Por que a secretaria de turismo está sendo denunciada pelos servidores?

Publicado em   22/maio/2015
por  Caio Hostilio

Recebi por email, por um servidor da Secretária de Turismo do Estado, que pediu para não ser identificado, em três textos, denúncias sobre o autoritarismo etc. na gestão da secretária Delma Santos de Andrade. Fica aqui o espaço para que a secretária possa rebater as devidas acusações.

Texto nº1:

hqdefaultDelma Santos de Andrade é dona de um modelo arrogante, prepotente e autoritário de gestão de pessoas, próprio das pessoas useiras e vezeiras na prática de atos de assédio moral.

Empossada no cargo de Secretária de Estado do Turismo, cercou-se de grandes nomes profissionais relacionados ao setor, como Hugo Ricardo Paiva Veiga, professor universitário (UFMA) e reconhecido técnico do setor, e Sabrina Martins, outro nome bastante reconhecido no universo do turismo maranhense.

Desde então, o emprego de todas as formas de assédio moral e imposição de toda sorte de limitações foi levado a cabo, de modo que Hugo foi rebaixado do cargo anunciado pela própria Delma Andrade de Secretário-Adjunto de Relações com o Mercado para Assessor e, após, Chefe de Gabinete até ser violentamente vilipendiado a ponto de ser forçado a pedir exoneração do cargo, coisa que Delma já fez com várias pessoas.

Fontes fidedignas afirmam que, com Sabrina, não foi diferente. Deslocada, de mãos atadas e sofrendo assédio moral diariamente do seu ex-chefe direto, o Adjunto Marcos Vinicius, teria sido obrigada a deixar a Instituição sob os protestos de grande parcela do empresariado local relacionado ao setor.

Desde então, como mostrava ser uma forte tendência de sua gestão desde o início, Delma – em uma clara desvalorização à mão-de-obra local – trouxe diversos profissionais despreparados técnica e socialmente, arrancando duras críticas de quem pertence ao setor, entre eles, um nervoso assessor de comunicação (violência já denunciada noutros posts de outros blogs), um desinformado e desvalorizado assessor de planejamento (assessor fim de linha), contando ainda – dizem – com a especial proteção espiritual de uma assessora que também trouxe de fora, conhecida dela lá dos tempos de que ambas eram bolsistas do Governo Federal.

Essa é a seleta equipe de profissionais da Setur, unicamente a quem Delma Andrade tem distribuído as gratificações do Órgão, uma vez que cortou tal benefício de todos os outros servidores que já estavam na casa (os técnicos que parecem trabalhar de verdade) e os novatos, no entanto, ocupantes de menos prestigiados postos, isso inclusive provável motivação para mais uma desistência, a de sua mais recente chefe de gabinete, jovem e conhecida servidora pública doutros tempos.

Assim é Delma Andrade: reclamando sofrer resistências discriminatórias porque veio de fora, acha-se liberada para fazer todo tipo de absurdos com os profissionais maranhenses, da forma moralmente assediante de tratar à desvalorização de profissionais de um lugar para onde – decerto por não haver proposta melhor – ela terminou vindo trabalhar.

  Publicado em: Governo

23 comentários para Por que a secretaria de turismo está sendo denunciada pelos servidores?

  1. Carlos disse:

    Governador socorre os colegas comissionados da SETUR que estão sendo diariamente assediados esses aí já se livraram e os que permanecem sobre pressão e assédio moral? Quero vê ela mexer comigo que sou efetivo! Isto é apenas um pedido de socorro… Os DGA a nega maluca colocou apenas para os amiguinhos dela com gratificação TOTAL!

    • Carlos Martins disse:

      Sou Carlos Martins, funcionário efetivo da SETUR e venho a público esclarecer que não sou autor desse post acima e tomei conhecimento através de outras pessoas que associaram meu nome a esse comentário. Como desconheço algum outro Carlos efetivo nessa Secretaria, garanto que não sou o autor do referido comentário, portanto que o autor se manifeste identificando-se e não deixando dúvidas à cerca do seu pensamento.

  2. Ana Filgueiras disse:

    E aí, Governador Flávio Dino, o senhor vai ficar de braços cruzados, permitindo que essa senhora continue prejudicando os funcionários da Secretaria de Turismo? Se fosse um problema com um ou dois servidores, eles poderiam ser o problema, mas esse povo todinho… com esse monte de servidores sendo perseguidos, o problema está claríssimo: é ela! O Maranhão é de todos nós ou é de quem vem de fora pra escravizar os maranhenses?

  3. Eron Carvalho disse:

    Pois é ela esqueceu de agregar a competência e conhecimento do professor Paulo montanha na sua pasta

  4. BIA disse:

    Ela já apresentou em Feira de Turismo Nacional, o Jazz e Blues como a maior representação da nossa cultura popular, já levou a tapioca e a carne seca para representar a nossa culinária, fechou os postos de atendimento ao turista desempregando 13 guias de turismo, desvaloriza o nosso patrimônio histórico ao retirar a secretaria de turismo do Centro Histórico levando para a avenida dos holandeses. Achou pouco ? E os inúmeros convênios por inexibilidade articulados e prometidos ? Ela não faz a mínima questão de exercer uma gestão compartilhada. Ela demonstra isso com frequência… Vamos fazer um teste ? Por que mesmo ela não participou ou enviou um representante para o Seminário Gestão Compartilhada realizado nos últimos dias pela Secretaria Municipal de Turismo ? Aliás ela acha que o Maranhão é “terra de índio” e por isso prefere importar seus colegas incompetentes, porém de sua confiança de Brasília, desvalorizando a mão de obra local e afundando dia a dia com os empresários que dependem do turismo. Ela não tem respeito pelo próximo, humildade zero, prepotência ao extremo, amadorismo a flor da pele e ainda é bipolar. Agora perai… Quem a trouxe ? Por que ? Isso sim não faz sentido… Lastimável !

  5. debora disse:

    Fui exonerada com apenas um mês e com certeza por motivos de perseguição pessoal a ex chefe de gabinete na época.(foi quem me indicou). Ela saiu numa quinta, na segunda pediram meu cargo pra colocar a disposição.. Os cotados mal olhavam pra nossa cara. Ate um bom dia era difícil arrancar deles principalmente desse marcos Vinicius.

  6. mario disse:

    Põe na rua governador Flávio Dino. Aqui em São Luis, Maranhão temos técnicos com T maiúsculo em turismo e com certeza esta cidadã não passa de umazinha que pensa que aqui somos os bobôes, as “loiras” ou que vivemos como se fossemos uns caipiras ou sei lá o que. Arrogantes metido a besta e ainda por cima de fora do nosso Estado, tem que voltar de onde veio e estudar primeiro que o Jazz , blues, tapioca e carne seca não representam a nossa cultura. Ainda por cima é burra!!!

  7. Tati disse:

    Fiquei sabendo de um assessor dela ,que estão morando num flat na Ponta D’Areia,mas também com salários na faixa de R$ 9.000,00,mas as custas dos servidores que vestem a camisa da secretaria e ganham pouco,para poder sobrar para as gratificações dos Assessores de Brasília!!! Nojento! Indignada!

  8. Carlos disse:

    GOVERNADOR o povo do Maranhão e os técnicos e profissionais do turismo merecem respeito! Como justificar mais de 32 funcionários nomeados e após 2 e 3 meses depois exonerados e agora continuam sendo até por telefone! Não merecemos essa secretaria e sua equipe “amiguinhos” de outros estados vim nos humilhar e assediar em nossa terra! #ForaDelmaAndrade veja a distribuição d gratificação os “criminosos” recebem 100% das 2 gratificações, nos Socorra GOVERNADOR FLAVIO DINO! ASSÉDIO MORAL E CRIME! Aos colegas servidores e ex servidores que sofreram ASSÉDIO MORAL na gestão da Delma Andrade segunda-feira as 09h estaremos na Delegacia Central ( REFFSA) para prestar ocorrência e juntos comunicarmos o fato ao Ministério Público do Trabalho

  9. Amanda disse:

    Sou estudante de direito e por coincidência tenho uma conhecida que trabalha na Setur MA. Como Maranhense tenho vergonha de ler tudo que andam postando sobre a Secretaria de Turismo. Nitidamente (ou para quem realmente não quer entender) as acusações são infundadas e baseadas em apelação pessoal, de quem já fez parte do governo e saíram “mal” da história. Como Maranhense entendo que estamos vivendo o inicio de um novo tempo e graças a Deus, estamos saindo do curralismo, e por isso muitos estão enfurecidos e espalhando boatos maldosos, pq simplesmente a “teta” secou. Que vergonha gente! Que visão pequena! Se vocês que se dizem trabalhar pelo Turismo, tratam uma pessoa que veio de fora, diga-se de passagem para somar, imagino como tratam os turistas que recebemos no Estado. Para quem esteve nas páginas policiais durante todo o ano passado, estar numa revista de luxo de circulação nacional, é um grande avanço e o que disseram?!uma lástima!uma vergonha! E só comprova o ataque pessoal dos desmamados. E para finalizar, sobre o assédio moral, não falem bobagem, leiam mais e se instruam melhor antes de cometer essa gafe. E muito cuidado, pq o que estão fazendo, infundadamente pode servir como prova contra vocês! Paz e luz no coração de vocês. Abraços de uma maranhense extremamente envergonhada.

  10. Luisa disse:

    Em quase todas as secretarias isso esta acontecendo, em particular a CCL que o secretário exonerou mais da metade das pessoas competentes para colocar gente que nem mesmo sabe o significado de CCL.

  11. Carlos Martins disse:

    Sou Carlos Martins, funcionário efetivo da SETUR e venho a público esclarecer que não sou autor do comentário assinado por um certo Carlos e tomei conhecimento através de outras pessoas que associaram meu nome a esse comentário. Como desconheço algum outro Carlos efetivo nessa Secretaria, garanto que não sou o autor do referido comentário, portanto que o autor se manifeste identificando-se e não deixando dúvidas à cerca do seu pensamento.

  12. Marconi disse:

    Eu me recordo que o trade, com intuito de colaborar com a gestão do nosso atual governador, apresentaram uma lista de possíveis nomes para compor a pasta do turismo. Também me recordo que alguns apadrinhados políticos da esfera municipal zombaram de tais indicações, inclusive alguns jornalistas, pois achavam que o trade não tinha representatividade e nem competência para propor tais indicações e que era um bom momento para os empresários e representantes de entidades de classe ficarem calados e simplesmente aceitarem os novos tempos de mudança. Acredito que o turismo nunca se tornará uma realidade em nossa cidade enquanto a ingerência, descompromisso e politicas equivocadas forem as diretrizes dos gestores públicos. O mesmo cenário se observa na gestão municipal, que em praticamente 03 anos não fez nada de efetivo e com certeza continuará sem fazer. Engraçado que nossa imprensa especializada não se posiciona e de forma tendenciosa tentam mostra uma realidade que não existe. Por que não falam do declínio do mercado hoteleiro que começou em 2013, da diminuição drástica do fluxo de visitantes para nossa cidade ou diminuição da nossa participação no mercado turístico nacional. Cadê os dados estatísticos que comprovam isso? Na minha opinião deveriam então acabar com essas duas Secretarias que só incham a máquina púbica ou repensarem esse modelo de gestão viciado!

  13. Maria disse:

    É Carlos Martins conheço vc mesmo e talvez não seria capaz de denunciar mesmo; todavia nos exponha sua “satisfação” de ter sua gratificação cortada e ser deslocado para o CEPRAMA (COMO a ssecretaria diz: para não contaminar e influenciar os servidores ) sacanagem isso!

  14. Dominice disse:

    Extremamente blindada por assessores a Delma Andrade não atende os servidores em seu gabinete, arrogante sim dona Amanda não só a Delma como os outros. Quem estar setindo na pele é que sabe a dor que é ter que perder gratificaçoes conquistadas por mérito e dedicação à carreira por mais vinte anos. Votei no Flavio Dino não votei em Delma Andrade que foi uma personagem que creditamos uma esperança positiva tanto pela parte de nós servidores como por parte do turismo propriamente dito. Temperamental sim, infelizmente ainda não tivemos a sorte de ter um gestor à altura que a pasta merece.

  15. bianca disse:

    Sempre soube que trazer gente de fora para qualquer Secretaria do Maranhão não daria certo por 2 motivos. Primeiro porque no curto tempo que a pessoa tem, vai ter que se informar de tudo (no caso do turismo) sobre a cidade para só depois de certo tempo(no final do mandato) começar a fazer a coisa certa. E o segundo motivo e não menos óbvio é que o pessoal que sempre mamou na Secretaria de turismo, sendo indicados e não concursados e que sei que muitos ali não fazem grandes coisas, iriam reclamar de qualquer pessoa que fosse colocar ou tentasse colocar ordem no local. Enfim….estava na cara que isso ocorreria.

  16. Ana Filgueiras disse:

    Olhe sua resposta no segundo no outro post, “Bianca”!

  17. Nome disse:

    Quando ela trabalhava na Embratur agia da mesmíssima forma.

    • Jac disse:

      E bem estilo dela: arrogância. Tem muito conhecimento técnico, não se iludam. É muito competente. Mas não sabe conviver com pessoas
      vive na redoma do egoísmo e do autoritarismo. É uma pena.

  18. Ana Amélia Machado disse:

    Na Embratur era igual! Funcionários imploravam para não trabalhar com ela, temendo o assédio e os desmandos.

    Numa feira internacional deu uma entrevista sobre o Brasil vexatória, tamanho o simplismo e o reducionismo da nossa cultura.

    Citou como nossos atrativos a mal ajambrada, ultrapassada e discriminatória tríade “samba, caipirinha e mulher bonita” – um exemplo de que desconhece os esforços dos nossos profissionais do turismo para acabar com essa imagem, que incentiva o turismo sexual e exploratório.

    Nos fez passar vergonha.

    Lamentável, triste, contraproducente. Assustador!

  19. thelma disse:

    Na Embratur, ela fazia a mesma coisa… assédio!

  20. […] dia 22 de maio de 2015, publiquei “Por que a secretaria de turismo está sendo denunciada pelos servidores?”, onde disse entre outras coisas o seguinte: Recebi por email, por um servidor da Secretária de […]

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos