexta-feira (30), as novas instalações da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Eles percorreram os departamentos que foram reformados e visitaram a sala de videomonitoramento das unidades de saúde estaduais – onde foi realizada homenagem ao senador e uma vídeoconferência com os gestores dos hospitais estaduais de Alta Complexidade Carlos Macieira e Tarquínio Lopes Filho (Geral) e da UPA Araçagi.
Ricardo Murad lembrou que o Programa Saúde é Vida é uma realidade porque sempre contou com o apoio incondicional do senador José Sarney. “Ele acreditou no nosso projeto, buscou recursos e agora pode constatar que a saúde do Maranhão mudou para melhor. Nestes três anos colocamos em funcionamento 250 leitos de UTI e cerca de 15 mil profissionais estão trabalhando para que as unidades funcionem e ofereçam um serviço com padrão de excelência para todos os cidadãos”, ressaltou.
Na sala de videomonitoramento, Ricardo Murad mostrou a Sarney que todas as unidades da rede estadual de saúde estão interligadas por fibra ótica, possibilitando a agilização dos processos internos e a integração das equipes médicas, de forma a oferecer assistência de maior qualidade aos pacientes. “O Maranhão precisa e deve ter respeito e profunda gratidão por tudo o que fez, faz e ainda fará pelo avanço deste estado. Esta homenagem dos servidores da SES é sincera e de profundo agradecimento por ter possibilitado que os maranhenses pudessem também contar com unidades de saúde de qualidade”, enfatizou.
O senador José Sarney parabenizou o trabalho feito pela governadora Roseana Sarney, pelo gestor Ricardo Murad e todos os funcionários da SES pelos serviços prestados aos maranhenses. “Estou satisfeito em ver esta transformação e que o atendimento de saúde com qualidade é uma realidade no Maranhão. Ver que os nossos hospitais sejam os melhores e mais estruturados da Região Nordeste e que a medicina de alta qualidade, que antes era ofertada apenas para as pessoas mais abastadas, agora é acessível para todos os maranhenses”, declarou.
Ele disse que o Maranhão tem hoje a mais avançada tecnologia do mundo a serviço da saúde pública. “O Maranhão é uma referência nacional em termos de saúde, com medicina de ponta, equipamentos modernos e profissionais competentes a serviço do povo maranhense. É um trabalho que elevou a saúde do Maranhão a um patamar alto e que deve ser sempre seguido”, completou José Sarney.
Medicina de qualidade
A central de monitoramento foi implantada para organizar o acesso dos pacientes aos serviços, agilizar processos, melhorar a qualidade do atendimento prestado e aperfeiçoar mecanismos de gestão da área de saúde.
“A montagem desta rede de fibra ótica vai garantir que estejamos sempre perto, mesmo estando longe. Fazendo com que os médicos possam conversar sobre os casos mais graves em vários hospitais, transmitir imagens de laudos de tomografias, ressonâncias e radiologia e discussão do caso, além da parte gerencial que está toda alocada neste prédio”, justificou Ricardo Murad.
Participaram da inauguração, o subsecretário da SES, José Márcio Leite; secretários adjuntos, a prefeita de Coroatá, Tereza Murad, os deputados Edilásio Júnior e Hélio Soares, além dos servidores da SES e das unidades estaduais de saúde.
O prédio sede da Secretaria de Estado da Saúde está sendo totalmente reestruturado, de forma a garantir aos servidores e à população um ambiente moderno de trabalho e de atendimento, com setores interligados, informatizados e interativos. Foram concluídos o subsolo e o primeiro andar do edifício. No térreo, que ainda está em obra, será instalada a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Hospitalar), que está em implantação e fará a gestão de todas as unidades da rede estadual de saúde.
Cinturão digital
O projeto de interligação dos sites da SES, batizado de “Cinturão Digital”, tem como propósito agilizar o atendimento, reduzir o tempo de espera do paciente; propiciar informações para a tomada de decisões clínicas de forma mais rápida e de qualidade; aperfeiçoar atividades gerenciais, integrar e controlar estoques, prover informações e otimizar atividades assistenciais; contribuir para a estruturação e interligação dos serviços e atendimentos em todas as unidades de saúde instaladas em São Luís.
A nova infraestrutura de integração do “Cinturão Digital” moderniza e melhora a comunicação entre os sites da SES, ampliando a velocidade de informações atuais em mais de 1.000 vezes, ou seja, links antes fornecidos por operadoras de comunicação ou instalados via rádio, passam a operar de forma independente e de propriedade do Governo do Estado em uma velocidade de até 10Gb sem qualquer custo ao contribuinte. O monitoramento é integrado, em tempo real e, possibilita a imediata tomada de decisões clínicas, administrativas e estratégicas.
Postado por Caio Hostilio em 30/maio/2014 - Sem Comentários
Blog do Foguinho
O TRE-MA, Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão cassou na manhã de sexta-feira,30, o mandato do Prefeito da cidade de Burití, Rafael Mesquita Brasil e de seu vice.
O segundo colocado, Naldo Batista já foi diplomado nesta manhã de sexta-feira no Cartório Eleitoral da cidade de Burití. Neste momento a pressão é muito grande em cima do Presidente da Câmara Municipal, Laudelino Mendes, para empossar Naldo Batista ao cargo de Prefeito Municipal.
Em nota o Presidente da Câmara Municipal, Laudelino informa que realizará a posse de Naldo Batista ao cargo de prefeito somente no domingo, 1º de junho, data limite das 48hs concedida pelo o juiz.
A posse acontecerá domingo (01/06) às 9h no plenário da Casa Legislativa da cidade de Buriti-MA.
Rafael Mesquita Brasil teve o mandato cassado por corrupção e abuso de poder econômico durante as eleições municipais de 2012, de acordo com o processo de nº 253.2013.610.0025 – AIME.
Veja um trecho da sentença.
O M P desta Zona E, ajuizou a presente AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE MANDATO ELETIVO contra R M B (Prefeito), R N M C (Vice-Prefeito) deste Município de Buriti/MA, objetivando, em síntese, a perda dos mandatos do atual Prefeito e seu Vice, com as penalidades pertinentes, em face da suposta capitação ilícita de sufrágio, com abuso de poder econômico. Juntou documentos, gravação de voz e vídeo. Foi arrolada inicialmente, uma testemunha, requerendo que as demais fossem apresentadas em banca.
Postado por Caio Hostilio em 30/maio/2014 - 5 Comentários
É por falta de competência, capacidade técnica, bom trato com a coisa pública e, principalmente, pelo fato do descontrole que leva ao desequilíbrio financeiro.
Esse blog vem apontando essa descompostura com a coisa pública nos municípios que tiveram seus prefeitos eleitos com esse discurso mentiroso do “Novo e da Mudança” e com o total apoio de Flávio Dino.
Basta observar as gestões pífias em São Luís, Caxias, Tuntum, Matões, Timon e Santa Inês.
Para se ter uma idéia desse descontrole, eu sugiro que leiam a matéria abaixo:
É dinheiro que não acaba mais!!! Repasses constitucionais para Caxias no mês de maio superam em mais de R$ 5.8 milhões mesmo período do ano passado
Blog do Sabá
Repasse maio 2013: R$ 15.205.439, 23
Repasse maio 2014: R$ 21.025.815,31
Diferença do período: R$ 5.820.376,08
O prefeito de Caxias, Léo Coutinho, pode reclamar de muita coisa na sua administração, mas de falta de dinheiro nos cofres da Prefeitura, ele não pode “dar um pio”.
É que a sua gestão está vivendo um período de bonança nunca visto em nenhuma outra administração e as boas notícias financeiras não param de chegar no Palácio da Cidade.
Para não ir muito longe, somente neste mês de maio a Prefeitura de Caxias recebeu exatos R$ 5.820.376,08 (cinco milhões, oitocentos e vinte mil, trezentos e setenta e seis mil e oito centavos) a mais que o mesmo mês de 2013.
Naquele maio de 2013, aportaram nos cofres da princesa do sertão, entre Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Fundeb, ICMS, além de outras receitas menores, o total de R$ 15.205.439.23.
Mas para sorte do nosso jovem prefeito, o mês de maio de 2014 foi realmente o mês das mães para ele que teve disponível para fazer uma boa gestão o incrível montante de R$ 21.025.815,31 (vinte e um milhões, vinte e cinco mil, oitocentos e quinze reais e trinta e um centavos), divididos entre FPM, Fundeb, ICMS e outros repasses menores, que fizeram a alegria de um administrador cheio de vontade em ajudar o próximo.
Destes valores apresentados nesta postagem não constam os recursos da Saúde, que giram em torno de R$ 5 milhões/mês, além de dezenas de outros valores oriundos dos diversos convênios feitos entre a Prefeitura e o governo federal.
Apesar dos inconvenientes existentes na atual administração em Caxias, de falta de verbas para se fazer uma boa gestão, ninguém pode reclamar.
O prefeito de Caxias está passando o final de semana em São Luis. Qual será a boa nova que ele trará para os caxienses quando retornar?!