Um pedido aberto ao futuro prefeito Edivaldo Holanda Junior

Publicado em   09/dez/2012
por  Caio Hostilio

Atrevo-me a pedir a V. Exª que veja o Centro Histórico de São Luís. Prefeito Edivaldo Holanda Junior, o meu pai e eu já escrevemos diversos artigos sobre o abandono desse acervo patrimonial da humanidade, isso reproduzido nos principais jornais desse Estado.

Dói muito não ver resultado algum. O meu pai nem escreve mais, pois a idade de 89 anos não permite mais.

É preciso amar São Luís e, principalmente, sua história, que além de representar o sentido do “belo”, é rica culturalmente e em sua culinária.

Senhor futuro prefeito, no dia 28 de maio de 2011, postei aqui nesse blog o artigo “Que pena!!! São Luís vem perdendo seu atrativo turístico!!!”. Pensei que ao menos recuperariam as praças…

Vamos ao texto:

Um dos maiores atrativos turísticos de São Luís, o Centro Histórico, rico em diversos estilos histórico, com casarios, palacetes, palácios, praças, igrejas, sobrados, fontes, ruas etc. vem perdendo seu romantismo e atrativo que possa fazer o turista retornar e indicar a cidade para amigos e parentes.

O descaso público com essa cidade que é patrimônio Histórico da Humanidade é um desrespeito tremendo a história da única cidade não lusitana brasileira.

 Praças que dantes eram prazerosas estão descuidadas, sem nenhum tipo de manutenção. Casarões em ruínas, ruas mal cuidadas, iluminação péssima. Quanto descuido!!! Será possível que o poder público não ver que estão transformando o maior tesouro de São Luís em ruínas? Que prezar terá um visitante nos 400 anos de São Luís, ao ver a falta de cuidado com um patrimônio que é da humanidade?

É triste ver isso acontecer, ainda mais para quem ama as artes. Quantas pessoas não leram “Os Tambores de São Luís”, de Josué Montello, e não quiseram fazer os trajetos de Damião!!! Será que terão prazer em descer a Rua do Sol, a Rua da Paz, a Rua do Passeio?

Quem ama a sua terra de fato a preserva e faz de tudo para que ela esteja sempre no topo. Talvez São Luís não tenha sido amada pelos seus últimos governantes, que não eram ludovicenses!!! É preciso amar a cidade, ter carinho por ela, admirar sua beleza e preservar sua riqueza maior, que em nosso caso é o Centro Histórico.

Admirei o desembargador Jamil Gedeon, pois num bate-papo amistoso lhe perguntei se o Tribunal de Justiça poderia sair daquele prédio na Praça Dom Pedro II e ir para um mais moderno. O desembargador não titubeou em responder que jamais, pois é preciso preservar as instituições no Centro Histórico e assim dar-lhe vida.

Peço encarecidamente aos poderes constituídos que não deixem acabar com a coisa que há de mais “belo”em São Luís, o seu Centro Histórico.

Que a Câmara Municipal de Vereadores, a Assembléia Legislativa, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas e, principalmente, os governos municipal e estadual se unam em prol do Centro Histórico.

Já ouvi diversos turistas reclamando da falta de cuidado, da limpeza, de banheiros públicos, das jardinagens das praças… Isso dói, machuca, desanima, constrange… São Luís vai fazer 400 anos e merecia ganhar de presente uma roupagem novaem seu Centro Histórico, pois ali estão guardadas as maravilhas, angustias, alegrias, riquezas, pobreza, amores, desamores daqueles que realmente construíram essa cidade.

Não esqueço, quando vinha em férias a São Luís e meu pai dizia: “Hoje nós vamos provar uma das delicias de minha terra”… Era a raspadinha, o suco de coco no Mercado Central, a juçara no Mercado da Praia Grande, o sorvete de coco… Quanta saudade… Eu contava os dias, os meses e até os anos para que retornasse a São Luís para provar as delicias e a cultura de um povo, que se apagou com o tempo.

Senhores gestores, São Luís merece ser bem cuidada, ser amada, respeitada como patrimônio histórico da humanidade. Resgatem esses costumes culturais do povo… Que delicia era tomar uma raspadinha num dia de calor. São essas pequenas coisas que enriquecem o ambiente e o torna prazeroso, como em Salvador, onde as baianas não deixam de vender seus acarajés.

Amem São Luís… Ela necessita de amor… Não deixem ficar mais triste do que já está!!!

  Publicado em: Governo

2 Responses to Um pedido aberto ao futuro prefeito Edivaldo Holanda Junior

  1. PINHEIRENSE disse:

    E uma outrazinha,vedetona que deveria velar pelo patrimônio histórico, êh só aparecer na mídia para culpar os donos de imoveis . Essa tal De KATIA ESTA FAZENDO O QUE? E a promotora que êh responsável da área?

  2. Celso Pinheiro disse:

    Realmente, Caio. Que o prefeito possa juntar os seus esforços com as outras instâncias públicas para desenvolver ações de recuperação deste patrimônio. Um bom exemplo do que foi realizado nos últimos tempos foi a recuperação do antigo Cine Roxy com o apoio do IPHAN. Esta obra foi um grande gol de Castelo. Caio, e o BEM quando inaugura?

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog