15 de novembro… Fez-me lembrar o melhor romance de Josué Montello

Publicado em   15/nov/2012
por  Caio Hostilio

O inesquecível “O baile da despedida”, onde ele usa a personagem Catarina para narrar com perfeição à última festa na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro, da Monarquia. Para minha felicidade, ainda tive a oportunidade de vê-lo pessoalmente, certa vez no Ceuma e lhe confessar que adorava todos os seus livros, mas que o melhor de todos era “O baile da despedida” e que após é que vinha “Os tambores de São Luís”.  

Mas afinal em que regime nós ficaríamos livres das demagogias, dos hipócritas, dos falsos moralistas, dos corruptos? Em minha opinião, não existe regime e nenhum sistema de governo ou econômico que possa afastar os seres humanos dessas suas características peculiares, haja vista que elas fazem parte do DNA.

Ser um observador de toda essa movimentação me levou a escrever o artigo “A demagogia virou arma estratégica na política…”, no dia 12 de agosto de 2011. Sabe que as pioraram!!!

Vamos ao texto:

É impressionante como os políticos gostam da demagogia!!! Quem acompanha mais de perto as casas políticas observa essa prática sem a menor postura ética e moral. Será que querem enganar a quem? Eles mesmos? Só pode!!!

O pior demagogo é aquele que faz duras críticas e denúncias como se ele fosse um cidadão ético e moralista. Em minha opinião esse é o pior tipo de demagogo, pois ele além de hipócrita e falso. Sem a menor compostura, passa o óleo de peroba na cara e destila seu veneno como se fosse alguém que tem uma história ilibada. Às vezes é melhor ser um demagogo tipo Maluf, que ficou famoso com a frase: “rouba, mas faz”, que aqueles que roubaram e querem passar de ético.

Mas, afinal de contas, o que é demagogia? Uns, dizem que é arte, outros falam que é degeneração e há até quem a compare com a perversão.

Falemos francamente: demagogia é hipocrisia! Reflexo da Falência Política.

O demagogo é aquele homem que apela para as emoções populares, buscando persuadir o povo de que a sua vontade é a correta. Mesmo quando este não acredita no que diz, mas quer convencer a massa a seguir o caminho que indica.

Este indivíduo brinca com os sonhos humanos, e faz a todos de marionetes dos seus desejos. Políticos assim gostam de meias verdades, prometem o que podem e o que não devem, sabendo que não poderão cumprir.

O interesse do demagogo é simples de compreender, mas nem sempre percebemos que estamos sendo vítimas dele.

O que ele pretende é simplesmente garantir seu poder. Não quer tornar nação nenhuma mais honrada, se assim podemos dizer. O demagogo virou “figurinha carimbada”. Eles buscam sempre seus interesses pessoais e não da coletividade. Apenas querem voltar ao poder e, assim, dar continuidade as suas armações.  

O discurso demagogo é bonito de se ouvir.  Soa aos nossos ouvidos como uma bela canção. É assim que eles clamam pelo povo. Entretanto sua índole é digna de um “Supremo Comandante”.

Todas as vezes que encontrarmos uma cidade ou um país em que a lei é subordinada ao interesse de poucos, poucos estes detentores de poder, estaremos diante de um povo que vive de demagogia. Ela vicia e nos torna dependentes, pois ela alimenta nossos sonhos, nossas esperanças. Ficamos sentados ouvindo, esperando que o mundo realmente se torne tudo aquilo que o demagogo prega.

E sim, ele prega! Como se fosse um padre ou pastor que promete aos seus fiéis que o reino dos céus lhes é garantido se seguirem os passos de Jesus.

Utilizando de falácias, manipulando informações, interpretando de forma tortuosa; é assim que ele atua.

Um verdadeiro atorem cena. Capazaté de conduzir o discurso para um assunto que domina contra um que desconhece.

Tome muito cuidado da próxima vez que ouvir um discurso! Você pode estar sendo vítima de um demagogo e pode acabar gostando disso!

  Publicado em: Governo

6 Responses to 15 de novembro… Fez-me lembrar o melhor romance de Josué Montello

  1. detetive disse:

    JÁ ME ENGANARAM COM UM DISCURSO QUE SÓ FALAVA EM OLIGARQUIA, AGORA TEM UM MAIS RECENTE QUE SÓ FALA EM LIBERTAR O MARANHÃO, ESSE NÃO ME CONVENCE MAIS.

    • Caio Hostilio disse:

      Mas veja como tudo não passa de uma demagogia. Oligarquia não pode ser estanque, ou seja, não pode haver interrupção. Não vou citar as anteriores porque nem aqui morava, mas vou citar os governos de Jose Reinaldo e de Jackson Lago, que duraram sete anos. Toda a oposição passou a tomar conta desses governos, chegando a própria esposa do Dr. Jackson Lago a ser secretária do governo José Reinaldo e toda a bancanda que era de oposição passou a ser favorável ao governo de José Reinaldo com emendas e benefícios de nomeações e outras coisas mais. No governo Jackson Lago foi a mesma coisa, chegaram a aprovar a Lei do Cão. Isso basta para jogar por terra todo esse discurso canalha de oligarquia. Libertação? Não vou mais nem falar da chance que tiveram ao tomar conta do governo do Estado por sete anos, mas vamos aos governos municipais das principais cidades desse Estado. Você sabe me dizer há quantos anos essa “oposição” administra as principais cidades do Maranhão? Com certeza por mais de 20 anos e me diga não delas é modelo em gestão pública e de respeito aos recursos públicos e que aplica esses recursos corretamente, além de fazer uma libertação em algo que possa garantir o bem-estar da coletividade? Na verdade, não passam de um bando de demagogos canalhas!!!

  2. karolina disse:

    eita caio, quando vc consegue despertar uma critica na oposição aproveita como quem tira bife em carne. vamos a verdade o grande lobo (sarney) quer se fazer parecer com todos que ameaçam o seu poder, justamente para jogar na vala comum e parecer que ainda é o melhor. vc fala na lei do cão, por acaso roseana acabou com a lei do cão, não, simplesmente, só os professores porque foi via justiça. vc tem rasgado elogios a josé reinaldo no sentido de tentar jogá-lo contra a atual oposição. vc elenca vários politicos que não tem simpatia ao grupo sarney, para fazerem oposição ao flavio, essa foto no post caiu como uma luva em sarney e quando se trata de jornalismo barato, comprometido, comprado ou comissionado lhe cai bem. aproveite leia o livro bíblico de éster e descubra quem é HAMÃ. não é vc quem vai honrar o escolhido das urnas na eleição de 2014, vc pode até estar preocupado com as eleições, até porque os cargos comissionados lhe caem bem, mais quem decide é o povo oprimido por esse lobo em pele de ovelha. como já disse vc não é e nunca será maranhense, por isso é desprovido do encorajamento do nosso povo, não estamos em busca de migalhas desse governo malefico, o qual vc defende e tem $$eu$$ motivos

    • Caio Hostilio disse:

      Primeiramente, você agride sem provas, aponte o cargo comissionado que eu tenho a não ser o da Assembléia Legislativa, que por sinal é uma miséria perto do teu chefe Marcio Jerry que é um Iso cheio de R$ 14 mil mensais, sem que trabalhe um dia lá. Quem derrubou a Lei do Cão foi o advogado Marco Lobo, que é advogado de Roseana Sarney e de Ricardo Murad, caso você não saiba. Agora, quando as verdades são ditas aqui nesse teu estado, os falso moralistas ficam loucos, pois sabem que seus discursos são canalhas e safados. Apenas isso…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog