Muitos politiqueiros falam asneiras sobre os índices péssimos educacionais sem ter o mínimo de conhecimento de causa para debater sobre as causas e os verdadeiros fatos que levam os ensino/aprendizagem nesse país patinar nos índices quantitativos e não qualitativos. Simplesmente usam das politicalhas e jogam as responsabilidades em fulano ou de cicrano, sem que se pare para debater e ver o quanto os gestores, principalmente os municipais, não cumprem com suas obrigações, de acordo com a LDB 9394/96, com o ensino infantil e o ensino fundamental.
Buscando inovações, o governo federal reformulou as escolas técnicas e espalhou os Ifmas por todo o Brasil, visando, com isso, qualificar o máximo possível de brasileiros excluídos nos rincões desse imenso país.
Para isso, bastava que os gestores públicos municipais entrassem com a doação de um terreno e desse o mínimo de infraestrutura para que não houvesse a tão famigerada evasão escolar. Assinaram o termo de compromisso…
Recebo várias reclamações de municípios que não cumprem com tais termos de compromisso e isso gera um desconforto imenso tanto para o corpo discente quanto para o docente, implicando diretamente no ensino/aprendizagem.
Recebi, agora, uma reclamação de alguns alunos do IFMA de Timon. Eles disseram que a prefeita teria prometido asfaltar a via que dá acesso ao Instituto, isso há dois anos e que nunca cumpriu. “Aqui nessa via fica ainda o prédio novo do ICRIM e o Hospital Alarico Pachoco, e não tem asfalto. Quando chove é um sofrimento para do mundo, além do medo que temos de assaltos”, desabafou uma estudante.
Segundo os alunos, uma parte do terreno que foi doado para o Ifma, a prefeita retomou para construir umas casas do PAC e ainda estão loteando outra parte.
“A gente já foi vítima de marginais na saída da escola e não temos segurança nenhuma fora do Ifma”, falou outro aluno.
Parece que os gestores não gostam de cumprir com os termos assinados!!! Meses atrás, fiz a matéria “Cadê o asfaltamento da picada que dá acesso ao Ifma de Codó?”, onde o acesso ao Ifma daquele município também não é asfaltado e os alunos e professores sofrem até hoje com esse descaso.
Também postei a matéria “Cadê o IFMA, senhor prefeito de Viana? O termo foi assinado há 120 dias!!!”, nesse caso, o Prefeito de Viana, Rilva Luís, assinou no dia 11 de Novembro de 2011, na sala da reitoria do IFMA, na presença do reitor José Costa, com a participação de uma comitiva de vereadores e secretários municipais, o termo de compromisso do plano de expansão 2011/2014 dos Institutos Federais para a construção do Campus Viana. Rivalmar Gonçalves foi o oitavo prefeito maranhense a assinar o termo de compromisso para a construção dos campi da fase de expansão 3 do IFMA. Entre as responsabilidades das prefeituras está a doação de terreno com infraestrutura adequada para receber o campus. Até hoje ele não conseguiu fazer isso!!!
Publicado em: Governo
EM TIMON SÓ TEM POLITICOS PICARETAS. SAIU UM BALAIÃO PORCAO E ENTROU UMA LEITOAZONA, QUE DORME DESDE A POSSE. AGORA A FULANA PREFEITA DA LAIA DOS WAQUINS VAO SER EXPURGADOS DA POLITICA TUPINIQUIM DE TIMON. O POVO DE TIMON TERÁ ESSA CHANCE DE MUDANÇA,GRAÇAS A DEUS!!!
Que votem naquele que cumpra com o acordo que assinaram com o Ifma.