Vale publicar!!!

Publicado em   05/abr/2011
por  Caio Hostilio

Do blog de Edison Vidigal

Antes que questionem o porquê de eu está publicando um artigo de Edison Vidigal nesse espaço, dou minha justificativa: Primeiramente, o artigo está muito bem feito e, por isso, devo dar os parabéns ao autor. Mas o que me levou a publicá-lo, depois de já ter comentado no blog do Vidigal, foi o penúltimo parágrafo, que se encaixa exatamente no que eu disse no meu poste “Uma breve biografia de Jackson Lago”. Por outro lado, esse penúltimo parágrafo retrata o desabafo do Igor Lago em um artigo.  

Jackson

Só há tempo para o viver. Entre o nascer e o morrer só o tempo para o viver. Nascer é chegar ao mundo, abrir-se para a vida e seguir o destino pela estrada que, um dia, terá fim. Ou nunca terá fim.

Para muitos, a estrada tem fim. A viagem acaba com a chegada da morte. Nascer não é inevitável. Morrer para muitos é inevitável. Há aqueles para quem a estrada nunca acaba porque apesar da morte, prosseguem.

Prosseguem no exemplo, nos ideais de luta, não a luta pelo mal aos outros, mas a luta buscando o bem dos outros.

O Jackson se inscreve agora entre aqueles para quem a estrada da vida não acabou. Aqueles que sobrevivem à própria morte.

O Jackson médico, trabalhou seu oficio curando doentes, ajudando a salvar vidas, espantando as lamurias que a morte leva às casas dos enfermos.

O Jackson professor soube inspirar seguidores, disseminando o que aprendeu em técnicas, erudição, experiência e conhecimentos.

O Jackson político, que administrou a Capital por três vezes, sempre bem avaliado, era querido pela população porque fazia da política não a arte do possível como muitos ainda entre nós a praticam no mal sentido, achando que esse possível se encerra na possibilidade das coisas sempre para eles, a favor deles, do patrimônio político e também do patrimônio pessoal deles.

O Jackson político fincava sua ação em princípios rígidos, dos quais ninguém o arredava. Não concebia a vida política fora dos parâmetros republicanos e democráticos.

Homem público, no exemplo que o Jackson buscava intensamente transmitir, não podia ter outros compromissos que não os fossem, primeiramente, com o coletivo. Era assim, beirando muitas vezes a um remansoso romantismo, o seu jeito de gerenciar a coisa publica.

Antes da morte física de agora ha pouco, o Jackson já havia sofrido uma tentativa de morte política quando lhe arrebataram covardemente, ainda no primeiro biênio, o mandato de Governador eleito pela maioria do Povo do Maranhão.

Depois, nas eleições seguintes, ele novamente concorrendo para se submeter a um novo julgamento, querendo tirar a prova dos nove, foi vitima de novo atentado com a bazófia da inelegibilidade que lhe inventaram e que a morosidade judicial ajudou a prosperar.

O Jackson não era inelegível coisa nenhuma. Eu me esguelava garantindo isso nos comícios, na campanha inteira, ao lado dele.

Quando a Justiça eleitoral, em sua fama de que tarda, mas não falha, mas falhando porque tardia, disse que não havia mesmo inelegibilidade nenhuma contra o Jackson, a tendência forte que antes lhe era favorável já se contaminara pela mentira espalhada pela má fé e, assim, lhe esvaziavam os apoios.

E assim, derrotado, covardemente derrotado, logo no primeiro turno, o Jackson gladiador da resistência republicana e democrática no Maranhão foi a nocaute.

O que lhe causou, enfim, a morte física não foi o câncer que já o acompanhava e com o qual convivia em alguma harmonia há algum tempo. Nem a pneumonia se aproveitando da sua baixa resistência decorrente da quimioterapia.

O que o abateu mesmo foi a depressão profunda em que mergulhou decepcionado com os falsos e envergonhado por ter dedicado todo o tempo em que passou palmilhando a estrada na luta pelos outros e vendo a vitoria definitiva quase chegando ter confiado em uns tantos em quem não valeu a pena confiar.

Como naquele verso de Fernando Pessoa, estou hoje perplexo como quem pensou, achou e esqueceu…

  Publicado em: Governo

8 comentários para Vale publicar!!!

  1. joao antonio disse:

    É lamentável que num momento tão difícil quanto este vc queira aproveitar-se para fazer futrica descabida e incoerente. Quando valoriza o penúltimo parágrafo do porra-louca do Vidigal e o associa ao ” desabafo ” do Ígor , você somente se apega a um pedaço do que o Ígor escreveu , não se reporta à parte em que ele ataca duramente o Sr. José Sarney culpando-o pela injustiça sofrida por seu pai . Sobre o artigo do Ígor é compreensível que , como filho apaixonado , ele queira culpar pessoas pela derrocada eleitoral de seu pai , esquecendo-se de que era uma disputa e a munição foi disparada em público , de forma aberta , até por ” sugesta” no próprio programa de TV, pois a outra candidatura de oposição tinha , como tem o direito democrático de disputa do espaço . O José Reinaldo não deve nada ao Jackson e portanto não devia fideledade . Agora o Jackson poderia ser agradecido e em contra-partida , deveria ter apoiado Zé Reinaldo para o senado . Acho engrçado quando alguns dizem que o Zé só apoiou o Jackson no 2º turno de 2006 , aí eu pergunto: Como foi a mágica do Jackson ter já no 1º turno o apoio de uns cem( 100) prefeitos ? De repente descobriram os lindos olhos de Jackson ? Biné Figueiredo de Codó por exemplo ?
    Só se trai a quem se deve e nesse caso Ígor deveria era cobrar Castelo , Sebastião Madeira etc.. e não a quem nada deve ao falecido governador.
    Se o episódio da impugnação desgastou o Jackson , ele não deveria nem ser candidato , pois qualquer disputa desgasta. Depois deveria cobrar quem manipulou o retardo do julgamento de seu caso , levando-o propositalmente até a última semana da eleição .

  2. joao antonio disse:

    Trairagem em que Caio ? O Flávio entrou na política com algum favor do Jackson ? O Flávio Dino teve 123.000 votos em 2006 , em chapa que tinha Vidigal como candidato a governador. O Jackson pediu o apoio do Flávio e não o contrário ( Flávio já estava eleito ! ) . Flávio esteve em dezenas de comícios no 2º turno e contribuiu com os 90.000 votos que o Jackson teve a mais que a Roseana . Mas Jackson fez sua escolha em 2008 , quando poderia ficar neutro na disputa em que confrontavam dois aliados seus . Assim , desde o início o Jackson pretendeu ser candidato único das oposições , mas não houve concordância e formou-se a candidatura do Flávio , com a qual , o Jackson em nada colaborou , até disputou o apoio do PPS na undécdima hora. Tratava-se portanto de uma disputa . Imagine você se a Marina Silva crescesse e ameaçasse o 2º lugar do Serra ? Ele iria reagir , pois é da disputa . Ver de outra maneira é querer encontrar chifre em cabeça de cavalo. O mais interessante de tudo é ver essa cobrança ao Zé Reinaldo e ao Flávio feita por você , pelo D’eça etc…pessoas contrárias ao Jackson e cia . só pra ver como o Ígor só está fazendo o papel de ” inocente útil ” , prestando um desserviço à oposição e ao Maranhão . Simplesmente pq nunca tratou a ferida da derrota que teve no Maristas em 1984.

    • admin disse:

      João, porém em 2010, José Reinaldo e Flávio Dino montaram uma estratégia para que o “comunista” o ultrapasse e fosse para o segundo turno com Roseana. A estratégia só deu certo até o meio, pois não previam que as detonações feitas ao Jackson Lago fosse tirar tanto voto dele como tirou. O resto… Roseana ganhou no primeiro turno e Jackson Lago saiu desmoralizado politicamente até aqui em São Luís, onde ficou em terceiro lugar.

      • joao antonio disse:

        Larga de bobagem Caio , não teve montagem de estratégia para simplesmente passar Jackson , houve estratégia para passar o Jackson , a Roseana e até o papa se estivesse na disputa … Ou você acha que o Flávio entrou na disputa só para ” participar ” ?
        Quando vc fala das “detonações ” passa a falsa idéia que teve outro tipo de crítica além de ” Flávio niguém cassa “. Mostre um áudio ou um vídeo de outra detonação , sejas homem !
        Outra coisa , o fato do Jackson ter ficado em 3º lugar em São Luís , onde foi prefeito por três vezes , revela o desgaste em que se encontrava o ex-governador , não tem nada a ver com detonação , até pq , como se ía detonar alguém de quem se deseja o apoio para eventual segundo turno.
        Desde o início do ano o jackson já estava em 3º lugar nas pesquisas em São Luís , vc vai me dizer que isso era detonação ? Que meio de comunicação poderoso é esse que está nas mãos de Flávio Dino ? Ponha a cabeça num travesseiro sem ajuda de umas doses e vai poder analisar serenamente essa queda eleitoral do Jackson . Engraçado , você ainda não tinha revelado uma admiração tão grande para defender o Jackson como hoje !
        Ou a questão é bater no outro ?

        • admin disse:

          Primeiramente não tenho vícios. Quanto a detonação, o Maranhão inteiro viu, leu e recebeu vários panfletos contra a candidatura de Jackson Lago, financiada por Humberto Coutinho. A fala de Flávio Dino na sua concepção não ajudou a detonar Jackson, porém todos viram a forma de sua fala e do teatrinho mostrando que todos eram da mesma panela. Ele deveria ter se incluído, pois se uniu a José Reinaldo em 2006 para ser eleito à Câmara Federal. Essa é a verdade dos fatos… Ele conseguiu persuadir os eleitores de Jackson Lago, mas não os de Roseana, por isso a estratégia de levar para o segundo turno deu errada.

  3. joao antonio disse:

    Ontem no velório do jackson me revelaram que a traição referida por Vidigal é de Aziz , este sim alguém que tendo recebido algo , e que algo ! pode-se lhe cobrar fidelidade.
    O resto ficou por tua imaginação e vontade deliberada de intrigar.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos