Lobão é o candidato do Planalto, em 2014, ao governo do Maranhão

Publicado em   09/set/2011
por  Caio Hostilio

No blog do jornalista Décio Sá, li o senador Edison Lobão Filho afirmar que seu pai, o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, será candidato ao governo do Estado de qualquer jeito e que já teria dito isso a governadora Roseana Sarney.

Mais um jogo de cena, pois os acordos em Brasília, que envolvem os apoios do Planalto a Flávio Dino à Prefeitura de São Luís e a de Edison Lobão ao governo do Estado em 2014, já está mais que fechada… Só não acontecem se houver alguma tragédia ou desvio de percurso…

Ontem (08), esse blog postou a matéria “O Maranhão não consegue enxergar a pragmática política nacional…”, que revela toda essa estratégia arquitetada em Brasília.

Releia abaixo:

Seja a maioria dos políticos, a mídia, as lideranças e os apaixonados politicamente não conseguem ver além das picuinhas e da hipocrisia politiqueira exercida no Maranhão. Aí está o porquê de José Sarney conseguir dominar e ser o maior líder político do Estado, pois sempre conseguiu conciliar sempre os interesses nacionais aos do Maranhão.

Não sei se vai surgir uma liderança como Sarney no Maranhão, que possa dar continuidade essa envergadura política de fortalecimento nas principais decisões do país.

Quando disse, em julho, que Flávio Dino era o candidato do Planalto para disputar a Prefeitura de São Luís, cuja nomeação para EMBRATUR não causou nenhuma espécie no comando do PMDB e nem tampouco qualquer palavra de Sarney sobre o assunto, ficou sinalizado que tudo já estava acertado… Só não viu quem não quis!!!

É preciso saber que assim que acaba uma eleição, os articuladores já começam a pensar, no outro dia, na próxima… É como se fosse uma Escola de Samba, que ao terminar o desfile, já se prepara para o enredo no ano seguinte.

Visando o comando do país, a coligação que elegeu Dilma e o PSDB e seus aliados, começaram a ver que precisavam fortalecer os maiores colégios eleitorais e viram que a disputa deveria ser com aqueles que melhor se apresentassem para disputá-los em 2012. Com a pragmática dando o tom, verificou-se que Flávio Dino, após várias pesquisas, sempre aparece na frente, com isso não poderia ser outro.

Não se engane que o candidato do Planalto para o governo estadual do Maranhão será sem sobra de dúvidas o senador e ministro das Minas e Energia, Edison Lobão. O Planalto tem conhecimento que o senador agrega a maioria esmagadora dos prefeitos maranhenses… O prefeito de Caxias e financiador das campanhas de Flávio Dino, Humberto Coutinho, afirmou que numa disputa entre Lobão e Flávio Dino, ele fica com Lobão. O Planalto sabe disso e não apostará em nenhuma aventura.

O Sarney, o Lobão, o Flávio Dino, a Dilma, o Lula e demais lideranças nacionais e estaduais sabem disso. Flávio se eleito a prefeito de São Luís não disputará o governo do Estado, pois tudo já está acertado… Só não acontecerá se houver uma fatalidade.

Outro fator que é preciso saber… Flávio Dino não é o candidato do grupo da governadora Roseana Sarney, mas é candidato do grupo do qual o grupo da governadora faz parte, ou seja, o governo Dilma.

Lobão, por sua vez, não será o candidato do grupo de Flávio Dino, mas será o candidato do grupo do qual o grupo de Flávio Dino faz parte, o governo Dilma.   

O resultado da estratégia do Planalto, até o momento pode ser visto sob dois ângulos. Um, visar eleger os prefeitos dos maiores colégios eleitorais; o outro, dar total apoio aos candidatos que disputarão em 2014 os governos estaduais, que terão um apoio maciço e, assim, poder elevar o percentual de votos.  

Portanto, não existe essa história de “oposições” reunidas, como pensam, como se tudo fosse um jogo de interesse doméstico, quando o interesse é o poder nacional.

Isso tudo não quer dizer que o grupo da governadora lance seu candidato à Prefeitura de São Luís – que pode até ganhar as eleições – mas tem conhecimento que não terá o apoio do Planalto.

A política é feita com pragmatismo, não dando mais espaço as querelas idiotas…

Não tem choro nem vela… Isso já está firmado… Quanto ao resto… Não vejo outra saída, sobrará para o Chefe da Casa Civil, Luiz Fernando, a vice na chapa de Lobão, podendo disputar o governo em 2018, isso se o PT permitir…

Ainda está longe, mas as coisas tendem a esses acordos…

  Publicado em: Governo

6 comentários para Lobão é o candidato do Planalto, em 2014, ao governo do Maranhão

  1. Leno Edroaldo disse:

    É isso Caio. Finalmente alguém fez uma leitura macro e longe de “picuinhas locais”, como vc mesmo identificou.
    Parabéns, não porque é esta mesma leitura que faço sobre o próximo processo eleitoral, mas por ser sua uma visão ampliada da questão.
    Valeu!

  2. BEM TI VI disse:

    lobão novamente governador é tipo daquela historia de se cuspir na parede e o cuspe grudar, grudou !

  3. Alva Stavros disse:

    I simply want to say I am just new to weblog and honestly liked you’re blog. More than likely I’m planning to bookmark your blog post . You certainly come with good articles. With thanks for sharing your web site.

  4. I simply want to tell you that I’m newbie to blogging and site-building and certainly savored you’re web site. More than likely I’m planning to bookmark your blog post . You definitely have terrific articles. Thanks a lot for sharing with us your web-site.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos