Sem choro nem vela: O candidato do Planalto ao governo de São Luís é Flávio Dino

Publicado em   19/jul/2011
por  Caio Hostilio

Com a proximidade cada vez maior do período de convenções partidárias para definições a respeito das eleições municipais de 2012, começam a surgir especulações sobre os possíveis candidatos que disputaram a tão cobiçada Prefeitura de São Luís. 

Os partidos da base aliada ao governo de Dilma começam a mostrar que seguiram as determinações do Palácio do Planalto. Os estrategistas políticos, em Brasília, trabalham com dados concretos e não aceitarão estratégias paróquias, visto que essas eleições de 2012 e que vão dar o perfil ideal para as eleições presidenciais de 2014. 

A luta são pelos maiores colégios eleitorais – tudo é mapeado -, cujos nomes para disputar são daqueles que possuem as maiores chances de ganhar as eleições. O PSDB, o DEM e o PPS, trabalham da mesma forma, um exemplo claro disso é transferir o endereço de Arthur Virgilio para o Rio de Janeiro e, assim, fazer frente ao PMDB. 

As coisas são todas programadas e seguem um cronograma bem definido. A leitura fica cada vez mais evidente com os últimos acontecimentos. Vejamos: 

Com a nomeação de Flávio Dino para EMBRATUR, sem que os caciques do PMDB não dessem um pio, visto que a vaga pertencia aos peemedebistas e não haver nenhum pronunciamento de José Sarney sobre o noticiário de que ele teria perdido para Flávio, deixou evidente que o candidato do Planalto para concorrer a Prefeitura de São Luís é o de Flávio Dino e ponto final. 

Esses estrategistas são pragmáticos e trabalham com números que revelam a realidade de todos os maiores colégios eleitorais brasileiros. 

Dando seguimento, souberam nas manobras do tucano João Castelo com o PSB dos Tavares. A direção nacional não titubeou em dizer que o PSB terá candidatura própria em todas as capitais brasileiras. Para jogar água fria na fervura, Eduardo Campos convidou o ex-deputado Roberto Rocha para o seu partido, mostrando, com isso, que o candidato a Prefeitura de São Luís pelo PSB pode ser o quase ex-tucano. 

Não demorou em mandarem o presidente do PDT e Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ao Maranhão, que seguiu diretamente para o Palácio dos Leões, onde já estavam lá membros do PRB e do PMDB. Lupi fez questão de ir ao Sistema Mirante e depois se reunir com os pedetistas, não dando qualquer sinal que conversaria com o prefeito Castelo. Lupi, seguindo as orientações do Planalto, deixou claro que o PDT terá candidatura própria. 

O PMDB, por sua vez, não quer briga com seu principal aliado, o PT, com isso tira qualquer chance de um nome mais aceito na Ilha e declara que o candidato pode ser o senador João Alberto. 

O que fica claro em tudo isso, é que esses candidatos vão ficar de espreita até que as coisas acalmem em seus partidos. Nada pode atrapalhar a candidatura de Flávio Dino, que até agora é o nome que faz frente para disputar diretamente com Castelo. 

Quanto às picuinhas paroquiais… Essas ficam para disputada do governo do Estado em 2014, desde que as picuinhas não atrapalhem a determinação do grupo continuar comandando o país. Por isso, vale ressaltar que já fecharam os acordos também para a eleição de 2014.   

Quanto ao prefeito João Castelo… Ele terá que fazer o mesmo jogo nacional, ou seja, brigar pelos partidos de sua base, que se resumem ao DEM, PPS e outras legendas pequenas.

  Publicado em: Governo

2 comentários para Sem choro nem vela: O candidato do Planalto ao governo de São Luís é Flávio Dino

  1. Caio Hostilio disse:

    […] Sem choro nem vela: O candidato do Planalto ao governo de São Luís é Flávio Dino – 19-11 – […]

  2. roaming sim disse:

    There are some interesting points in time in this article but I don’t know if I see all of them center to heart. There is some validity but I will take hold opinion until I look into it further. Good article , thanks and we want more! Added to FeedBurner as well

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos