Um “Novo” sem vida e uma “Mudança” para pior…

Publicado em   02/abr/2014
por  Caio Hostilio

FAIXA-2Mas qual foi de fato o uso do slogan “Novo e Mudança”? Com certeza apenas relacionada a mudanças de pessoas, mas não é isso que o povo quer. O povo quer inovações e mudanças na gestão pública que realmente sejam convertidas no bem-estar e na qualidade vida dos cidadãos!!!

Que “Novo e Mudança” essa que nunca justificam nada? Aí vem o governo de Holanda Junior, em São Luís, e não existe nada de novo ou mudança em nenhuma área… Os vícios são piores que os já existentes…

É necessário ressaltar que fazer uma analise profunda da gestão das políticas públicas implementadas na década 90, que teve total influência da Constituição de 1988, cujo objetivo era a descentralização e a participação como eixos centrais do processo de democratização da gestão pública brasileira, nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal. Assunto que não conseguem debater no Maranhão, visto que aqui só existe uma esfera responsável por tudo: a estadual!!!

O certo é que foi na década de 80 que foram introduzidas as profundas mudanças sociais, políticas e institucionais, reflexos do intenso processo de busca pela democratização da gestão pública brasileira. Foram nesse período, que começaram os debates entre o governo, os movimentos sociais e as organizações da sociedade civil, que surgiu com vigor as lutas pela ampliação democrática, que visava assegurar a participação da sociedade nos processos decisórios da gestão e controle dos recursos públicos.

É necessário ter a consciência que o que existe mais de moderno em gestão pública está na Constituição de 1988, coisa que os gestores públicos não conseguem colocar em prática, tais como: Desburocratização: Tendência de afastar no discurso as características da organização burocrática e, principalmente, o Empreendedorismo: Busca da auto-organização e diálogo com a corrente privada, além da Racionalidade: A ação social estaria pautada em técnicas contábeis, econômicas e de administração. Quando foi que isso foi debatido na campanha eleitoral de 2012? Este blog cobrou demais, pois jamais existira “novo e mudança” se não debatesse a atração de investimentos para São Luís.

“Novo e Mudança” é passar para a população, didaticamente, como de fato como funciona uma gestão pública, coisa que não vi acontecer nessa gestão de Holanda Junior e sequer em nenhum discurso de Flávio Dino, que se limita ao debate politiqueiro.

É preciso encontrar meios de encerrar o ciclo de constrangimento e deformação da múltipla expressão do povo nos seus modos de pensar e mensurar uma gestão pública. Na verdade, os políticos “honestos” devem encontrar uma maneira que permita uma fórmula em que o povo possa ter acesso ao poder e partilhar das decisões do poder!!!

Ainda espero um debate em que se possa discutir: A redução do tamanho do Estado, a privatização das estatais, a abertura para atração de investimentos, a desregulamentação da economia, a reestruturação do sistema de saúde e educacional, o investimento em infra-estrutura básica e a fiscalização de gastos públicos, principalmente dos recursos advindos dos tributos,

Você viu, nesse “Novo e Mudança”, dar maior atribuição aos funcionários na ponta, para tomada de decisões; Viu a otimização da ação governamental, produzir mais a menor custo?

Todos acham que não é tempo de cobrar de uma gestão que está aí há um ano e meio, e seu governo é de apenas 4 anos!!! Quanta falta de bom senso, haja vista que administração parte de um planejamento e uma organização já implementas, ficando apenas colocá-las em prática.

Na verdade, o mal está da estrutura de uma gestão e nos fluxogramas e rotinas, que por ser tão ruim emperra a máquina, resultando, com isso, em ficarmos prisioneiros da falta de resultados…

  Publicado em: Governo

Uma comentário para Um “Novo” sem vida e uma “Mudança” para pior…

  1. Rosa disse:

    O que eu como leitora de blog diários de São Luis percebo é que antes nunca falavam tão abertamente o que vem sendo feito na gestão como a de Edvaldo vem fazendo. Tenho uma sensação de que a população é escutada todas as vezes que pede por algo…Mesmo que seja aravés de protestos e queimando ônibus. Isso acontece porque durante muitos e muitos anos eramos voz sem ouvidos. Isso sim é um problema! Pra mim existe uma mudança gradativa sim. Isso não tem como ser negado. Comparando com os dinossauros que nos deixaram e nos deixam nessa sensação de abandono…Tudo que venho lendo de Edvaldo me faz acreditar em uma mudança gradativa.

    RESP. MAS COMO? SE A OPOSIÇÃO DA QUAL FLAVITO E SUA CAMBADA JÁ GOVERNA SÃO LUÍS HÁ MAIS DE 25 ANOS!!! ESSE PAPO DE FRANGO NÃO COLA!!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos