Maranhão: Os politiqueiros odeiam projetos e, principalmente, sugestões!!!

Publicado em   07/mar/2013
por  Caio Hostilio

dik3Já está mais que evidente que os politiqueiros nunca tiveram e não tem projetos e proposta alguma para o Maranhão. Eles querem apenas o poder, coisa que já alcançaram é deixaram como herança apenas a Lei do Cão, mostrando um descompasso total com a coisa pública, além de não mostrarem nada, nadica de nada, de modelar em administração pública nos municípios que governam há décadas.

Mas é sempre bom mexer e, com isso, mostrar o quanto não gostam de projetos viáveis – coisa que já deu certo – e não aceitar uma sugestão, que seria para o benefício da coletividade.

Já fiz esse teste aqui nesse blog por diversas vezes, através de matérias que passam despercebidas, pois os camaradas estão mesmo preocupados é com a politicalha.

Ontem (06), postei “Quanta diferença!!! Corte de árvores no Hotel das Paineiras gera indignação”, onde digo: Enquanto aqui as avenidas e praças são desnudas, no Rio de Janeiro se briga muito por uma derruba de uma árvore – A Floresta da Tijuca é maior floresta urbana do mundo… Pio de pássaros e canto de cigarras foram substituídos pelo som agressivo das motosseras, aí sugiro o tipo de planta que melhor de adequaria as avenidas, ruas, praças e outros logradouros de São Luís. A matéria não chamou a atenção porque não interessa aos politiqueiros e sequer aos seus seguidores… Esse é o Maranhão para os politiqueiros.

Mas irei repetir a importância do pé oiti na arborização de uma cidade e sugiro aos incautos que abram o link abaixo e assistam ao vídeo, pois irão aprender tanta coisa!!!

Oiti

oiti_inteiroEste programa mostra o Oiti – a mais urbana das árvores. Descubra como esta arvore foi um dos personagens principais da maior reforma urbanística feita no Brasil e conheça os benefícios que trazem as áreas verdes implantadas no meio urbano.

Características morfológicas:

Árvore de 8-15 m de altura, de copa frondosa.

Tronco de 30-50 cm de diâmetro.

Folhas simples, ovais, alongadas, bordas lisas, superfície lisa e brilhante, coberta por penugem em ambas as faces, mais evidentes quando jovens, de 7-14 cm de comprimento por 3-5 de largura.

Flores pequenas e brancas, de pétalas curvas, agrupadas em cachos.

Fruto aromático e saboroso, oval, de aproximadamente 5 cm de comprimento, de casca carnosa e amarela quando maduro, de polpa fina, amarela, fibrosa e pegajosa, e dotado de um grande caroço, onde se encontra a semente.

Semente envolta por um tecido rígido.

Floração ocorre durante os meses de junho-agosto. Seus frutos amadurecem em janeiro-março.

Uso/árvore fornece ótima sombra, sendo por isso preferida para plantios em praças, jardins, ruas e avenidas de cidades do norte do país e de regiões litorâneas.

Uso/madeira pesada, dura, resistente, uniforme e de longa durabilidade. Empregada na construção civil, em obras externas, como estacas, postes e dormentes, na construção de embarcações e quilhas de navios, etc.

Uso/outras utilidades O fruto é muito procurado pela fauna em geral.

Obtenção de sementes Colher os frutos diretamente da árvore, assim que iniciarem a queda espontânea, ou recolhê-los do chão. Semeá-los com polpa e tudo. Caso se queira armazenar as sementes, despolpar os frutos manualmente.

Produção de mudas Sem nenhum tratamento, colocar os frutos recém-colhidos ou sementes para germinar em recipientes individuais contendo substrato organo-arenoso. Cobri-los com uma camada de 1,5 cm de substrato e irrigar diariamente. A emergência Ocorrem em 10-20 dias e a taxa de germinação é superior a 90% com sementes frescas. O desenvolvimento das mudas é bastante rápido.

  Publicado em: Governo

Uma comentário para Maranhão: Os politiqueiros odeiam projetos e, principalmente, sugestões!!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos