Os políticos maranhenses: Da hipocrisia politiqueira a consciência!!!

Publicado em   18/maio/2011
por  Caio Hostilio

Quando postei a “Carta aberta aos maranhenses”, cujo objetivo foi mostrar os motivos pelos péssimos índices do Maranhão, mesmo o Estado tendo um crescimento substancial… “O Maranhão apresenta esses índices baixos é por conseqüências sociais e antropológicas, ou seja, por culpa do seu povo? Chega-se rapidamente a conclusão que não são esses fatores. “Seria então pela questão geográfica e climática?”Também não. “Seria por não ter terras férteis para a agricultura e atrativos para a indústria e o comércio?”Está mais que provado que também não pode ser por esses fatores. Sobrou a política. Contudo, pensei que nenhum político fosse coerente e honesto para falar sobre o assunto. César Pires foi brilhante!!!

Em minha opinião, a política maranhense quer ficar de um um lado e a sociedade de outro. Será que eles caminham para o crescimento substancial dos maranhenses? É de se pensar na evolução do Estado e de sua gente. Para isso acontecer será preciso separar disputas pontuais pelo poder e se unir todos para o melhoramento dos índices péssimos apresentados.

Podemos visualizar o quanto o Maranhão precisa de políticos comprometidos de fato com o seu crescimento social, pois o que temos visto são politiqueiros hipócritas fazendo discursos no senso comum, com a finalidade de destruir o que está sendo feito para melhorar a exclusão social.

Para se ter uma idéia da falta de preparo, de conhecimento educacional e, principalmente, tratando o assunto no senso comum, além de politiqueiro, o deputado Bira de o Pidaré chamar a qualificação de 400 mil pessoas de alvissareira e discordar da construção dos CETECMAs é brincar de representante do povo. Ele seguiu o mesmo despreparo do seu líder Marcelo Tavares, na semana passada, ao dizer que tudo se resolveria com a união do ensino médio regular ao técnico. Quanta falta de conhecimento!!!  

Num aparte, o deputado Rubens Junior, sem qualquer conhecimento em educação, pois sua preocupação não é com o ensino/aprendizagem de milhares de alunos, cujo ano letivo já está prejudicado por completo, principalmente no que tange a programação pedagógica. Também pudera, Rubens Júnior nunca estudou numa escola pública para saber da realidade!!! Sua preocupação está pautada na politicalha do Sindicado, que faz parte do seu partido, o PCdoB, que está numa luta árdua com o Conlutas do PSTU pelo domínio da entidade.

Primeiramente, educação deve ser discutida por educadores ou ao menos por aqueles que conheçam a história da educação brasileira e suas falácias. Portanto, não se discute o que não se conhece em sua essência. Por isso, deixo aqui, ao deputado Bira do Pidaré, o mesmo que mostrei ao deputado Marcelo Tavares sobre o assunto: A união de ensino regular com profissionalizante já foi testada diversas vezes no Brasil e todas foram falaciosas. Uma foi nos anos 40 e a outra através da 5692/71, procure saber os resultados. Por outro lado, não confunda alhos com bugalhos… Os IFMAs oferecem em seus currículos disciplinas totalmente voltadas para o curso profissionalizante e apenas as básicas de um ensino regular, cujos alunos não são preparados para disputar uma vaga no vestibular e sim prosseguir na carreira técnica, tendo de fato uma formação técnica de qualidade, enquanto o ensino regular prepara o aluno para a progressão intelectual, ou seja, o curso superior.

É aproveito a oportunidade para parabenizar o deputado César Pires, pois pensei que não aparecesse um político maranhense para assumir que a culpa dos péssimos índices maranhenses é dos políticos. Enganei-me!!! O deputado César Pires, além de intelectual, mostrou ter consciência.

Veja o discurso do deputado César Pires em resposta a fala do deputado Bira do Pindaré: “… É uma pobreza que realmente mexe com todos nós, daí caber a culpa em “A” e “B”, permita-me discordar, cabe em todos nós na mídia que silencia às vezes, nós deputados que não vemos em nível federal as grandes discussões, a grande discussão por parte dos nossos Senadores que se silenciam não sabe por que, os nossos deputados federais não fazem frente grande em relação ao Maranhão e às vezes a Assembléia também se silencia em relação a isso, somos todos pecadores desse ônus… passamos todos por aqui e se formos olhar os Anais desta Casa quase nada contribuímos para a reversão desses indicadores que estão aí, apenas nos apropriamos da situação que estamos, de oposição ou de situação, para poder fazer prevalecer o nosso mandato… Deputado Bira, em toda história de meus mandatos eu vi um plano de trabalho ter plano de aula voltado para as necessidades do Estado, era feito a troco de caixa o ensino profissionalizante do Maranhão, e o próprio ensino academicista também nunca teve, nunca teve um plano de aula, então era como se nós tivéssemos cada escola sendo dona de si mesma. E pela primeira vez agora eu estou vendo o Governo do Estado trabalhando no Ensino Profissionalizante, com estrutura curriculares montadas e com o foco para o desenvolvimento do Estado… Plano está sendo bem montado, bem construído e com foco para o Estado. Sim. Mas ignorar também aquilo que está sendo construído também é pecado nosso se assim não o fizermos… Os pecados são tão grandes que os reparos são pequenos diante das mazelas acumuladas historicamente…”

Só me resta baixar a cabeça e dizer que o deputado César Pires teve a coragem em dizer os verdadeiros culpados pelos péssimos índices maranhenses. Todos são conscientes do avanço do Estado em relação ao crescimento econômico, industrial, imobiliário, em pecuária e no agronegócio. Seus indicadores ruins são apontados pela falta de empenho no social, educação e saúde, coisa de responsabilidade dos políticos, que são incapazes de unir, independente de cor partidária, e lutar por mais recursos para o Estado.

Portanto, a hipocrisia politiqueira é ainda o carro chefe dos políticos maranhenses…

Por outro lado, fica claro que quando a defesa é de qualidade silencia os que não têm qualidade e conhecimento para confrontar. A oposição só cresce quando as pessoas de governo, que se iguala em conteúdo e comportamento, se nivelam e o debate fica da hipocrisia politiqueira. Sem agredir, mas chamando para a arena do conhecimento, César Pires faz a diferença e silencia os adversários mais raivosos, que sem alternativas recolhem-se a insignificância cultural e intelectual.

  Publicado em: Governo

5 comentários para Os políticos maranhenses: Da hipocrisia politiqueira a consciência!!!

  1. Profa. Marta Penha disse:

    Prof Caio seu pensamento foi consciente e diferente. Cesar Pires é bom não só do verbo mais na coerencia, sem abdicar dos seus conceitos de vida. Muito observador Caio. Tá indo tudo bem…. até que aparece um tal de bacelar… a haja besteira. Portanto quando se ver algo diferenrte tem que ser dito. Vc sai da vala comum. Parabéns!!!!

  2. FeleciaWynn33 disse:

    All people deserve good life and mortgage loans or small business loan will make it much better. Just because freedom is based on money state.

  3. Jomar Maria disse:

    O césar pires é sinonimo de lucidez, raro em nosso parlamento. Tá muito calado, mas quando fala….. É conhecimento é fundamental. E tú, Caio, sabes disso.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos