Veja se algo mudou?

Publicado em   21/ago/2013
por  Caio Hostilio

Este artigo eu escrevi no dia 22/01/2011, no meu antigo blog, isso já visando às eleições de 2012. Mensure bem a conjuntura política desse estado, isso observando os governos estaduais da oposição (José Reinaldo e Jackson Lago), os governos dos oposicionistas nos principais municípios desse Estado, cuja prefeitura de São Luís é governada há mais de 25 anos por esses “oposicionistas”, e veja se algum deles fez e faz uma gestão modelar… Alguém já viu algum projeto de governo dos candidatos oposicionistas desse Estado ou apenas se pautam do discurso do anti-sarney. Será possível que algum desses “oposicionistas” toparia um debate aberto sobre gestão pública voltada realmente para o bem-estar da coletividade? Duvido, visto que já mostraram o quanto são incapazes!!!

Vamos a matéria:  

Oposição ou balburdia?

AFINAL, EXISTE OPOSIÇÃO NO MARANHÃO OU APENAS UM EMARANHADO DE PESSOAS SEM IDEOLOGIA DEFINIDA QUE SÓ TEM POR FINALIDADE SER UM ANTI-SARNEY?

aposibalbudDesde que passei a acompanhar a política maranhense, em 1994, observei que aqui existiam apenas dois seguimentos – sem nenhuma ideologia partidária -, os sarneysistas e os anti-sarneys. Diante dessa posição, vi que os partidos e suas ideologias não tinham consistência política para buscar o ideal republicano e democrático, apenas um emaranhado de pessoas e legendas contra um grupo que dominou a política local, sem que tenham mostrando de fato que oposição se faz com questionamentos e críticas econômicas e sociais, mas não contra pessoas.

O certo é que essa tal “oposição”, que na verdade é uma balburdia partidária, nunca conseguiu se unir em prol de seus intentos como oposicionistas, visto que se constitui numa quantidade de pessoas com pensamentos e idéias diferentes, cujo resultado é o que vemos em todas as eleições.

Agora, por exemplo, a discussão está entorno de uma união do PCdoB e o PDT, isso com o ingresso no tucano Aderson Lago no partido Brizolista, com o intuito de formar uma chapa majoritária Flávio Dino/Aderson Lago contra o tucano “oposicionista” João Castelo na disputa pela Prefeitura de São Luís em 2012. Não demorou em que o secretário-geral do PDT Cândido Lima dissesse que não tinha conhecimento disto e que se filiassem o Aderson, ele pediria a impugnar essa filiação.

Por outro lado, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira disse não ter motivos para a ameaça de rompimento que vem sendo feita pelo PDT contra sua administração, principalmente que o seu vice é o pedetista Jean Carlos, que já usou páginas de relacionamento na internet para detonar com o prefeito Sebastião Madeira, caso ele mantenha qualquer tipo de aproximação institucional com a governadora Roseana Sarney.

Com se vê, o vice- prefeito não está preocupado com os avanços de Imperatriz, mas sim manter seu pensamento anti-sarney.

Duvido e duvido muito, que os filiados desse emaranhado de legendas, entre os quais até mesmo alguns ou muitos de seus dirigentes, conheçam as leis orgânicas que expressam formalmente os princípios que regem as Organizações Partidárias a que pertencem. É certo afirmar que seus adeptos (anti-sarneys) não conhecem o porquê de suas concepções, isto é, a finalidade desse antagonismo sem nenhum sentido político, mas sim criado por aqueles que querem alcançar o poder à custa de um discurso ultrapassado e desgastado, com isso fica claro que desconhecem os seus projetos e seus planos que visam posteriores realizações governamentais, mesmo depois de passarem por duas experiências desastrosas, os ex-governos José Reinaldo e Jackson Lago.

Na verdade, o objetivo de todos os partidos políticos é sempre o mesmo, como sempre é alardeado, ou seja, o bem geral, então todos os seus estatutos são clonados em sua essência. Assim, bastariam apenas dois partidos com o fim único de serem debatidas as opiniões divergentes e as proposições. Dois partidos são o quanto basta para que haja situação e oposição, uma necessidade que afasta a mesmice perigosa cuja inalterabilidade de concordância possa levar a uma balbúrdia sem objetividade, como ocorre no Maranhão. A oposição, desde que feita com seriedade e vise o bem do Maranhão é tão importante quanto o governo, mesmo porque nem toda unanimidade é burra!!!

Contudo, verifica-se que essa “balbúrdia partidária” entre os anti-sarney continuará existindo, por isso ficaremos assistindo a essas questiúnculas politiqueiras e cansativas dos “opositores” maranhenses, que apenas enfraquece e empobrece o processo político maranhense.

  Publicado em: Governo

2 Responses to Veja se algo mudou?

  1. Zé vasculhador disse:

    Matéria interessante, contudo se acha que é falta de ideologia ser anti-sarney, enganasse, é apenas algo pautado nas mesmas vertentes de como se escolhe um time de futebol para torcer para o filho ou ainda tenta definir a religião que seus consanguíneos irão seguir. No começo você tomas as rédeas da situação, mas tão logo eles cresçam, eles já conseguem discernir o que é bom e o que é ruim. Temos muito mais fatos que respaldam ser um anti-sarney do que ser um adorador do grupo. Não é pelo fato de termos na nossa cidade quase tudo com nome Sarney que devemos baixar a cabeça e crer que tudo de bom que temos foram os Sarney’s que fizeram. Meu avô era Sarney sem tirar nem por, mas porque ganhava com isso, eu cresci ouvindo tudo de bom que os Sarney’s fizeram, hoje tenho uma visão diferente de tudo aquilo que ouvi. Meu avô não estava errado, ele simplesmente defendeu os seus ideais assim como você, já que o blog é seu, mas ele assim como você quando defendeu não pensou no bem da coletividade quando defendeu, simplesmente atentou se a uma pequena parcela da população.

    • Caio Hostilio disse:

      Apresentem propostas e soluções viáveis e não discurso idiotas e sem consistência que melhore a vida do povo de fato…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog