Diante da entrevista de Arruda a Revista Veja: Por que o antiético e imoral é o que mais cobra à ética e a moral?

Publicado em   19/mar/2011
por  Caio Hostilio

Primeiramente não poderia deixar de dizer: sempre leva algum tempo, mas a verdade acaba vindo à tona. As acusações são sempre propositadamente forjadas pelos antiéticos e imorais; transformam-se em possíveis verdades e são, sempre, conduzidas com muita maestria. Porém, o tempo se encarrega de mostrar a verdade e a verdadeira face dos falsos moralistas passa a ser vista à luz da verdade e da realidade presentes.

No ano de 2009, surgiram os atos secretos do Senado, e os senadores com pinta de éticos e moralistas culparam e queriam a renuncia do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), como se ele fosse o culpado por uma atitude antiga da Casa. O presidente Sarney se defendeu das acusações em um discurso de 48 minutos, onde mostrou que os atos secretos a ele atribuídos não tinham consistência para que ele se afastasse do cargo. O próprio Sarney, com muita capacidade democrática, isentou os senadores: “Ninguém sabia dos atos secretos”.

Os mais eufóricos, como Arthur Virgilio, Pedro Simon, Efraim Moraes e Álvaro Dias, cobravam da tribuna do Senado o afastamento do presidente Sarney de imediato. Veja como são as coisas!!! Não demorou em vir à tona as falcatruas de Arthur Virgilio com Agaciel Maia (pagamento indevido de prestação de saúde, nomeação de um professor que mora na Franca etc); as contratações fantasmas e as falcatruas de Efraim à frente da 1ª Secretaria do Senado vieram à tona logo depois; Pedro Simon e Álvaro Dias foram denunciados por usarem indevidamente as aposentadorias de ex-governadores dos seus respectivos estados (RS, PR), usando documentações falsas.

Agora, a entrevista de Arruda a Veja trás à tona a imoralidade de Demóstenes Torres, Agripino Maia, Rodrigo Maia, ACM Neto, Ronaldo Caiado, Marco Maciel, Kassab, Sérgio Guerra e o mais falso ético dos éticos, Cristovam Buarque. Todos beneficiados com o Caixa 2 de Arruda.

Por outro lado, a revista Veja também foi imoral e antiética, pois essa entrevista foi feita com o Arruda desde o ano passo (2010), antes das eleições.    

Diante dos fatos, até que ponto posso usar “desengajamento moral” como uma estratégia para a minha desculpa ou outra é ético ações como “admissível”? E, por quê? E, até que ponto posso usar retirada moral realmente perpetuar o comportamento antiético e desonesto – minha e dos outros?

Na verdade, o grande número de “hipócritas” que têm surgido ou sido “tirado do armário” (e aqueles que ainda não tenham), nos últimos anos nas arenas, por exemplo, política, é um excelente exemplo da duplicidade moral que perpetua a retirada.

A hipocrisia é expressa na crença de que “eu vou entrar em um comportamento mais ético do que outros.” Ou, “Eu sou menos injusto do que outros.” Ou “Tenho o direito de ser mais desconfiado das ações dos outros do que fazer da minha.” Ou, “os outros são gananciosos e mais motivados por dinheiro do que eu.” Ou, “Eu sou mais honesto e confiável do que outros.”

Para resumir essa história, a base do ego necessidade de retirada moral subjacente é a de absolver a si mesmo da culpa, culpa ou vergonha por seus atos desonestos, de sair a desconexão entre os seus valores e suas ações. Quando alguém decide agir desonestamente, a tendência a separar é moralmente superior ao que considera outro de comportamento antiético. Simplesmente, “eu sou ético e você não” – dado o mesmo comportamento desonesto.

  Publicado em: Governo

5 comentários para Diante da entrevista de Arruda a Revista Veja: Por que o antiético e imoral é o que mais cobra à ética e a moral?

  1. Carlos Frazão Filho disse:

    Agora me diz que Sarney já foi julgado e foi absorvido, babão…. Sarney foi padrinho de casamento de um rapaz envolvido e disse que não conhecia e logo mostraram que sarney estava na festa. Diz não conhecer que seu neto estava recebendo e ganhando licitações no senado…então isso acrditamos…o que eu quero dizer é que isso mostra ao quanto Sarney é uns dos mais ricos do Brasil ou do mundo e o Estado do Maranhão ser uns dos mais pobres…porque serás hein….diz aí como pode ele mandar em tudo no Maranhão e o estado não cresce….vaáa babar outro crapula.

    • admin disse:

      Esse teu ódio e rancor não leva a nada. Sarney continua presidente do Senado e seus inigimos nos notiários de Caixa 2. O certo é tu babas os caras errado. Procura babar quem sempre esteve por cima, caso contário vás continuar sendo um babão otário.

  2. Rona Netley disse:

    Thanks for some quality points there. I am kind of new to online , so I printed this off to put in my file, any better way to go about keeping track of it then printing?

  3. Nice site, nice and easy on the eyes and great content too.

  4. Lesa Synowiec disse:

    If you are open to having a guest blog poster please reply and let me know. I will provide you with unique content for your blog, thanks.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos