Cadê o líder de consenso da oposição?

Publicado em   01/abr/2013
por  Caio Hostilio

Era evidente que com a morte de Jackson Lago a “oposição” se dilacerou e para uni-la é algo difícil, haja vista que ficou órfã de um líder de fato, coisa que vem cada vez mais se evidenciando, isso até dentro da própria gestão de Edivaldo Holanda Junior, onde é verificada a luta por espaço e atropelações que ultrapassam a sensatez, como se ver na Educação, cujo PDT foi ceifado pelo PCdoB. O PDT também vem sofrendo represarias na Secretaria de Agricultura e Abastecimento pelo PSB, que não assumiu o erro com o sumiço do Programa Bom Peixe.

jackbiografia1No dia 06 de abril de 2011, postei o artigo “A oposição está órfã de líder”, leia abaixo alguns parágrafos do artigo e diga se esse blog não tinha razão!!!

Com a morte de Jackson Lago a oposição maranhense fica órfã de líder.

A oposição maranhense sempre teve Jackson Lago como maior líder, cujo alcance nunca foi sequer ameaçado ou que aparecesse outra figura com o seu histórico.

Flávio Dino, apesar de ser um homem de perspectivas eleitorais, mesmo iniciando muito tarde na política, está sem comando e não é aceito por vários seguimentos da oposição. Como prova disso foi sua atitude nas eleições de 2010, cujo principal foco foi o de atacar a candidatura do líder Jackson Lago.

A liderança de José Reinaldo – ex-sarneysista por mais de 40 anos – mantém apenas sua liderança forçada no PSB, partido dos Tavares. Jamais terá cacife para substituir politicamente e ideologicamente Jackson Lago.

Domingos Dutra, por sua vez, sempre manteve sua postura antisarney, contudo não tem capacidade de aglutinação e posição de liderança.

Os novatos, tais como Rubens Junior, o próprio Flávio Dino e outros que se intitulam oposicionistas, sempre viveram nababescamente à custa da tal oligarquia. Com isso, não possuem histórico que possa levá-los a substituir Jackson Lago.  

Durante as últimas duas décadas, Jackson Lago exerceu reconhecida liderança política em São Luís, onde governou por três vezes e fez seus sucessores. Isso lhe deu força política e liderança nas oposições.  

lidernasce1No dia 07 de abril de 2011, publiquei o artigo “Afinal, quem substituirá Jackson Lago?”, leia os principais parágrafos:

Alguns concordaram com o meu artigo: “A oposição está órfã de líder”, outros acham que esse posto caberá ao ex-deputado Flávio Dino ou a Roberto Rocha.

Contudo, por unanimidade, os jornalistas não vêem um histórico político em Flávio Dino, além de sua arrogância de ex-juiz. Enquanto que vêem em Roberto Rocha um bom articulador e de fácil comunicação.

Em minha opinião, não se faz um líder, ele nasce líder. Também é certo afirmar que não se faz um líder de uma hora pra outra!!!

Por isso, não vejo ninguém hoje com perfil de líder para congregar suas opiniões entre os partidos que se dizem de oposição no Maranhão. Aqui não entram os partidos de esquerda. Estamos falando do grupo oposicionista ao grupo Sarney.

Por isso, a oposição ficará órfã até que apareça alguém com o verdadeiro perfil de liderança e poder de aglutinação. Por enquanto, vamos ver a divisão de grupos com pensamentos e objetivos diferentes.  

Com isso, para se tornar um líder é primordial a capacidade de mobilizar as pessoas em torno de um objetivo comum.  Para isso, o líder precisa ter uma visão capaz de inspirar, mobilizar e criar um senso de propósito capaz de aglutinar os liderados em torno do objetivo comum.

O líder precisa saber esclarecer, motivar, educar e também saber ser humilde nas horas certas… O teste decisivo da qualidade da liderança reside na capacidade do líder institucionalizar mudanças e reformas que constituem o seu legado para os seus liderados.

Portanto, para ser líder não é necessário ser robusto, falar alto e achar que só ele é o dono da verdade. O verdadeiro líder é aquele que mesmo sem subir a voz, com fala mansa, com tom meigo, tem o dom da persuasão, que leve seus liderados a acreditar em suas palavras.

Diante do exposto, após a morte de Jackson Lago, temos visto uma oposição desunida com alguns se achando “lideres”.

  Publicado em: Governo

2 comentários para Cadê o líder de consenso da oposição?

  1. trindade disse:

    Aliar-se ao comunista é correr o risco de aliar-se a qualquer grupo político brasileiro, são calculista, uma você lá será objeto de estudo laboratorial do cientista Marcio Jerry e do FD! Nesse contexto de avaliação, abraços e sorrisos estarão sendo oferecido diariamente, mas na verdade você é mais um pauzinho na minha ponte só preciso saber quando vou passar por cima de você! Quando você falar algo mais pragmático eles apresentam todo arsenal ideológico que inibe você a ir em frente! Embora eles tenham aliança com deus e diabo! Tudo que eles querem é você louvando o chefão como o único homem na terra que possa vencer a oligarquia! Se forres apoiá-lo trate deles como qualquer grupo, pois são iguais!

    • Caio Hostilio disse:

      Por isso, chamos os seguidores de Miquinhos Amestrados. Esse termo foi muito usado por aqueles que brigraram pelo fim da ditadura militar, pois existiam muitos que eram tipo os menudos, ou seja, repetiam apenas os discursos programados dos militares, porém não sabiam debater no campo das idéias e sequer tinham conhecimento em alguma coisa… Isso é uma prática ditatorial.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos