Parte II: Por que a secretaria de turismo está sendo denunciada pelos servidores?

Publicado em   22/maio/2015
por  Caio Hostilio

O espaço está aberto para os esclarecimentos da Secretária de Turismo Delma Andrade

hqdefaultA Secretária de Turismo apronta de novo! Delma Andrade é dada a escravizar pessoas! Explico: quatro servidoras foram contratadas pela noticiada Secretária para ocuparem postos no Setor Administrativo da Secretaria, uma delas, inclusive, tendo regularizado a situação de um convênio federal com a Setur, que prejudicaria demasiadamente a Gestão Transloucada “Meritocrática” Delma Andrade. Fontes seguras explicaram a este Blogueiro que um sistema chamado SICONV, importantíssimo na Administração Pública para receber recursos federais, teria sido regularizado por essa servidora.

Ocorre que, por conta da raiva da Secretária com um pedido de exoneração de um advogado criminalista, que chefiava o Jurídico daquele órgão, ela resolveu colocar na rua todas as quatro servidoras, que não tiveram nem publicados os seus atos de nomeação. Na hora em que precisou do trabalho delas, contratou-as; quando quis se vingar do advogado e da ex-gestora do Setor Administrativo (que as tinha indicado para os cargos que ocupavam), cuja demissão abusiva e humilhante gerou o pedido de demissão do seu ex-chefe de Jurídico, tratou de colocar pra fora sem sequer remunerar o quase um mês trabalhado intensamente.

Os nomes – em primeira mão – das servidoras são: Janaine Cristine Macedo Chagas, Ticiane Saraiva Baeta, Irismar Ferreira Santos e Andrea Nara Diniz Soares, mães de família, profissionais que não mereciam (como ninguém merece) esse tipo de tratamento. Pessoas que presenciaram a cena disseram que o clima do momento da injusta demissão foi deprimente e revoltante. Não deve ter sido diferente disso mesmo.

O que talvez não saiba a Secretária é que isso é escravizar pessoas porque é retirar delas o salário que lhes é de direito. Um advogado especialista na área disse-me que o Governo Dino teria que indenizar essas pessoas antes, por exemplo, que elas fossem ao Ministério Público do Trabalho se queixar da escravidão sofrida. Com isso, sobe em muito a lista daqueles colocados pra fora ou que resolveram abandonar o “barco” da Setur por força das circunstâncias. Essas quatro, Alynne Pinheiro (que parece estar mais limpa que a Titular da Pasta), a ex-gestora administrativa (Silvia Fernanda), o ex-Chefe de Jurídico (Paulo Ferreira), fora  Hugo Paiva e Sabrina Martins, uma secretária de nome Nayara, um outro advogado, de nome Luís Cláudio Amaral, a ex-Chefe de Gabinete Hellen Costa, dentre tantos outros. Quanta prepotência! Que horror! Governador, de onde veio essa moça? Que venham as bombas contratuais por aí!

  Publicado em: Governo

13 comentários para Parte II: Por que a secretaria de turismo está sendo denunciada pelos servidores?

  1. Ana Filgueiras disse:

    O pior é que o que está sendo dito é a mais pura verdade. Aqui na Setur, sofremos com um clima tenso, de perseguições e assédio diários! Quando saiu a primeira notícia (a do blog do Luís Cardoso, na terça-feira), ela demitiu logo Vera Mohana, do Setor de Recursos Humanos, ainda colocando a assistente dela – de Vera (que operacionalizava tudo) – também na rua, a então funcionária Shirlei Veras. Não quer saber de tratar bem, não respeita minimamente as pessoas, não entende pn de por… nenhuma e quer botar banca de grande Mestra, na verdade, sem ser. Cadê o Governador numa hora dessas? É rua, governador! Sem direito a muitas explicações. O povo quer essa mulher na rua! Mande ela de volta pra Embratur e a turminha dela também! Pra rua!

  2. Vanessa Mairla de Alencar disse:

    VAMO MUDAR DE ASSUNTO…ISSO É CONVERSA. E SUA DEPUTADA É SÓ CONVERSA…VEJA AÍ
    Essa deputada que por sinal só esta onde está gracas ao pai, pois a população nunca ouviu em seu nome …. Ah o pai dela não era o secretario de saúde? Aquele que conseguiu inaugurar hospitais levando equipamento de outro para ser inaugurado e depois o equipamento volta para o de origem …. Infelizmente vou dar um credito a nobre deputada para falar de moral de alguem …. Isso ainda é consequência da queda no show? Só um questionamento já é tao preocupada com a sociedade porque nos últimos anos não falou nada? Ah já sei … Pq o Maranhão ocupava o pior IDH do Brasil …. parabéns nobre deputada você … Vc esta trabalhando muito… Mas um conselho trabalhe para o povo … Um povo sofrido que passou 50 anos na miséria … Agora demonstre o seu trabalho e não falando dos outros … Faca o seu e seja reconhecida.

  3. José Marcio disse:

    Meu Deus !!! Quanta perseguição a essa Secretária … escravidão ??? Rss … Essa moça deve estar encomodando muito gente mesmo … tá ficando ridícula essa vontade desmedida de derrubar essa senhora.

  4. Elisa disse:

    Gente será que o governador Flávio Dino tem conhecimento desses fatos?como pode deixar uma mulher bipolar ser gestora de uma Secretaria tão importante como o Turismo?estou decepcionada afinal de contas votei nele e os que não votaram nele é que estão tendo vez no governo dele !!!???

  5. Denunciante disse:

    A prepotência e a arrogância são próprias daquelas pessoas que não estão ‘preparadas para exercer qualquer cargo de gestão, ainda mais quando se trata de gestão pública, que exige experiência e compromisso com o erário público, SENHOR GOVERNADOR, para o bem do Turismo no Estado do Maranhão e da sua própria gestão, pois o Sr. é responsável pela indicação, instaure uma auditoria na SETUR, já se passaram cinco meses e até hoje não foi realizada qualquer licitação, as contratações são feitas ao arrepio da LEI, os fornecedores são induzidos em erro, continuam fornecendo SEM CONTRATO, JÁ QUE OS MESMOS ESTÃO VENCIDOS e a Secretaria mandou não renovar OU ADITIVAR nenhum contrato, não pagou e não vai pagar os mesmos, sendo caso de enriquecimento ilícito para não dizer um estelionato administrativo, pelo amor de DEUS faça URGENTEMENTE UMA AUDITORIA NA SETUR, os servidores a cada mês recebem um valor diferente, INSTAURANDO UM VERDADEIRO CAOS PSICOLÓGICO pois a Senhora Secretaria vem retirando, sistematicamente, as gratificações daqueles que efetivamente trabalham para entregar aos seus pares que vieram de fora para enriquecer, fazer turismo e maltratar os funcionários, trabalho que é bom, nada, mesmo porque não estão preparados para tal mister, não conhecem o Maranhão, menosprezam o povo maranhense e estão denegrindo a Vossa Administração.
    Apenas para constar, a Supervisora do RH foi exonerada apenas porque, mediante solicitação de um servidor, informou ao mesmo o valor do seu salário.

  6. Pedro Afonso disse:

    Realmente concordo que seja feita auditoria na SETUR, não destes 5 meses de trabalho da nova secretaria, mas sim dos últimos oito anos… NOSSA!!!!!! Aí sim teríamos surpresas imorais.

    Referente a este blog e ao sr. Caio… Antes de publicar algo é importante averiguar… Seu nome e reputação como jornalista, pois acho que deve ser, fica em jogo e nos faz pensar o porquê de publicar tal “comentário”, pois isso é im desserviço ao trade turístico.

    Não entendo como alguém consegue querer denegrir a imagem de alguém sem mesmo conhecer o currículo pessoal e profissional da pessoa…
    Racismo e preconceito sao crimes hediondos e devem ser combatidos….
    Os responsáveis deste blog devem serem chamados e se explicarem e o autor ser processado e pagar pelas ofensas, discriminação e pela “tentativa” de denegrir a imagem da secretária da SETUR, alem de um dos comentário um indivíduo se fez passar por outra pessoa e prejudicando diretamente a imagem de um servidor efetivo. Um COVARDE mentiroso, uma vergonha p/ trade turístico.

    Sinto náusea deste tipo de pessoas e repúdio este “cidadão”… Seja quem for é literalmente um idiota, imbecil, mal educado e CRIMINOSO….

    VAMOS JUNTOS DESCOBRIR ESSA PESSOA E COLOCA-LO NO DEVIDO LUGAR…. NA DELEGACIA E EM FRENTE A UM JUIZ respondendo todos os processos possíveis.

    Finalizando, chegou a hora de parar com recalques e síndrome de inveja… Parece que ninguém aceita mudanças e o ego de alguns foram nitidamente afetados.

    Deixem as pessoas trabalharem e invés de criticar e inventar “estórias” vamos unir forças e fazer o turismo
    crescer.

    RESP. NÃO VI NADA DE DENIGRA O CURRICULUM VITAE OU MORAL DA SECRETÁRIA. VI APENAS SERVIDORES DESESPERADOS PELO TRATAMENTO E A FORMA DE TRABALHO ADOTADO PELA SECRETÁRIA. POR OUTRO LADO, ABRIR O ESPAÇO PARA QUE A STUR OU MESMO A SECRETÁRIA POSSA FAZER O SEU CONTRA-ARGUMENTOS E ASSIM COLOCAR OS DENUNCIANTES EM SEUS DEVIDOS LUGARES!!!

    • denunciante disse:

      Sr. Pedro Afonso, não vi nenhum ataque pessoal a Sra. Secretaria, apenas foram relatados fatos públicos e notórios, o comando da Setur esta a cargo de pessoas despreparadas, não discuto currículos, mas sim capacidade de gerir Órgão Público, conhecimento em procedimentos de contratação pública, insegurança dos profissionais que se dedicam diuturnamente para tentarem fazer a Secretaria funcionar, tudo em vão, o egocentrismo dos gestores não permite que o trabalho seja feito. Por falar em transparência observo que o defendente da Senhora Secretaria se esconde atrás de um pseudônimo PEDRO AFONSO, não se engane com a inteligência dos maranhenses Sr. Tony, Assessor de Comunicação, dê as caras e fale claro. Apenas para constar, segunda feira está marcada uma reunião dos servidores que sofreram ASSÉDIO MORAL, foram humilhados e desrespeitados, obrigados a fazer a mudança de parte das coisas da secretaria para o CEPRAMA, como se fossem meros carregadores, e mais, utilizando o caminhão do CEPRAMA o que é proibido pelo Termo de Doação, mas tudo foi registrado e será devidamente divulgado, inclusive várias passagens dos assédios morais foram gravadas e serão oportunamente divulgadas.

  7. Fernando José disse:

    Esse Pedro Afonso é um boboca… Está de chamego com a Secretária. Sujeito chato, metidinho, profissionalzinho paraquedista…. Sempre foi assim… de São Paulo, para Barreirinhas, para São Luís, Gerente de Bar a dono de receotivo até chegar ao cargo de “Puxa Savc” da Secretária de Estado.

    Não sei hoje, mas, devia e devia muito no passado. Pedro, não fala em Mal Caratismo… Olha oara o UMBIGO, meu velho. pedrinho, tu não vistes nada ainda… Faltam colocar os Funcionários Fantasmas, depois disso, faltam colocar os Covenios Ilegais ( você estaria no meio ???? ) e por fim, tem os erros administrativos….

    Agora, para piorar, o Pedroca fala que “Vamos Colocar na Delegacia” oh, bafo de onça… Tu te colocas no seu lugar….

    Sabe de nada, inocente !

    diz que a semana vai ser quente com provas ducunentais, pronunciamento de depurado na Assembleia e denuncia ao Ministério Público e até queixa crime.por aseedio moral….

    eguassssss pequeno….

    O cacão vai piar…..

  8. humilhado disse:

    DURANTE ESSES OITO ANOS, NEMHUM SECRETÁRIO FOI TÃO EGOCENTRICO COMO TAMBÉM SUA EQUIPE QUE EM POUCO TEMPO, APENAS CINCO MESES CONSEGUIRAM APARECER TANTO ,PARALIZAR O ESTADO COM TANTAS NOTICIAS, COMEÇANDO COM O CHEFE DA COMUNICAÇÃO QUE DESTRATOU OS SEUS PRÓPRIOS COLEGAS DE COMUNIÇÃO, ISSO NÃO SOU EU QUE DIGO, É A MIDIA, OUTRO CASO É O DA REVISTA CARAS, ONDE EM BARREIRINHAS DERAM A LAGOA O NOME DA ATRIZ LEONA, DEPOIS DESMINTIRAM, QUE INCLUSIVE ELA FOI A SETUR E TIROU FOTOS COM OS SERVIDORES, PASSEOU NO REVIVER FOI Á BARREIRINHAS,ACONTECEU TUDO ISSO, É, SEGUNDO O DEFENSOR DESTA SECRETÁRIA É MENTIRA!!!! SERÁ! O QUE ADIANTA CURRICULO SE NÃO TEM EDUCAÇÃO, HUMANIDADE, HUMILDADE, GENTILEZA, CARATER. INFELIZMENTE ESSA É EQUIPE QUE ESTÁ GERINDO A SETUR, SÓ VIEREM PARA ACABAR COM O TURISMO E COM A SETUR, PARA COMPLETAR NÃO SE TEM COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO PORQUE SIMPLISMENTE NÃO SE TEM ORÇAMENTO, PORQUE FOI USADO TODO PARA EQUIPE DELA, USANDO A SIMBOLOGIA DGA, ISOLADO E OUTROS ONDE O TETO MÁXIMO DE GRATIFICAÇÃO É QUATRO MIL REAIS, SE ACHAM QUE É MENTIRA PROCUREM NO DOE MA, E OBSERVEM OS DESMANDOS DESTA SECRETÀRIA. SE NÃO BASTASSE SEXTA FEIRA MANDOU OS DOIS SERVIDORES EFETIVOS QUE A SETUR TINHA, ESPECIALISTAS NO SETOR TURISTICO COM LARGA EXPERIÊNCIA EM PROJETOS PARA O TRE, PESSOAS PROFISSIONAIS COMPETENTES, MANDARAM SIMPLISMENTE PORQUE ELA NÃO FOI COM A CARA DELES, QUE ABSURDO! GOVERNADOR SERÁ QUE VALE APENA CONTINUAR COM ESSA EQUIPE? O DR. JUIZ QUE PEDIU TANTA TRANSPARÊNCIA, MAIS TRANPARÊNCIA DOS SERVIDORES É IMPOSSIVEL,ELES ESTÃO CLAMANDO POR SOCORRO E JUSTIÇA, NÃO APENAS ELES, MAS TODOS QUE AMAM A ILHA, OS DONOS DE BARES E RESTAURANTES, AEROPORTOS, EXATAMENTE TODOS, A MÍDIA QUÉ É A VOZ DO POVO, OS JORNAIS, SERÁ QUE TODOS MENTEM. A SETUR ESTÁ ÁS MOSCAS. CADÊ A CERTIDÃO NEGATIVA DO ACORDO DO IMPOSTO DE RENDA, SERÁ QUE A SENHORA VAI TRAZER AGORA, VAI NEGOCIAR AGORA, JÁ QUE FOI Á BRASILIA.

  9. Maria disse:

    Quem é Pedro Afonso!? rs o Guia Turístico da Delma Andrade nada convivi com nos servidores! Defendendo sua amiguinha de farra? Claro não poderia ser diferente! Sr Pedro Afonso CRIME E ASSÉDIO MORAL! Servidores desmotivados, depressivos, avalanche de demissões, abuso de poder, gritos, humilhações. AUDITORIA já Governador! Não aguentamos.

  10. Maria disse:

    MOSTRA A VENTA Tony, Marcus e Delma nervosos!

  11. Silvia Lisboa disse:

    Indignada com fatos que estão acontecendo na Setur, Parece que aqui no Maranhão ninguém sabe trabalhar. Essa Secretaria é uma imbecil

  12. bianca disse:

    Estagiei na Secretaria de Turismo e só o que vi lá nos anos que estagiei, foi gente fofocando, porque ali nem parecia que as pessoas trabalhavam de verdade. Muita gente indicada e que não faz nada e outra ninguém fala da perseguição dos peixes pequenos que lá existem e que por terem um carguinho acham que podem só fofocar e escravizar os estagiários. No período em que estagiei, engraçado…. não era a Delma Andrade. Porque será que só agora estão aparecendo críticas a ela? Pelo que vivenciei na Setur deve ser porque ela deve estar colocando o povo para trabalhar. Para as pessoas terem noção, no período em que estagiei nem pagar almoço dos estagiários ou qualquer outra coisa que prometiam em troca de trabalhar aos domingos divulgando em hotéis o Maranhão, não pagavam. Era uma enrolação…. Enfim… o justo e para acabar com isso tudo era que houvesse concurso, para colocar profissionais que querem fazer algo de verdade pelo Estado e não passar as manhãs e tardes fofocando. Quero ver aqui se quem está reclamando é concursado? Se fossem concursados essa Senhora que vocês tanto reclamam não teria condições de exonerar ninguém a não ser os cargos de chefia(ad nutum). Agora o que está faltando são as pessoas do Maranhão em geral que estão revoltadas por não estarem mais mamando como mamavam nas tetas do Governo, sentarem e estudarem para concursos para entrarem não por indicação e ficarem depois reclamando indignadinhos porque acabou a mamata. Está faltando é concursos no Estado, isso sim o Governador devia fazer em todos os setores. Colocar pra fora as pessoas que sempre atrasaram o Maranhão e querem continuar atrasando.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos