Para desespero da “oposição”, governo retoma as inaugurações…

Publicado em   23/jan/2012
por  Caio Hostilio

Governador em exercício inaugura CAPS III nesta terça (24)‏

O governadorem exercício Washington LuizOliveira e o secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad, retomam, esta semana, as inaugurações do Programa Saúde é Vida. Elas terão início nesta terça-feira (24), às 10h, com a entrega do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) Dr. Bacelar Viana.

Até o final desta semana, serão entregues o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Hospital Nina Rodrigues, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Cidade Operária e 25 novos leitos de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) e 10 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Estadual de Alta Complexidade Carlos Macieira.

Localizado próximo ao Ifma, no Monte Castelo, o CAPS III é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS que oferece atendimento 24 horas, com uma equipe multiprofissional para tratamento de pessoas com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária.

O Bacelar Viana tem seis leitos de curta permanência e oferecerá oficinas terapêuticas de salão de beleza, artesanato e atividades relacionadas às ações de reciclagem e geração de emprego e renda.

 Ainda na área de psiquiatria, o governo estadual inaugura na quarta-feira (25) o SPA do Hospital Nina Rodrigues.  O espaço funcionará 24 horas, garantindo mudança no modelo assistencial e melhor qualidade no acolhimento das pessoas com transtornos mentais e usuários de crack, álcool e outras drogas.

O serviço funcionará com classificação de risco dos problemas mentais decorrentes do uso e abuso de drogas e outras alterações psiquiátricas. A classificação contará com a retaguarda de leitos com tempo de permanência de até 72 horas.

Após o período de observação será garantida a continuidade e o tratamento devido, podendo os casos após avaliação clínica serem encaminhados para os CAPs, ambulatórios ou unidades de saúde que façam parte da Estratégia Saúde da Família, além das clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O SPA conta com uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais que estarão trabalhando no atendimento da clientela durante o período de observação. São cinco enfermarias climatizadas com rede de oxigênio e ar comprimido, banheiros adaptados para cadeirantes e equipamentos de suporte para monitoramento cardiorrespiratório.

Na quinta-feira (26) será inaugurado o ambulatório do Complexo de Saúde da Cidade Operária, com os serviços prestados atualmente no São José Operário. São 14 consultórios, oferecendo serviços ambulatoriais nas áreas de clínica médica, ginecologia, gastroenterologia, pediatria, ortopedia, cardiologia, otorrinolaringologia, neurologia, pneumologia, odontologia, geriatria, proctologia e exames de ultrasonografia. 

O Centro de Especialidades Médicas da Cidade Operária atenderá moradores de bairros adjacentes como Cidade Olímpica, Residencial Olímpica, Janaína, Vila Brasil, Santa Efigênia, Jardim América, Jeniparana, J. Lima, Jardim Tropical, Kiola, Maiobinha e Vila São Luis.

O complexo da Cidade Operária atende ainda os bairros da Vila Operária, Vila Flamengo, Recanto dos Pássaros, Recanto dos Signos, Parque das Palmeiras, Conjunto Nice Lobão, Residenciais Tiradentes, Alexandra Tavares e Nestor.      

Na sexta-feira (27), serão entregues os 25 novos leitos de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) e 10 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Carlos Macieira. Os novos leitos ficam localizados no 3° andar e térreo da unidade de alta complexidade da rede estadual de saúde, que passará a disponibilizar 32 leitos de UTI.

No Carlos Macieira já estão em funcionamento o terceiro e o quinto andares, que foram totalmente reestruturados e já contam com 22 leitos de UTI e mais 44 leitos de internação clínica. Os demais setores do hospital estão em obras.

ROTEIRO DE INAUGURAÇÕES (sempre às 10h)

Quarta (25) – Inauguração do SPA do Hospital Nina Rodrigues

Quinta (26) – Inauguração do ambulatório do Complexo de Saúde da Cidade Operária

Sexta (27) – Inauguração dos 25 novos leitos de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) e 10 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Carlos Macieira

E aí pessoal da “oposição”? Vocês não gostariam de participar?

Fotos: Nestor Bezerra

Enquanto isso… Parcerias visam melhorar atendimento às mulheres em situação de violência

Desenvolver ações conjuntas e aprofundar parcerias que visem à defesa das mulheres em situação de violência foi a pauta de reunião, entre o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, a secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, e o juiz Nelson de Moraes Rego, titular da Vara Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís.

Na reunião, realizada dia 17, também estavam presentes a delegada Geral da Polícia Civil do Maranhão, Maria Cristina Resende Meneses, a secretária-adjunta da Mulher, Crisális Fonseca, e  o secretário-adjunto de Segurança Pública, Laércio Gomes. No encontro foram estabelecidos importantes encaminhamentos no sentido de melhorar o atendimento nas Delegacias de Mulheres.

O secretário de Estado de Segurança, Aluísio Mendes, prometeu, ainda, celeridade e prioridade no atendimento às mulheres vítimas de violência no Instituto Médico Legal (IML) e reafirmou parcerias com a Secretaria de Mulheres. Mais uma vez as titulares da Secretaria de Estado da Mulher (Semu) se comprometeram em promover capacitação para a equipe das delegacias, no sentido do melhor acolhimento às mulheres em situação de violência.

  Publicado em: Governo

2 comentários para Para desespero da “oposição”, governo retoma as inaugurações…

  1. D'ITALYANO disse:

    SÃO TANTAS VARAS ESPECIALIZADAS QUE DAQUI A POUCO IRÃO CRIAR VARA DE GAYS E LÉSBICAS, INDIOS, PRESIDIÁRIOS E OUTROS BESTEIROIS DESSA JUSTIÇA TUPINIQUIM. SE TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, PARA QUE TANTAS VARAS ESPECIALIZADAS INEFICAZES,PRICIPALMENTE ESSA DA MULHER QUE EM VEZ TRABALHAREM CORRETAMENTE RESPEITANDO OS DIREITOS FUNDAMENTAIS, FICAM É PIORANDO AS SITUAÇÕES DE CRISE ENTRE CASAIS, IDOSOS E FAMILIARES. E COMO PARA TODO BESTEIROL CRIADO POR LEI É NECESSÁRIO UM JUIZ,PROMOTOR E DELEGADO, FICA ESSA LENGA, LENGA DESSES PSEUDOS OPERADORE DO DIREITO. AGORA PIOR UM PEDAGOGO QUERENDO COMANDAR ESSE PESSOAL DA JUSTIÇA.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos