Ufa!!! Estar chegando o fim da gestão centralizada de Castelo, ou seja, de Gardeninha…

Publicado em   21/jun/2012
por  Caio Hostilio

Antes de tudo, vale ressalta que para os municípios muito extensos, muito populosos ou com distritos afastados, a gestão das diferenças entre as diversas realidades espaciais do município, com demandas desiguais da população, tende a ser um problema administrativo e político. Para municípios nessas condições, é necessário dividir de alguma forma as responsabilidades e atividades da prefeitura.

Contudo, o prefeito de São Luís, João Castelo centralizou toda sua gestão e decisões nas mãos de sua filha, a deputada Gardeninha, que destinava cada centavo e nomeava até o auxiliar do servente das secretarias. O que vimos nesses 3,5 anos de governo castelista? O prefeito e seus auxiliares entraram em parafuso!!!

O certo é que uma gestão descentralizada garante a eficiência, colocando a responsabilidade pelas decisões nas mãos da pessoa mais qualificada para tomá-las. Isso implica em escolher pessoas certas para as pastas certas. Secretários não podem ser meras figuras decorativas.

Castelo nesses 3,5 anos mostra ser um homem desconfiado e sua filha mais desconfiada ainda. Com isso, as tomadas de decisões foram retardadas e mal elaboradas.

Um secretário tem que ter a responsabilidade pelo desenrolar de sua pasta, com autonomia e mostrando ao prefeito que aquela tomada de decisão é a melhor possível, isso tecnicamente, socialmente e politicamente. 

É claro que numa gestão descentralizada implica num conjunto diferente de relações organizacionais do que as encontradas na forma centralizada. A descentralização pode conter a promessa de grandes potenciais em termos de um desempenho administrativo aperfeiçoado, mas também existem alguns custos escondidos, e a capitulação de um controle rígido pelo prefeito. 

Para esse tipo de gestão, é preciso que o gestor dê garantias a seus auxiliares a plena responsabilidade pelas operações de suas respectivas pastas, e que as decisões podem não ser as mais coerentes, com isso terá que se adaptar para enfrentar outro lado da moeda: os secretários também podem errar.

Resultado da Opera: A gestão de Castelo foi muito ruim!!! Totalmente centralizada, cujos secretários apenas foram figuras decorativas…

  Publicado em: Governo

8 comentários para Ufa!!! Estar chegando o fim da gestão centralizada de Castelo, ou seja, de Gardeninha…

  1. Leitor disse:

    “Estar chegando”??? O correto é “Está chegando”. Erro básico de português, hein?!?!

    • Caio Hostilio disse:

      O verbo na terceira pessoa ou no infinitivo é um erro normal no pragmatismo… O que vale é a mensagem… Tenho certeza que você a entendeu!!!

  2. carla disse:

    entender é uma coisa,e justificar o erro é outra!!!

  3. Fernando disse:

    Aos leitores acima, eu irei melhorar a frase do meu amigo Caio:
    “Esta gestao é, sempre foi e caso ele (Caostelo) seja reeleito, continuará sendo uma MERDA”.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos