Afinal, a greve dos professores é política?

Publicado em   16/mar/2011
por  Caio Hostilio

Antes de entrar no assunto, gostaria de expressar minha visão do que é ser docente: Ser professor hoje é uma tarefa difícil, mas prazerosa, pois ele precisa se dedicar e muito aos estudos, a pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos alunos. Professor é uma profissão que tem desafio todos os dias, como ensinar o aluno a pensar, criticar, questionar, pesquisar etc.

Poucas profissões, em todo o mundo, gozam de tanto prestígio junto à sociedade quanto os professores. Transmitir conhecimento, a crianças, adolescentes ou adultos, é tido como uma bela vocação pela maioria das pessoas. Como toda a sociedade, porém, o trabalho realizado pelos docentes sofreu profundas alterações nos últimos anos. As bases para as transformações estão na própria evolução vivida no mundo. E não apenas tecnológica, mas também de comportamento pedagógico, que possa suprir as necessidades do ensino/aprendizagem, interagindo com os alunos reconhecimento pelo saber.

Apesar de todos esses aspectos negativos que envolvem a classe docente, ser professor é muito mais que um dom. Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas.

Depois dessa minha visão, entro no assunto propriamente expresso no título desse artigo. As greves sempre provocam certa comoção social na medida em que fazem emergir ao nível do olhar do observador comum o vulto ameaçador do conflito, que pode ser reivindicatório ou político, que sempre acaba nas sombras por aqueles que estão sendo prejudicados pelas politicalhas. Nesse caso, a greve se transforma numa espécie de insatisfação geral pela população prejudicada.

Na verdade, a greve política foge da conceituação, ficando a mercê da ideologia dos críticos e da posição assumida. Em síntese, a legalidade da greve política deixa de existir as diferenças entre empregado e empregador. Com isso, a ordem passa a ser dada pelos políticos que querem atacar seus adversários que estão no poder. Hoje (15), vi um exemplo claro disso. Quem estava comandando a passeata dos professores na Avenida Getúlio Vargas, rumo a Seduc, nessa tarde (15) era o deputado Bira do Pindaré, político ligadíssimo ao PCdoB de Flávio Dino, que comanda o sindicado da categoria.

Com isso, fica claro que o movimento de paralisação dos professores do Estado se enquadra no artigo 9º da Constituição Federal, haja vista que a greve não estar vinculado à reivindicação, mas sim por motivação política. Com isso, por mais justa que possa parecer, deve ser considerada abusiva.

É certo afirmar que o direito de greve não pode ser utilizado como instrumento de manobra para a defesa de posições políticas ou ideológicas.

Aí está o principal fator da população maranhense não mostrar interesse algum em defender uma paralisação que apenas vem lhe prejudicando, principalmente depois de ter vindo à tona que o Maranhão é o estado que paga o melhor salário (R$ 1.600,00) aos professores de curso superior, que trabalham 20 horas semanais.

Por outro lado, a aprovação do Estatuto do Magistério não poderia ser a justificativa para essa paralisação, haja vista que as negociações estavam bem encaminhadas.

Portanto, a greve dos professores é totalmente de cunho politiqueiro!!!

  Publicado em: Governo

4 comentários para Afinal, a greve dos professores é política?

  1. Marcos disse:

    Politiqueiro é quem não sabe disfarçar a apaixonada defesa do desgoverno da incomepetente Roseana, como você meu caro!!!

    • admin disse:

      Se você for professor, deve ser daqueles que se deixam levar como massa de manobra da politicalha dos falsos éticos e moralistas, ou seja, os famosos “comunistas burgueses”, que usam e abusam de pessoas como você para chegar ao poder e fazer o que estão fazendo com o Ministério dos Esportes, ou seja, enfiar a mão no jarro. Ah!!! Você já esqueceu da lei do Cão, que esses que te usam aprovaram!!! Te cuida!!!

  2. Thanks for taking the time to share this, I feel strongly about it and love reading more on this topic. If possible, as you gain knowledge, would you mind updating your blog with more information? It is extremely helpful for me.

  3. It’s always nice when you can not only be informed, but also entertained! I’m sure you had fun writing this article.Excellent entry! I’m been looking for topics as interesting as this. Looking forward to your next post.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos