Bumba meu boi de luto!!! Morreu Apolônio Melônio…

Publicado em   03/jun/2015
por  Caio Hostilio

4226070_x360Uma perda irreparável para a Cultura Maranhense!!! Apolônio Melônio criou um dos bois mais encantados da reverência a cultura popular maranhense: “O Bumba Meu Boi da Floresta sotaque de Pindaré.

Sua paixão por essa cultura o deixou como um dos ícones do Bumba Meu Boi!!!

Que sua cantoria esteja encantando os céus!!!

E que todos que vivem a cultura de um povo, deixo aqui o que escrevi no dia 31/08/2011, “A verdadeira identidade de um povo está na sua cultura…”, onde disse entre outras coisas o seguinte:

meubumbaboiA identidade de um povo está na sua cultura. Podemos entender como tudo aquilo que é construído pelo ser humano. Inclui os mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e todo o comportamento etc. Portanto, conhecer e valorizar a nossa cultura são auto-afirmações do que somos. Do contrário, poderemos ser conduzidos por qualquer maré que chega. Por exemplo, ser conduzidos pelo fenômeno da globalização (Não considerado seus valores) que busca homogeneizar as culturas locais a fim de controlar as nações do mundo com as doutrinas capitalistas. Este processo chama-se aculturação. Quer dizer, a infusão de uma cultura sobre outra a fim de matar uma.

Já a inculturação, por sua vez, pode ser considerada um fator positivo ou negativo, pois alude a incorporação de elementos de uma na outra. Falo negativo e positivo, porque o processo pode dar-se de modo imposto ou partilhado.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos