Quem é Sarney? Seria um mito?

Publicado em   06/maio/2011
por  Caio Hostilio

Diante do comentário de Antonio Lima e minha resposta, na matéria “Chiquinho Escórcio entra no Conselho de Ética contra Domingos Dutra”, resolvi falar sobre o sentimento que os políticos, a população brasileira e, principalmente, a mídia tem sobre o ex-presidente da República e atual Presidente do Senado, José Sarney.

É evidente que Sarney se tornou odiado, não por seu jeito diplomático de ser, mas porque ele se mantém na política há 56 anos e, ainda, sendo um dos homens que decide os rumos do país. Isso causa muita inveja e olho gordo… Mas acho que ele tem o corpo fechado!!!

Mesmo odiado pela mídia, principalmente a paulista, e por diversos políticos, Sarney é a figura do meio mais procurado em Brasília pelos repórteres, seja para falar dos assuntos corriqueiros ou para tecer sua opinião, seja no social, na economia, na política nacional e internacional, ou seja, pauta a maioria dos grandes jornais do Brasil. Também é muito assediado por seus adversários políticos, que o procuram para obter conselhos, coisa que Sarney não se nega a dar.

O certo é que Sarney nasceu para estar sempre no epicentro da política brasileira, por isso nunca deixará de ser passivo das picuinhas, fuxico, intrigas, fofocas ou qualquer outra forma de destilarem os seus venenos contra ele.

Sarney com sua experiência de vida, principalmente no meio político, sabe que tudo isso tem como foco principal atingir a sua moral e a sua integridade, além de ter o conhecimento de que tudo isso advém da cobiça, inveja, o despeito, a maledicência e o desejo de vingança, além de vários outros sentimentos negativos…

Ele sabe que uma palavra sua mal dirigida, no ponto de vista da opinião da mídia, de repente o assunto se torna público, certamente distorcido. Porque foi ele quem disse.

Sarney aprendeu a mensurar o que é insignificante, isso dito pela mídia ou por políticos que o odeia, como Dutra, que lhe insulta toda vez que vai da tribuna de uma Casa da qual ele é o presidente. Sarney sabe a hora que convém ignorar.

Em minha opinião, José Sarney tem em mente de que quando uma pessoa lhe aponta um dedo para julgá-lo, três dedos dela estão voltados contra ela. Para isso, basta ver o que veio à tona de todos aqueles que atacaram Sarney quando da crise do Senado. 

Se Deus criou o homem com dois ouvidos e uma única boca, certamente sua intenção era de que o homem ouvisse mais e falasse menos. Aí está o porquê de o Sarney ter sobrevivido tanto tempo na política!!! E quando o pergunta sobre esse tempo de vida pública, Sarney diz sempre: “Muita gente reclama. Tem que reclamar é com o Criador. Não posso reclamar da minha vida longa. E ninguém pode interferir na vontade do Criador. Eu me lembro que o Arnaldo Niskier disse ao doutor Roberto Marinho, durante aniversário de 90 anos, que queria estar com ele nas comemorações do seu centenário. Ao que o Roberto Marinho respondeu: “Não limite a vontade do Criador.”

Mesmo sendo odiado, como querem muitos políticos e a mídia paulista, Sarney sempre é convidado para participar dos principais atos político ou intelectual no Brasil. Por que será?

Sarney abre workshop sobre comunicação política

Ao lado do vice-presidente da República, Michel Temer e do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o presidente Sarney participou nesta manhã da abertura do workshop internacional do PMDB sobre estratégias de comunicação política. Participam do seminário, os cientistas políticos Mathew McMilan, que trabalhou na campanha de Barak Obama, e Alberto Carlos Almeida, além do guru do partido republicano Marc Mckinnon.

Com a mídia: “Impossível aprofundar a democracia com as medidas provisórias como estão”, diz presidente do Senado

Presidente José Sarney lamentou que a Comissão de Constituição e Justiça, do Senado, ainda não tenha apreciado sua proposta de Emenda Constitucional para alterar a tramitação das Medidas Provisórias. Sarney relembrou que o acordo para divisão do prazo de tramitação das MPs entre Câmara e Senado foi o primeiro passo para resolver o assunto. Depois reiterou que o Senado, particularmente, não tem tempo para analisar com profundidade o conteúdo das MPs. O que, avalia, provoca situações como a ocorrida ontem (04/05), quando a oposição deixou o plenário protestando contra MP em votação. Na opinião do senador, as medidas provisórias como foram concebidas são próprias de regimes parlamentaristas e não do presidencialismo. “Esse problema terá que ser resolvido. É impossível conviver permanentemente com isso e aprofundar a democracia com as medidas provisórias como estão”.

Novamente com a mídia: Expansão da mídia e liberdade de expressão
Na mesma entrevista, ao sair do workshop do PMDB sobre comunicação política, Sarney defendeu a liberdade de imprensa. “A mídia foi criada para questionar os governos, foi constituída para ser o contraponto da voz do povo. Tem ser crítica”, disse para enfatizar: “A liberdade de imprensa é uma conquista”. Defendeu que o tempo se encarrega de corrigir excessos que a imprensa comete e relembrou: “Eu talvez tenha sido o presidente mais criticado da História do Brasil. Mas nunca ninguém viu da minha parte nenhuma reação violenta. A mídia documenta circunstâncias do momento, depois a história corrige.” Sarney também falou sobre que a expansão dos processos de comunicação que, disse, estabelece a opinião pública como novo interlocutor das sociedades democráticas. “A classe política deve se organizar para estar à altura dessas mudanças. Cada um tem o direito de manifestar sua opinião”, ressaltou, enfatizando que o Parlamento e os Governos devam também utilizar os instrumentos de comunicação. “Essas instituições, como toda a sociedade, tem o direito de dar sua opinião”.

No Itamaraty, almoço em homenagem ao presidente da Alemanha

Presidente José Sarney participou de almoço, oferecido pela presidente Dilma Rousseff, em homenagem a Christian Wulff, presidente da República Federal da Alemanha.

Antes Lula era um crítico fervoroso da Rodovia Norte/Sul, porém deu o braço a torcer e passou a admirar a visão futurista do ex-presidente José Sarney, que juntos irão inaugurar essa Ferrovia de tanta prosperidade para o Maranhão, daqui a 70 dias. A informação foi dada, ontem (05) pelo deputado Chiquinho Escórcio, da tribuna da Câmara dos Deputados. 

Uma pergunta que intriga milhares de pessoas por esse Brasil afora: O que faz esse homem para nunca deixar de ser o centro das atenções?

  Publicado em: Governo

6 comentários para Quem é Sarney? Seria um mito?

  1. Reginho disse:

    BaBão é babão o resto é resto…………………………sem noticia blogueiro ? baba no blog……………..

    • admin disse:

      Reginho, meu blog não é só para expor coisas da politicalha, aqui procuro levar outras notícias de importância para o povo. Tem horas que a picuinha politiqueira maranhense cansa….

  2. Saulo de Brito Ayoub disse:

    Caio…..não tem o que postar… Realmente Sarney é um político respeitado e inteligente…mais nem tanto, porque então o Estado dele é uns dos mais pobres do Brasil agora defenda….

    • admin disse:

      Primeiramente, aqui não tem vez para xingar ninguém… Quer questionar e fazer criticas tudo bem, visto que o espaço é democrático para discutir os assuntos dentro do campos da idéias e não na baixaria idiota que não acrescenta nada. O Maranhão é um dos Estados mais pobres porque tem pessoas como você que acredita em hipocrisias politiqueiras. No Maranhão existem 217 gestores públicos independentes, que recebem todas as verbas constitucionais, além das verbas de emendas dos deputados federais, senadores, deputados estaduais, recebe dinheiro de convenios com a esfera federal e a esfera estadual, além dos recursos próprios, com isso uma pessoa não pode ser responsabilizada por maus gestores, que a CGU e a PF vem prendendo todos os dias. Por outro lado, os tais 40 anos que dizem ter sido governado por Sarney, não pode receber os ônus de governadores que se tornaram oposição assim que tomaram posse, como Luiz Rocha, Cafeteira, João Castelo, Zé Reinaldo, Pedro Neiva etc. Esses caras governaram o estado da forma que quizeram e não fizeram nada, nadica de nada para melhorar os índices maranhenses. Tem ainda o Jackson Lago, que governou por dois anos e mais de 20 a capital, cujo trabalho se resume a nenhuma obra. Portanto, procure conhecer melhor a história do teu Estado para discutir com embasamento e não dentro do senso comum, do ódio, do rancor, da inveja. Espero que você continue comentando, porém sem xingamentos e ataques que não condizem com um debate democrático dentro do campo das idéias. Tenha argumentos!!!

  3. Reginho disse:

    Caio, pra vc não diser que não concordo com vc em nada, eu concordo plenamente com vc que Sarney é um homem extremamente inteligente, admiro sua historia como queria 10 % do seu conhecimento, minha indgnação é uma só, Sarney foi Presidente, Governador, Senador, Presiddente do senado e???e o Maranhão??? ele deixou na mão fez alguma coisa? sim! mas não o suficiente para transforma nosso estado e capital em algo digno de se morar, fez somente uma maquiagem e o minimo possivel, poxa fortaleza-ce bem ai é 100 vezes mas desenvolvida que são luis e tenho orgulho de dizer q são luis é mais bonita que fortaleza.. Sarney poderia ter transformado nosso estado no melhor estado nordestino do país mas ele não teve conscideração.

    • admin disse:

      Reginho, você precisa saber da verdadeira história do maranhão, cuja verdade os governadores vindos depois dele a maioria de início se tornaram adversários político. O Pedro Neiva foi um caso desses, que acabou com tudo que Sarney tinha deixado. Foram vários projetos que teriam levado o Maranhão ao topo. Cafeteira foi o governador que mais recebeu dinheiro federal, pois foi governador quando Sarney foi presidente da República… Foi muitoooo dinheiro. Contudo, o Presidente não pode intervir no Estado, uma vez que as três esferas governamentais são independentes. É como hoje, os governadores do Maranhão Jackson, José Reinaldo e a Roseana, não podem ser responsabilizados pelas más gestões nos 217 municipios maranhenses, onde a maioria dos prefeitos desviam os recursos do povo. São Luís… Tudo que tem foi o governo do Estado que fez, a Prefeitura que sempre esteve nas mãos da oposição, isso há mais de 20 anos, não fizeram nada, pois se sustentam sempre nesse discurso que culpado é o Sarney. A maioria esmagadora dos ludovicenses não sabem quanto São Luís recebe de recursos por mês, caso soubessem viriam o quanto essas gestões foram completamente incompetentes. Só para você ter uma idéia da situação da Saúde no Maranhão. Os maranhenses desconhecem a verdade dos fatos e se ligaram sempre a tal vinda de ambulâncias do interior. O SUS já está dizendo, é um Sistema Único de Saúde, ou seja, único em todo Brasil, onde são divididos em baixa, média e plena complexidade… Se você pensar bem, um municipio de 30 mil habitantes jamais podeira oferecer uma saúde com todos as especialidades médicas, por isso é de baixa complexidade, cuja responsabilidade não vem sendo cumprida pelos prefeitos desses municipios. A média complexidade já tem as especializações mais complexas. Dessa forma os pacientes da baixa com problemas que possui especializações na média deveriam ser encaminhados pra lá, contudo os prefeitos recebem os recursos mais não cumprem suas obrigações. De alta complexidade são 50 municipios, que deveriam ter diversas especializações, porém só 12 prefeituras vem cumprindo, mesmo recebendo os recursos. São Luís a saúde é municipalizada, plena e de alta complexidade, cujos recursos são altíssimos, pois recebe por todos esses pacientes vindos do interior, que beira uma receita de R$ 15 milhões por mês, isso independente do que recebe para a população de São Luís, PFS, Samu e outros. A Prefeitura nunca construiu um hospital sequer e só possui os dois socorrões, sendo que o I é um prédio com mais de 60 anos e era de propriedade da Cruz Vermelha, o socorrão II foi comprado de Remi Trinta num acordo político em 2000. Vai fazendo as relações. A hipocrisia politiqueira, caso Jackson e outros prefeitos que alardeiam a vinda de ambulancias, quisessem não mais atender esse pessoal seria muito simples parar de antender. O prefeito iria ao Ministério da Saúde é diria que não iria mais atender tais pacientes, com certeza o ministério procuraria uma outra rede hospitalar (Olha a prefeitura só tem dois hospitais), podendo ser uma publica ou uma particular. Você acha que os donos do São Domingos, UDI, Centro Médico e outros não topariam receber R$ 15 milhões por mês? Duvido!!! Por isso, os prefeitos de São Luís não fazem isso e preferem utilizar sua deficiência para atacar os Sarneys.
      Reginho, o Maranhão tem a menor per capita por paciente em todo o Brasil e para subir, o ministro da Saúde exigiu da Governadora e ao Ricardo Murad a construção de uma rede hospitalar, além de o Estado convencer os prefeitos a assumirem suas responsabilidades.
      Então, se coloca no lugar do Sarney e veja o que ele pode fazer, já que vivemos numa democracia e as três esferas governamentais, federal, estadual e municipal são independentes? Para culpar as pessoas é preciso conhecer os fatos em suas essências e como funcionam os ditames das leis que regulamentam os serviços públicos no Brasil, caso contrário continuaram no discurso dentro do senso comum e na hipocrisia politiqueira.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos