Roseana inicia Governo Itinerante com ações em Bernardo do Mearim e Lima Campos nesta segunda (8) e terça (9)

Publicado em   06/abr/2013
por  Caio Hostilio

roseanafelizCom presença da governadora Roseana Sarney, de secretários de Estado e gestores de órgãos, as ações do Governo Itinerante serão iniciadas nesta segunda (8), simultaneamente, nos municípios de Bernardo do Mearim e Lima Campos, onde prosseguem na terça-feira (9). Ainda na Região do Médio Mearim, na quinta (11) e sexta-feira (12), será a vez de Lago dos Rodrigues e Lago do Junco receberem a caravana, que destaca a oferta de serviços para a população nas áreas de saúde, assistência social, educação, cultura, ciência, turismo, infraestrutura e agricultura, entre outros.

A agenda da governadora Roseana inclui visita a Bernardo do Mearim e Lima Campos, na segunda (8); e ida a Lago dos Rodrigues e Lago do Junco, na quinta (11). Entre os compromissos nas quatro cidades, estãoentrega de hospitais, de barragem e vistoriasa obras.De acordo com Roseana Sarney, o itinerante é uma forma de levar a estrutura dos serviços e ações do Estado aos 217 municípiosmaranhenses.

“O maranhense já conhece o Itinerante, que sempre teve aprovação absoluta da população. É uma forma de intensificar os serviços ofertados pelos órgãos estaduais e, também, de estarmos mais perto dos cidadãos em todas as regiões do Maranhão”, ressaltou a governadora Roseana.

O secretário de Programas Especiaise coordenador do Governo Itinerante, Clodomir Paz,ressalta que o trabalho tem a participação de todas as secretarias. “Durante toda a semana, secretários e dirigentes de órgãos estiveram reunidos para definir a programação de serviçosa serem executados nestes quatro primeiros municípios”, detalhou.

Ações

Durante dois dias, o Governo Itinerante vai realizar ações nas áreas de saúde, assistência social, direitos humanos, educação, segurança, agricultura, desenvolvimento social e muito mais, nos municípios de Bernardo do Mearim, Lima Campos, Lago dos Rodrigues e Lago do Junco, os primeiros contemplados com o trabalho. As secretarias de Estado e órgãos disponibilizarão serviços especializados, além de oficinas e palestras.

Aferição da pressão arterial e glicemia capilar são dois dos serviços que serão ofertados pela Secretaria de Saúde. A população terá acesso, ainda, a consultas de clínica médica e pediátrica. Na área de educação,haverá mobilização de parceiros institucionais e da sociedade civil organizada para oPacto pela Erradicação do Analfabetismo. No âmbito cultural, serão realizadas oficinas de artes plásticas, cênicas, músicas e leitura.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) vai levar aos municípios o programa Cinema na Praça, com exibição de filmes nacionais. Haverá, também, o cadastro de empresas para o Programa Viva Estágio Primeiro Emprego, além daapresentação de experiências nas áreas de física, química e biologia. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima)vai distribuir sementes selecionadas de feijão aos pequenos produtores. Os criadores da região terão acesso a palestras sobre febre aftosa, raiva, alimentos seguros e uso correto de agrotóxicos.

No âmbito da Secretaria os Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), a unidade móveldo Viva Cidadão vai oferecer os serviços de emissão de documentos (RG, CPF e Carteira de Trabalho) e do registro civil de nascimento. O Balcão de Direitos, uma parceria da Sedihc com a Defensoria Pública do Estado, dará orientações jurídicas e sobre defesa dos direitos do cidadão. A Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA) também atuará no Itinerante com orientações e assistência ao consumidor.

A Feira da Agricultura Familiar, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), também, estará presente com a exposição da produção do município. Para as mulheres, o Itinerante preparou uma programação especial com atendimento psicossocial e jurídico, rodas de conversa, palestras sobre a Lei Maria da Penha e a Lei do Acompanhante, além do atendimento médico para prevenção do câncer ginecológico. 

Municípios

Bernardo do Mearim será o primeiro município visitado pela governadora Roseana Sarney.Na cidade, acompanhada do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, ela entrega o Hospital Municipal com 20 leitos,mais uma unidade de saúde construída por meio do Programa Saúde é Vida. Em seguida, a comitiva visita obras de urbanização no município e confere os serviços oferecidos à população.

Já em Lima Campos,a agenda destaca visitas às obras do Centro Administrativo e do Balneário da cidade. Os serviços do Itinerante instalados em Lima Campos também serão vistoriados e acompanhados.

Na quinta-feira (11),o Governo Itinerante se instala nos municípios de Lago dos Rodrigues e Lago do Junco. No primeiro, a governadora Roseana, entre outras ações,inaugura a Biblioteca Municipal, que ganhará acervo de centenas de livros, CDs e DVDs.Já em Lago do Junco, será entregue o Hospital de 20 leitos do município e também uma Barragem, ação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima). 

SAIBA MAIS – Governo Itinerante

O Governo Itinerante foi criado pela governadora Roseana Sarney no início da década passada,para levar ações das mais variadas áreas aos 217 municípios maranhenses. Nestaetapa,primeira deste ano, serão visitados 94 municípios, sendo quatro a cada semana de trabalho, podendo ser realizado duas vezes por mês. Além das equipes do Estado, as ações de itinerância contam com o apoio das prefeituras municipais.

Participam do Governo Itinerante as secretarias de Estado de Comunicação Social (Secom), de Programas Especiais, da Saúde (SES), de Educação (Seduc), de Infraestrutura (Sinfra), de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), de Assuntos Estratégicos (Seae), Assuntos Políticos (Seap), de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), de Cultura (Secma), de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), de Igualdade Racial (Seir), da Mulher (Semu), de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), de Segurança Pública (SSP), de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), de Trabalho e Economia Solidária (Setres), da Fazenda (Sefaz), de Articulação Institucional (Seai), de Juventude (Sejuv) e de Turismo (Setur), além da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Defensoria Pública.

  Publicado em: Governo

29 comentários para Roseana inicia Governo Itinerante com ações em Bernardo do Mearim e Lima Campos nesta segunda (8) e terça (9)

  1. Eli disse:

    Ei cara comenta ai sobre a cagada da tua governadora, mais uma vez vergonha nacional o Maranhão, tu não tem vergonha em defender esse povo, ei sei que vc recebe pra isso, mas poxa, para pra pensar, esse governo ta uma merda, na saúde, na segurança, em tudo!

  2. sonia disse:

    antes de ir para o interior pra ela ir nas escolas professor de quimica dando aula de portugues,crianças sendo dispensadas mais cedo porque não tem merenda,escolas com salas superlotadas 70 alunos por sala e professores há tres meses sem receber e isso ha exatos 12 anos de governo em contraponto os tres meses de governo do prefeito isso aqui é ou não um paraiso?

    • Caio Hostilio disse:

      Por que você não se tornou professora dessas disciplinas? Veja quantos querem ser professores no Brasil exatamente nessas disciplina, antes de falar baboseiras…

  3. Pinho disse:

    Aliás essa Rosengana, só sabe mesmo é fazer cagada e prometer pq fazer oq presta, nada, veja suas promessas de campanha e, compare se d fato ela as cumpriu, agora inventou este engodo, governo itinerante p v se faz um sucessor. Esta na hora d mudar meu povo.

    • Caio Hostilio disse:

      Miquitinhaengana, ela foi inaugurar um hospital e cadê o Novo e a mundaça? Veja o quanto as balelas ditas pelos miquitinhosengana amestrado é uma merda!!!

  4. Pinho disse:

    …………..

  5. Pinho disse:

    Sobre o novo oq tenho eu com isso? não vivo as custas de politicagem, nem as custas de Edivaldo Holanda amigo, ele Rosengana devem é procurarem trabalha de verdade pelo povo, pois estamos cheios de politicos demagogos, como os nossos.

    • Caio Hostilio disse:

      Você acha que engana quem? Você chama a governadora de Rosengana e o prefeito não coloca nenhum adjetivo. Caramada, não gosto da minha espécie exatamente por serem hipocritas e canalhas, inclusive eu. Portanto, hipocrisia não cabe aqui, pois concordo que todos sejam demagogos, pois existem os falsos moralistas, que na verdade não passam de canalhas. Então, camarada, em minha opinião, é preciso ser honesto com suas opiniões. Eu digo que todos são canalhas!!!

  6. Pinho disse:

    ……..

  7. Pinho disse:

    ……..

  8. Pinho disse:

    Eu fraco? hehehe me compre um bode amigo, queria t agarrar era em uma plateia, aliás publique o q comento e deixe q os internautas vejam quem é o fraco.

    • Caio Hostilio disse:

      Você já mostrou seu caráter, pois quis mostrar ser imparcial e depois se mostrou um miquinhoengana. Debater com você o quê? Qual é a área em gestão pública que você quer debater? marca um dia, meu telefone é 96025511, liga e marca um debate…

  9. Pinho disse:

    Viu como vc é um homem medroso q tem medo do Sarney, e eu sou fraco?

    • Caio Hostilio disse:

      KKKKKKKKKKKKKKK… medo do Sarney? Por quê? Eu tenho medo é dos canalhas que dizem ser o Novo e a mudança, e sequer esses canalhas têm um simples projeto para algo… Isso é safadeza, canalhice, poticalha!!!!

  10. Pinho disse:

    Vamos debater sobre os quase 50 anos de teu chefe no poder. O q trouxe de bom para o nosso estado se comparado com os demais do nordeste mesmo? arruma o uaditório e marca o dia.

    • Caio Hostilio disse:

      A casa que tu moras, as avenidas que tu andas, as pontes para o avanço de São Luís por onde passas, o porto do Itaqui, a ferrovia Norte/Sul e a de carajás – logística, você sabe debater sobre isso? ou sobre a importancia dela para o mercado internacional? -, a BR 135, as MAs por onde tu e os outro os miquitinhos amestrados viajam, a duplicação da guajajaras, a UFMA (você chegou a estudar lá?), a criação da UEMA, o Anel Viário de São Luís, o agronegócio, o primeiro emprego, os Vivas, a Barragem do Bacanga, que levou desenvolvimento para aquela área, a Hidroeletrica de Boa Esperança e a do Estreito… Quer mais? Procura ser coerente, camarada.

  11. Pinho disse:

    ……….

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos