Dois assuntos da AL que merecem destaque

Publicado em   17/dez/2012
por  Caio Hostilio

Afinal, por que só agora o prefeito de Bacabeira se interessou pelos munícipes?

O deputado Bira do Pindaré (PT) disse hoje da tribuna da AL que participou de uma audiência pública, na manhã desta segunda-feira (17), no povoado Santa Quitéria,em Bacabeira. Nomesmo dia ele conversou com a Juíza Rosângela Macieira, da Comarca de Rosário. O deputado disse que nesse povoado vivem aproximadamente 3000 mil pessoas, isso a mais 15 anos, com toda estrutura, como energia elétrica, água, colégios, igrejas e campos de futebol, legitimamente e com o consentimento do poder público.

O certo é que a canalhice da especulação imobiliária impregnou o município e a omissão do gestor da cidade, vem transformando a cidade num verdadeiro antro de covardia.

Segundo o deputado Bira, o povoado fica em frente à obra da Refinaria Premium da Petrobrás. A área de250 hectaresestá custando mais de R$ 60 milhões. Após o começo das obras, o senhor Ernesto Vieira Carvalho Neto, que representa a empresa Bacabeira Empreendimentos S/A, registrada na Bahia, com sede em Imperatriz vem ameaçando a população alegando ser dono das terras.

O petista já havia denunciado da tribuna da Assembleia Legislativa este litígio agrário. Na audiência desta segunda-feira foram tomados alguns encaminhamentos, como a realização de uma nova audiência pública na Câmara Municipal de Bacabeira, no dia 19 de março, e uma caminhada terminando em ato público no dia 04 de fevereiro.

A Juíza Rosângela garantiu aos moradores do povoado o direito de fazer as intervenções básicas em suas moradias. Direito que se tornou precário pelas constantes ameaças de despejo. As pessoas ficavam expostas ao sol e a chuva e com a proximidade do período chuvoso a situação ficará mais complicada. 

“Também ficamos acertados de que as pessoas possam fazer os ajustes necessários nas suas casas porque elas estavam proibidas de fazer reformas, essa era a informação que elas tinham na cabeça, e os corretores, que estão na área, proibiam até de consertar o telhado da casa, e a chuva chegando”, destacou Bira.  

Só agora o prefeito participou da audiência, quando os especuladores já aprontaram…    

Neto Evangelista defende retomada do projeto Itapecuru Águas Perenes

O deputado Neto Evangelista (PSDB) registrou da tribuna da Assembleia, na sessão desta segunda-feira (17), que entregou, nesta tarde, o projeto Itapecuru Águas Perenes ao superintendente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, no Maranhão, João Batista Martins. “Sugeri ao superintendente deste importante órgão do Ministério da Integração que seja estabelecida uma parceria com esta Casa para se retomar a implementação desse importante projeto para o Maranhão”, revelou.

Segundo o deputado, o projeto Itapecuru Águas Perenes foi lançado pelo então presidente da Assembleia, deputado João Evangelista, por intermédio de um projeto de Resolução e, após seu falecimento, não pôde ser dada continuidade à sua execução. “Não adianta colocar mais uma adutora no Sistema Italuís se a gente esquecer de preservar o local de onde saí esse recurso hídrico tão rico, que é a água. O rio Itapecuru há muitos anos que vem sofrendo um sério problema de degradação”, argumentou.

Para Neto Evangelista esse projeto vai possibilitar a implantação da educação ambiental nas escolas ribeirinhas dos 57 municípios que integram a Bacia do Itapecuru. “A Codevasf pode ser uma parceira deste programa, uma parceira desta Casa para que a gente possa implementar o primeiro programa de educação ambiental do Maranhão”, defendeu.

“Entreguei o projeto ao superintendente da Codevasf e irei aguardar o retorno. É um desejo da população de São Luís que esse projeto seja retomado, pois se trata da revitalização de um dos principais rios do nosso Estado e do rio que abastece a nossa Capital São Luís”, concluiu.

  Publicado em: Governo

One Response to Dois assuntos da AL que merecem destaque

  1. Prof. Silva disse:

    Meu caro Bedelho, este suplente de deputado federal é mais um amigo de Flávio Dino?
    Ele faz parte de qual grupo político no nosso sofrido Maranhão? Faça um relato neste respeitado blog a respeito deste deste canalhada que mais uma vez leva o nome do nosso Estado negativamente à mídia nacional. De já agradeço.

    RESP. SE É AMIGO DE FLÁVIO DINO, EU NÃO SEI, MAS SUAS ATITUDES NÃO TEM A VER COM GRUPO A OU B…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog